Dicas diárias de aprovados.

A OBRIGAÇÃO ALIMENTAR SE TRANSFERE AO ESPÓLIO?

 Olá meus amigos, bom dia. 


A pergunta de hoje é: a obrigação alimentar se transfere ao espólio?


Pois bem,  “A obrigação de prestar alimentos é personalíssima, intransmissível e extingue-se com o óbito do alimentante, cabendo ao espólio saldar, tão somente, os débitos alimentares preestabelecidos mediante acordo ou sentença não adimplidos pelo devedor em vida". 


Essa é a regra, ou seja, a obrigação alimentar é personalíssima e se extingue com o falecimento do alimentante, mas o alimentado pode cobrar do espólio os valores vencidos e não pagos


Agora temos um caso em que a obrigação alimentar se transferirá ao espólio, qual seja, o caso em que o alimentado for herdeiro, hipótese na qual a prestação perdurará ao longo do inventário.


Em outras palavras, se o aliementado for herdeiro do alimentante o espólio continuará prestando os alimentos até o fim do processo de inventário. 

Vamos fixar a tese completa: 

“A obrigação de prestar alimentos é personalíssima, intransmissível e extingue-se com o óbito do alimentante, cabendo ao espólio saldar, tão somente, os débitos alimentares preestabelecidos mediante acordo ou sentença não adimplidos pelo devedor em vida, ressalvados os casos em que o alimentado seja herdeiro, hipóteses nas quais a prestação perdurará ao longo do inventário.” STJ


Certo meus amigos? 


Eduardo, em 21/09/2021 

No instagram @eduardorgoncalves


1 comentários:

  1. Ótima informação quanto à transmissão de obrigação alimentar ao espólio, porém, eu adicionaria no texto a informação de que é possível, após o falecimento do alimentante, pleitear-se alimentos em face dos ascendentes, descendentes e irmãos, nessa ordem, uma vez que isso não ficou subentendido e poderia levar a uma interpretação errônea que, após o falecimento do genitor(a), o filho(a) não poderia pleitear alimentos de ninguém.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!