Dicas diárias de aprovados.

ESTRATÉGIA FINAL PARA DPE/RS: O QUE EU FARIA SE ESTIVESSE NO TEU LUGAR.

Olá queridos leitores do Blog do Edu. Meu nome é Marco Dominoni, sou Defensor Público Federal e, depois de um longo inverno, estou retomando minhas publicações aqui no Blog.

A prova objetiva da Defensoria Pública do RS está marcada para o próximo dia 09.01.2022. E como tenho visto uma galera meio perdida sobre o que fazer nesses próximos dias, eu resolvi falar com vocês qual seria a estratégia que eu utilizaria se estivesse me preparando para essa prova. Bora lá?

Senso de urgência: é hora de revisar o máximo de tópicos possíveis pois a cobrança da maioria das questões é superficial, e o CEBRASPE não tem muito critério não - a mesma questão que cai para Consultor Legislativo do Senado Federal cai para DPE-TO. Então, tentem ver o máximo de tópicos, ainda que superficialmente. Nas objetivas, a maioria esmagadora das questões não são muito difíceis, não exigindo conhecimentos profundos dos institutos.

Priorizem jurisprudência: as provas CEBRASPE exigem jurisprudência do STF e STJ como nenhuma outra organizadora! Como estudar informativos para as provas objetivas em 6 dias? Eu falo adiante!

Enunciados sumulares: leia as súmulas o máximo de vezes possível. Elas vão ser exigidas - especialmente as mais recentes do STJ. Então, leiam das mais recentes para as mais antigas. 

Língua Portuguesa: escolheria estudar as regras de ortografia, acentuação, crase, pontuação, pronomes e colocação pronominal. Mas por que estudar esses pontos? Pois caem muito na maioria dos concursos e são regras - mais fáceis de estudar. No vídeo abaixo eu digo como eu fazia com as questões de interpretação de texto. Se fizer vai aumentar consideravelmente os acertos!

Faça o máximo de questões objetivas CEBRASPE.

Mas Dominoni, como eu estudo isso? Calma... segue lendo aí!

Critérios de correção e Estratégia de marcação: 

Primeira fase (P1) Objetiva

Bloco I: Língua Portuguesa 40

Bloco II: Direito Constitucional Direito Administrativo Direito Tributário 40

Bloco III: Direito Civil Direito Processual Civil Direito do Consumidor Direito das Famílias 40

Bloco IV: Direito Penal Direito Processual Penal Direito das Execuções Penais Criminologia 40

Bloco V: Direitos Humanos Direito da Criança e do Adolescente Direito Institucional 40

Pontos importantes do edital:

8.11.2: 0,50 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

8.11.3 A nota em cada bloco de disciplinas será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que o compõem.

8.11.4 Será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que não alcançar, no mínimo, 6,00 pontos em cada um dos blocos de disciplinas.

 

Marcação POR BLOCO

CERTAS – ERRADAS = 12 líquidas, no mínimo. Se marcar tudo (40), pode errar 28 que consegue chegar no mínimo (se vai ficar na nota de corte é outro papo – 200ª na ampla concorrência). 28 do total de 40 itens = 30% de acertos. É bem baixa.

Faria a prova em 3 etapas: 1º marcaria somente as certezas absolutas; 2º marcaria as dúvidas razoáveis. 3º chutaria até chegar a 36 questões marcadas – deixando, no máximo, 4 em branco.

Eu, particularmente, arriscaria tudo! Na minha época eu arrisquei tudo! Mas foram quase 1.000 provas corrigidas. Acredito que quem não tiver chance alta de pontuação não estará na briga pela 2ª fase. São 3.000 candidatos inscritos, aproximadamente.

Queridos, se vocês quiserem ver como fazer isso, eu gravei um vídeo rapidinho com essas dicas, e vocês podem acessá-lo no meu canal no YouTube (clique aqui).

Foi uma satisfação enorme voltar a me encontrar com vocês por aqui.

Fiquem firmes nos estudos pois todo esforço será muito bem recompensado.

Contem sempre comigo!

Marco Dominoni

@dominoni.marco 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!