Dicas diárias de aprovados.

VENCENDO A PROCRASTINAÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris, onde trabalho com orientação de alunos e metodologia de estudos!
Como anda a preparação de vocês? O caminho é árduo mas o sacrifício vale a pena!

E PARA QUEM O ESTUDO NÃO ANDA NADA?

É muito comum iniciarmos os estudos para concursos públicos e enfrentarmos dias bons e ruins. Em uma semana produzimos muito, lemos o que nos propomos a estudar e conseguimos manter nossas metas. Em outra semana, o estudo desanda, vários problemas e contratempos surgem e, é nessas horas, que fica mais fácil procrastinarmos os estudos. Dessa forma, dizemos para nós mesmos que estudaremos depois, que essa semana não dá.

O grande problema pessoal é que essa semana em que não estudamos, pois estamos cansados, resolvendo problemas pessoais ou enfrentando outros contratempos, acaba virando um mês, dois meses, 6 meses e assim vai. Ficamos sempre procrastinando, repetindo para nós mesmos que quando tivermos com a vida 100% tranquila, com céu claro e a lua alinhada com o planeta de regência do seu signo, iremos voltar a estudar! Rsrsrs

A verdade é que nunca teremos a vida tranquila e a perfeição para estudar turma! A ideia é estudarmos um pouco todos os dias: os dias que você rende bem e consegue focar nos estudos é ótimo! Mas o dia que você tem vários problemas para resolver, se você estudar 1 ou 2 horas já é um passo no caminho da aprovação! O importante é estudar, ainda que é um pouco. Se não conseguiu estudar naquele dia ou naquela semana, trabalhe a sua mente para na próxima semana você arrebentar nos estudos!

A justificativa para não estudar sempre teremos: eu trabalho em tempo integral...eu tenho dois ou três filhos...eu tenho uma viagem marcada...
Não quero minimizar a dor de ninguém turma! Cada um sabe de si e de quanto os problemas que deve enfrentar te atingem e geram dificuldades.

Agora, pense que existem bons candidatos que trabalham e passam em concurso, candidatos que possuem filhos, contas para pagar, algum problema de doença na família, dentre outros problemas.

E não digo para vocês não darem atenção para a família de vocês ou faltarem o emprego! Enfrentem sim os desafios do dia-a-dia! Entretanto, estude 1 hora por dia que seja! Em um dia melhor, um fim de semana, por exemplo, você pode estudar mais e atualizar suas metas.

Eu sei que é difícil nos mantermos motivados, focados na nossa meta que é a aprovação e que o mais fácil é falarmos que não dá para estudar naquele dia e procurarmos qualquer outra atividade para fazer. Fiquem tranquilos pois a tarefa de estudar não é fácil para muitos bons concursandos! Eu sempre falo para os meus alunos que se estudar fosse legal, prazeroso, todo mundo passaria nos concursos! Estudar para concurso demanda acreditar, dedicação, foco!

Agora, alguns hábitos e/ou ferramentas podem ajudar o concursando a evitar a procrastinação! E aqui é o objetivo da minha postagem dessa semana! Vamos a elas:

1º - PREPARANDO O CANTO DE ESTUDOS NA VÉSPERA

Separe sempre o material que você vai estudar na véspera. Se hoje é segunda, faça a separação do material que irá utilizar na terça feira. O melhor horário é antes de dormimos, de noite, pois dessa forma colocamos nosso objetivo, nossa meta, na mesa de estudos. Quando você acordar no dia seguinte, vai estar lá o livro/caderno da matéria olhando para você, sua caneta e marca texto te esperando, seu vademecum aberto na legislação que precisará ler...esse “setup” com tudo pronto na sua mesa é um primeiro passo para que você mantenha o seu foco e evite a procrastinação.

Se você acorda cedo e ainda tem que separar todo o seu material, que está desorganizado, e passar um tempo procurando o caderno que vai usar, caneta, marca-texto, legislação...tudo vira uma oportunidade para você desistir de estudar naquele dia ou falar: “vou ali tomar um café e depois eu volto...só que não volta mais...”

2º - DESLIGAR O CELULAR QUANDO ESTUDAR

Se você conseguiu sentar na mesa para estudar, desligue o celular! O celular e as redes sociais são os principais responsáveis pela distração nos estudos. A distração, por sua vez, pode evoluir para a desistência de estudar naquele dia, para a procrastinação. Quem nunca acabou ficando no whatsapp para ter uma conversa importante com um amigo ou amiga (que não tinha nada de importante, pois você poderia falar depois com ele ou ela) e ficou horas conversando. A mensagem que você respondeu acabou te direcionando para outros grupos e quando você verifica o seu dia, você estudou 30 minutos e ficou 2 ou 3 horas no whatsapp e instagram. Isso é muito comum pessoal!

Portanto, o melhor a se fazer é desligar o seu celular e bloquear as redes sociais no seu computador/laptop durante os estudos. Evite distrações.
Rafael, mas não posso desligar meu celular pois tenho filhos pequenos ou algum familiar doente que pode precisar me ligar urgente. O que fazer? Deixe o celular com alguém da sua casa (pai, mãe, irmão, marido/esposa) Se a ligação realmente for urgente, outra pessoa pode atender e lhe avisar, se for o caso.

3º PLANO DE AÇÃO
O plano de ação é uma ferramenta ou assessment que é utilizado nos processos de coaching que eu chamo de puro, sem mesclar mentoria. Para concursos públicos, a mentoria é a mais indicada mas ela pode utilizar algumas ferramentas de coaching, como é o caso do plano de ação.

Aqui irei passar uma forma adaptada de realizar com você mesmo, em uma espécie de autocoaching, ok?

Recomendo que tenha em casa um quadro branco ou um local para grudar uma folha de papel que seja bem visível.

Escreva nessa folha quais são suas metas do dia-a-dia (ler 20 páginas de doutrina? Ler 30 artigos da lei? Fazer 15 exercícios?) e coloque ordem de prioridade em cada uma dessas metas do dia-a-dia. Você não precisa especificar a matéria, mas simplesmente estipular de forma genérica, para não precisar ficar rescrevendo o seu quadro ou folha todos os dias.

Todos os dias, verifique se você atingiu as suas metas e peça para alguém da sua casa ou do canto de estudos verificar o que foi cumprido ou não. Isso irá ajudar você a se organizar e ainda ficará sempre com uma responsabilidade de produzir algum resultado naquele dia, de andar em direção ao seu objetivo, cumprir as metas que você mesmo estipulou.

Só tenha cuidado para não fixar metas surreais (ler 100 páginas em 2 horas de doutrina, ler 100 artigos em 30 minutos). As metas devem ser possíveis, dentro do seu tempo disponível, velocidade de leitura, absorção da matéria e etc.

Essas são três ferramentas importantes e que acho que poderão ajudar vocês a vencer a procrastinação. Agora, o mais essencial é que você queira, você tenha força de vontade, pois se você não quiser, não tiver certeza do que você quer, essas ferramentas não irão lhe ajudar! Portanto, foco, força e sonhe com a aprovação na carreira desejada!!

Se vocês sentirem uma melhora aplicando essas dicas na preparação de vocês, mandem depois um e-mail me contando a experiência!

Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                      Em 14/10/19.
instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!