Dicas diárias de aprovados.

COMO MANTER A MOTIVAÇÃO POR MUITO TEMPO PARA PASSAR EM CONCURSOS . A TÉCNICA DA ANCORAGEM!

Olá, queridos! Como vão os estudos? Espero que estejam aproveitando a avalanche de concursos para intensificar a preparação! Meu nome é Marco Dominoni e hoje eu queria trazer uma reflexão para vocês.Eu comecei a estudar para concursos públicos de alto rendimento em 1988. Sim! Kkkk vocês nem tinham nascido e o tio aqui já estava passando em provas de concursos. Se você já tinha nascido comenta aí embaixo...rsrsr Foi nesse ano minha 1ª aprovação relevante: para a Escola Técnica Federal de Química do RJ. Passei em 8º lugar. E de lá para cá foram 17 aprovações em concursos públicos! Isso mesmo: 17! Nem eu acreditei quando contei!!! Kkkk A minha última aprovação foi em 2010, para Procurador Federal e Defensor Público Federal - cargo que ocupo até hoje. Daí que muitas pessoas me perguntam: como você conseguiu seguir firme por tanto tempo?

É claro que não foram todos esses anos estudando para concursos, mas a verdade é que sim, passei boa parte desse tempo estudando e fazendo provas de concursos. E de 2010 pra cá eu já acompanhei mais de 200 alunos em suas jornadas até a aprovação, aplicando as minhas técnicas de motivação neles, de modo que não desistissem até passar!

Não desconheço que há pessoas que minimizam a motivação em si, afirmando que o que temos de desenvolver é a disciplina, a constância, ficando a motivação em segundo plano. Eu discordo!

Sem sombra de dúvida a disciplina e a constância têm papel fundamental no êxito em qualquer atividade exitosa! Qualquer! Mas a motivação caminha lado-a-lado com elas!

Mas Dominoni, como me motivar por tanto tempo? Nessa postagem eu vou te contar uma das técnicas que você pode adotar imediatamente, e que vai melhorar demais a tua constância, a tua frequência no cumprimento das metas.

Mas antes da técnica, qual é o significado da palavra motivação? MOTIVAÇÃO = MOTIVO para a AÇÃO! Esse é o real significado de motivação. Então, como fazer na prática?

O que eu fazia era me apegar, me socorrer, colocar “na minha frente” (literalmente) quais eram os motivos que me levavam a acordar, todos os dias, antes das 6 da manhã, mesmo trabalhando 8 horas por dia em lugares estressantes, e seguir estudando. Vou detalhar como eu fazia e espero que isso sirva de exemplo para você adaptar aos teus motivos.

Eu chamo isso de “Técnica da Ancoragem”:

um dos momentos mais difíceis da vida do concurseiro é quando o relógio desperta: eu travava e contava, no máximo, 10 segundos para sentar na cama! Sentado na cama havia, colado na minha parede (ela ficava a pouco mais de 50 cm da minha cama), na altura dos meus olhos (sentado) tinha um cartaz: VOU PASSAR! TUDO POSSO NAQUELE ME FORTALECE! Nesse momento você se lembra do teu propósito, da tua prioridade...dos teus motivos... dos motivos pelos quais você está acordando (e levantando) na hora que está, do esforço que vai ser empreendido naquele dia para o cumprimento das metas, e de onde você tira forças para seguir (sempre me apegando em Deus... sobre o papel da fé falaremos em outra postagem). Nesse momento você se lembra disso tudo e vai, disciplinadamente, fazer suas tarefas iniciais do dia!

Logo após, assim que saía do banheiro, antes mesmo de tomar meu café, eu passava no meu quarto e dava um beijinho no amor da minha vida (Kátia) e, de 2005 pra cá, no do Enzo Marco, meu filho – hoje o mais velho, mas naquela época o único! Esses personagens têm papel fundamental ... são muitas as dores de deixar a família em casa e sair para estudar (eu estudei por 2 anos seguidos aos sábados, em cursinho presencial) ... ou ter de estudar e não jogar uma bolinha com ele ... mas dessas dores e de como superá-las conversamos em outra ocasião... O desejo de dar uma vida melhor para eles (a vida que levamos hoje é inimaginável... nós éramos pobres, somos de Jardim América – um bairro no subúrbio do RJ...vocês já devem ter ouvido falar na Chacina de Vigário Geral, né? Jardim América fica colado com Vigário... Vivermos como vivemos hoje era uma utopia... um sonho. E os cargos públicos que temos hoje (eu e a Kátia) nos proporcionaram uma vida digna, confortável.

Com esses pequenos passos você se apega aos teus motivos, sabe? Se fortalece a cada dia... você os concretiza, renova na memória, e segue, disciplinadamente, até a aprovação!

Era esse o papo que eu queria ter com vocês nesse domingo. Que vocês tenham um dia maravilhoso com suas famílias, e fiquem com Deus.

Contem sempre comigo na jornada!

Dominoni (@dominoni.marco)

 

2 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!