Dicas diárias de aprovados.

QUEM DEVE FAZER A PROVA DE ANALISTA DO TRF3?

Olá pessoal, tudo bem? 


Saiu o edital do TRF3, para analista. Finalmente, porque o Tribunal está precisando muito. 


A prova será somente em outubro, então temos um bom caminho até lá nesse que promete ser o melhor concurso de servidores do ano. 


A remuneração é excelente, e o teletrabalho uma realidade no TRF3. Boa parte dos servidores hoje trabalha à distância. 


Agora vamos para a prova e aqui estão algumas dicas iniciais: 

Português para a VUNESP é bem tranquilo. Muita interpretação de texto e regras gramaticais básicas. Eu recomendo para meus alunos muitos exercícios em reta final para conhecer a banca. Quem já sabe bem gramática foco só em questões para entender a banca mesmo. 10 questões da sua prova estarão aqui. 


Matemática e RL - aqui o ideal é atenção no dia da prova. Não tem muito o que estudar nessa reta final. Foco em exercícios, e aprenda pelo menos a fazer uma regra de três simples, trabalhar com porcentagem e fração. É o básico. 


Gestão Pública - 05 questões - aqui vale ver aulas de cursinho. O bom é que todo mundo está saindo do zero nessa matéria, então quem estuda para carreira fim não tem prejuízo algum. 


Agora as matérias jurídicas, e aqui a VUNESP é uma banca tranquila, focando quase que exclusivamente em lei seca. 


Nas matéria jurídicas eu seria estratégico. Para temas que têm lei seca, eu focaria total na lei. Exemplo: licitação e processo civil. Agora para as matérias que não tem lei seca, focaria em revisar um sinopse ou PDF, como por exemplo atos administrativos, responsabilidade civil do Estado. 


Tentaria ler todos os Códigos pedidos na prova. Não é muita lei seca pedida, e se organizar dá para ler tudo em poucos dias.


Jurisprudência - em reta final focaria só nas súmulas. Não há muito o que fazer agora, então focar nas súmulas é uma boa pedida. A VUNESP só cobra juris consolidada. 


Leria lei seca todos os dias 2h por dia, pelo menos. 


Faria ao menos 10 questões objetivas todos os dias


Faria, ainda, uma questão discursiva por semana. Gente quem escrever mal terá problemas no TRF3. 


Quem deve fazer essa prova? 

R- todo mundo que estuda penal e processo penal na rotina (as demais todos estudamos na rotina regular - civil, p. civil, constitucional e administrativo). Quem estuda essas matérias na rotina tem a obrigação de fazer o TRF3.


Agora quem não estuda penal e processo penal (exemplo: procuradorias), se quiser fazer é uma boa, porque as outras matérias você já estudou e 70 dias é mais que suficiente para aprender o que você não sabe de penal e processo penal. 


Agora, nem todos estudam previdenciário e tributário, e aqui uma boa pedida são PDFs de cursinhos ou aulas. 


Essas matérias são bem simples de estudar no pós-edital, então mesmo que você não tenha visto as duas, ainda sim vale a pena fazer TRF3.


Certo gente?


Eduardo, em 13/07/23

No instagram @eduardorgoncalves

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!