Dicas diárias de aprovados.

COMO INICIAR OS ESTUDOS PARA CONCURSOS?

 Olá meu caros!

Aqui é Rafael Bravo, editor do Site do Edu, Defensor Público Federal e Professor do meu curso (www.cursosaberjuridico.com.br), com preparação voltada para os alunos que estudam para as carreiras jurídicas (MP, Defensoria e Magistratura).

Muitos candidatos me perguntam como podemos iniciar os estudos para concursos das carreiras jurídicas!

Rafael, quais matérias eu posso começar a estudar? Eu estudo uma disciplina por dia ou por semana?

O conteúdo dessa postagem também está lá no meu canal do YouTube! Caso queira assistir a minha dica de hoje, entre e se inscreva no meu canal! Segue o link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=1sYi7Qb8xHI&t=9s

Essas são dúvidas pertinentes e é comum nos sentirmos perdidos, principalmente depois que nos formamos. A vida toda somos ensinados a estudar assistindo aula, com o professor passando tarefas para casa e obrigando os alunos a anotar a matéria no caderno.

Quando passamos dessa etapa, nos deparamos com o mundo dos concursos, ou seja, uma fase que você só pode depender de você mesmo, e que a rotina tradicional de faculdade, dos tempos de colégio, por exemplo, não se aplica mais! Agora, a preparação é individual e você tem que correr atrás da matéria, desenvolver autoconhecimento, visão crítica e amadurecimento em relação as questões, identificar as pegadinhas da banca, etc.

Logo, saber como você pode iniciar os estudos é importante e vai influenciar muito o seu desenvolvimento!

Ao longo desses 9 anos como professor, já vi a dificuldade de muitos candidatos! Alguns, por exemplo, estudam durante uma semana toda apenas 1 matéria, pois possuem a impressão de que estão avançando muito naquele conteúdo!

Eu, por outro lado, oriento meus alunos a iniciarem por um bloco ou ciclo de disciplinas, que são as matérias de base! Quais são essas disciplinas?

Constitucional

Administrativo

Penal

Processo Penal

Civil

Processo Civil

 

Comece com essas 6 disciplinas, pelo menos! Se possível, inclua uma 7ª matéria, para agilizar ainda mais sua preparação!

Essas matérias são as de maior peso, provavelmente (Procuradorias não cobra muito Penal e Processo Penal, mas você pode estudar Tributário e Financeiro, por exemplo), para sua prova!

São disciplinas de base que dialogam com outras, que eu chamo de satelitárias (ECA, Empresarial, Consumidor, Ambiental, Eleitoral).

Por exemplo, Direito Ambiental tem relação com Constitucional e Administrativo. Logo, ter uma boa base nessas duas disciplinas permitirá que você faça associações entre as matérias, revise temas mais facilmente e compreenda melhor o Direito Ambiental.

Nosso cérebro é seletivo e associativo! Logo, a memória trabalha com associações. Você associar um ponto que estudou em Administrativo dentro de Direito Ambiental vai permitir que você lembre mais sobre aquele assunto, guarde na memória aquele tema!

Vejam que a base tem que estar bem fortalecida para que você possa depois estudar as matérias satelitárias!

Se você quer iniciar seus estudos lendo e revisando 12 ou 14 disciplinas do seu edital, acredito que terá uma grande dificuldade, até mesmo para entender o que deve ser priorizado!

Como sempre afirmamos aqui no site do Edu, o estudo para concursos é uma meta de longo prazo e temos que ter paciência! Vença as matérias de base primeiro, para depois avançar em outras disciplinas e assuntos!

Rafael, e eu vou estudar 1 matéria por dia? Depende da quantidade de horas líquidas que você possui no dia! Se você estudar 3hs a 4hs, por exemplo, estude bem 1 disciplina, dividindo seu tempo entre doutrina, legislação e exercícios!

Bom estudo e sucesso!

Rafael Bravo                                                                                      30/05/22

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursosaberjuridico

www.cursosaberjuridico.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!