Dicas diárias de aprovados.

CUIDADO COM O CICLO VICIOSO NOS CONCURSOS!


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.

Vocês leram o título da postagem e devem ter achado estranho não é verdade? Não seria círculo vicioso: uma sucessão ininterrupta e infinita de acontecimentos que sempre geram sempre um mesmo resultado, ou seja, sempre voltamos ao estado inicial.

A brincadeira com o título da postagem é em relação ao Ciclo de Estudos, ou seja, à sua rotina de estudos.

Eu sempre divido a preparação para concursos em ciclos quando oriento meus alunos do estudos dirigidos para concursos, sendo que dessa forma consigo melhor trabalhar metas e ver o desenvolvimento de cada, sempre buscando trazer uma progressividade nos estudos!

Agora, o que seria o “ciclo vicioso”?

Vamos supor que você, concursando(a), acabou de se formar na faculdade ou, após um longo período afastado dos estudos, começou a pouco a retomar sua preparação.

Geralmente ficamos mais focados nos estudos quando surge um edital interessante e começamos a planejar os estudos, corremos para um curso intensivo ou reta final, ondem em 3 ou 4 meses de aula e anotações você acredita que terá o conhecimento necessário para passar no certame que foi publicado.

A prova passa e vem a reprovação! Depois de alguns meses sai outro edital interessante! O concursando procura outro curso reta final, adquire materiais novos, mais resumos e apostilas dos principais assuntos que devem cair!

Mais uma vez o certame passa e a reprovação aparece de novo! Depois de 6 meses, surgem mais um edital que vale a pena e o concursando, se sentindo frustrado e não tendo estudado muito nesse tempo, vê a oportunidade de aprovação! Adquire um curso reta final, estuda dois meses até a prova através de novos materiais e agora acredita que sua hora chegou!!

Infelizmente, após sair o gabarito, nosso candidato fictício percebe que sua nota continua a mesma!

Caros, o que busquei trazer para vocês aqui é um padrão que alguns candidatos já podem ter passado. Eu, pelo menos, já observei vários casos semelhantes!

Em todas as situações, o que podemos observar é a inconstância nos estudos, a procura por reta final para obter o resultado de forma mais rápida, a aquisição de novos materiais de estudos e o mesmo resultado em prova: reprovação!

Esse é o ciclo vicioso!! É o estudo onde nós sempre estamos repetindo os mesmos erros. Se não temos uma base forte, continuamos sem uma base, só procurando resultados imediatos, quando estudar e se preparar para as provas exige paciência, constância e é uma meta a longo prazo!

O candidato que cai nessa rotina sempre alcança o mesmo resultado, que é acertar 50% da prova e ser reprovado. Ainda, ele lê 10% da matéria sempre e nunca consegue estudar 100% dos pontos cobrados no edital pois está sempre adquirindo novos materiais, novos resumos, ou seja, está sempre reiniciando sua leitura em Constitucional, por exemplo, em constitucionalismo, poder constituinte, direitos fundamentais... ele nunca chega a estudar poder executivo e legislativo, ler ordem social, etc.

Ou seja, ele nunca alcança a parte final do material, ele nunca lê 100% do seu resumo ou caderno! E ainda, vive adquirindo resumos apenas de retas finais e não algo mais extensivo, completo!

Não estou aqui para criticar os cursos de reta final! Pelo contrário, eles são bons sim! Entretanto, aconselho para quem já tem uma boa base, quem já estuda com constância e com material único a um bom tempo e precisa de uma força extra faltando um ou dois meses para a prova! Nesse caso uma reta final pode ajudar!

Agora, se você está no início dos estudos, não tem o seu material base de estudos e nunca estudou com constância e leu pelo menos 80% do seu material, talvez fazer uma reta final gere mais confusão na sua cabeça e organização.

Cuidado com esse ciclo que se repete e não gera resultados!! Foque em progredir nos estudos, em ler 100% dos seus cadernos, resumos ou sinopses! Foque em estudar o máximo de conteúdo do seu material e use apenas UM ÚNICO MATERIAL para estudar! Nada de ficar adquirindo resumos novos e livros toda hora!

Mais vale o seu material lido 2 ou 3 vezes do que ficar pulando “de galho em galho”!

Depois que você tiver terminado todo o seu material base de estudos, revisado o seu conteúdo e focado na leitura de legislação, jurisprudência e treino de questões, caso você ainda não consiga o resultado desejado, o que não acredito que aconteça, aí sim, poderá procurar um curso de reta final para ajudar a ganhar aqueles dois pontos que faltam para alcançar uma próxima fase!

Se você não tiver material e nem uma base forte de estudos, então procure se preparar mais a longo prazo. Separe 1 ano para se preparar melhor, adquirir materiais e ler 100% deles, revisando e estudando com ritmo, todos os dias!

Foco em avançar pessoal!! Não repitam os mesmos erros! Façam diferente para obter um resultado diferente!

Espero que essa postagem ajude vocês a organizar e refletir sobre sua rotina de estudos, sobre suas decisões e qual o melhor caminho a ser seguido daqui para frente!

Abraço a todos e até a próxima!

Rafael Bravo                                                                      Em 19/01/20.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog

www.cursocliquejuris.com.br

NOSSOS LINKS - http://linktr.ee/eduardorgoncalves

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!