Dicas diárias de aprovados.

CONCURSO DO MPF VAI SAIR! NOTÍCIAS.

Olá pessoal, tudo bem?


Notícias quentes sobre o concurso do MPF para procurador da República. 


Vamos a elas: 


1- Já temos muitos cargos vagos na carreira - há mais de 03 anos não há nomeações, então essas vagas de aposentadorias e exonerações precisam ser respostas. Além disso, foram criados cargos de procurador regional para atender ao TRF6, ou seja, mais vagas. Esperamos um concurso com mais de 30 vagas para provimento imediato. 


2- O PGR anunciou que até dezembro deve ter remoção para procuradores, ou seja, vão se criar clarões na carreira (nas piores lotações), e que precisarão ser preenchidos em breve. 


3- Diante disso, o PGR anunciou que a ideia é abrir concurso de maneira célere, possivelmente ainda esse ano para finalizar ano que vem. A proposta do concurso já está no Conselho Superior. 


Agora são minhas opiniões pessoais:

1- Acredito em prova objetiva no começo do ano que vem. Edital deve ser publicado esse ano e prova ano que vem. 


2- Não acredito em novas matérias no concurso. Não acredito na inclusão de direito previdenciário, que é praticamente irrelevante no nosso dia a dia. 


3- Não acredito em mudança substancial do perfil da banca, ainda que haja mudanças em vários nomes de examinadores. O perfil vai continuar muito parecido. 


Sobre a carreira: 

1- Remuneração - eu acho excelente, porém não é a melhor das carreiras jurídicas (saibam disso). Líquido sobra uns 23 mil no mês, mas como tem muito cargo vago todo mês a gente acumula outro ofício, então a média de salário mensal está na faixa de 28 mil líquido para quem aceita cumular ofício. 

Atenção: cumular ofício não é fácil, é trabalho dobrado. Você responde pelo seu ofício e pelo de outra pessoa. Já chequei a fazer 30 audiências em uma semana, por exemplo, e isso vai nos consumindo muito.  


2- Lotações - interior do Norte ou Nordeste. Não há lotação inicial no Sul, Sudeste. Se derem muita sorte, conseguem uma fronteira no MS ou MT. A progressão na carreira não é rápida. 

Mas, quem entra no MPF começa muito melhor do que quem entra em um MPPA ou MPAM, por exemplo. No MPPA, para vocês conseguirem Marabá são anos de carreira, já no MPF essa é uma lotação inicial. Mesma coisa meu caso. Estou em Dourados/MS, e consegui em 02 anos. No MPMS Dourados só depois de uns 15 a 20 anos. 


3- Estrutura de Gabinete - É excepcional. No geral, todos os gabinetes são muito bem estruturados.


4- Independência funcional - ninguém interfere em seu trabalho.


5- Não tem teletrabalho para membro e temos a obrigação de morar na sede da subseção. Concordo com a exigência e sempre morei onde estou lotado. São os ônus de ser do MPF. 


6- Não é perigoso, em regra. Basta tratar com respeito as pessoas que você investiga de alguma forma. Seja humilde e gentil com todos que jamais terá problema. Ser procurador é só um cargo, basta não se achar superior ou melhor que ninguém que você jamais terá qualquer problema ou ameaça. 


Enfim, eu amo o MPF e acredito que vale muito a pena estudar para a carreira. Dar o gás agora é o melhor a fazer. 


É muito trabalho, todo dia um "problema" diferente, mas todo dia tem algo gratificante. 


Bons estudos futuros colegas. 


Eduardo, em 20/08/22

No instagram @eduardorgoncalves

3 comentários:

  1. Que notícia animadora! Fiz estágio no MPF durante a faculdade e hoje sou assessora jurídica na PRM/ROO/MT (FC). Almejo, um dia, ser Procuradora da República. Sei que é um longo e árduo caminho, mas também sei que, com dedicação, tudo é possível!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso... qual é o maior salário líquido dentre as carreiras jurídicas ?

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas explicações, principalmente, sobre carreira e remuneração

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!