Dicas diárias de aprovados.

COMO MELHORAR SEUS RESULTADOS NOS CONCURSOS - "LAPIDANDO" O CONHECIMENTO

Olá meu caros,

Como andam os estudos? Todos estudando durante a quarentena, buscando a aprovação com foco e dedicação? Se você não estudou até agora como gostaria, nunca é tarde para se organizar a retomar sua rotina de estudos!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e Defensor Federal, e a dica de hoje é que não existe caminho milagroso ou material mágico que irá levar você até a aprovação sem estudar ou estudando o mínimo possível!

Muitos concursandos que me procuraram relatam dificuldades na preparação em relação a como aumentar os seus acertos em prova e alcançar a nota de corte.

Não sei se você se identifica com essa dificuldade, mas é frustrante quando estudamos bem, lemos um vasto conteúdo cobrado nos editais das carreiras jurídicas, e não conseguimos avançar nas notas, sempre acertando 60% a 70% das questões em simulados ou cadernos de questões nos sites de questões objetivas.

A nota de corte das provas varia, mas a média de acertos é de 75% a 80%, sendo que a nota pode variar para mais ou um pouco menos, a depender da dificuldade da prova e concorrência.

Rafael, como faço para aumentar minha nota? Já estudei bem as matérias e entendo que estou em um nível intermediário ou avançado nos estudos, mas não consigo melhorar minha nota nas provas. O que fazer?
Se você estuda de forma séria, com constância, lendo a lei e a doutrina todos os dias e vencendo os pontos do edital, é comum faltar, às vezes, um “pulo do gato” para melhorar o resultado nos concursos!

Eu sempre digo para os meus alunos que o conhecimento é como um diamante bruto, ou seja, é algo valioso e que quanto mais estudamos, maior é a diamante que extraímos dos nossos materiais.

Contudo, o diamante bruto tem seu valor mas não é o mesmo que a pedra finalizada, concordam?

Assim como o diamante, nosso conhecimento muitas vezes precisa ser “lapidado”, ou seja, devemos aparar as arestas, sanar lacunas, solidificar mais conhecimento, pois nem sempre o que lemos e estudamos uma primeira ou segunda vez realmente entrou na nossa cabeça!

Como vamos identificar as arestas? Através de exercícios, pois é no treinamento de provas antigas e nos sites de questões que vamos identificar os temas que caem em prova e que erramos com frequência.

Como “lapidar” o conhecimento Rafael?

Existem alguns métodos, mas o que funcionou muito bem para mim, além das revisões dos meus materiais, foi fazer fichamentos curtos, pontuais, de temas que eu sempre errava em prova, pois aquela leitura que fiz do conteúdo não foi suficiente para consolidar o conhecimento na minha cabeça.

Exemplo1: Eu errava muito os benefícios da LEP. Logo, fiz um fichamento curto e pontual com os requisitos do livramento e progressão de regime, além de saída temporária, prisão domiciliar e outros institutos que podem virar questão de prova para DPE.

Exemplo2: Se você erra questões sobre ato administrativo, faça um fichamento curto onde, em poucas linhas, você elenca as características do ato administrativo, seus elementos, diferença entre ato vinculado e discricionário e controle judicial.

Vejam que eu falo em fichamento pontual e “estratégico” daquele conteúdo que você está sempre errando nas provas! Não se trata de resumo do ponto e nem um fichamento de toda a matéria! Como já disse antes aqui no blog, não recomendo estudar por resumos, pois perde-se muito tempo.  

No final, essas 30 ou 40 fichas que você tiver de todas as matérias, que são pontos estratégicos do que você mais erra, formarão um ótimo material de revisão de véspera de prova e irão fortalecer esses pontos e lacunas do seu estudo!

Esse é o “pulo do gato” que pode fazer você acertar mais 6 ou 7 questões que faltam para você chegar na nota de corte! Todos os alunos que orientei tiveram um uma grande melhora nos resultados seguindo esse caminho!

Espero que essa dica possa ajudar você a alcançar a sonhada aprovação! Sigam em frente e não desistam! Sua hora vai chegar!

Abraço e bom estudo!

Rafael Bravo                                                                      Em 27/07/2020.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Como fala bobagem, amigo. Os resumos são essenciais numa revisão , por exemplo. E vários aprovados para MPF, Magistratura, Defensoria; inclusive com relatos nesse blog,fizeram resumos

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!