Dicas diárias de aprovados.

SE EU ESTIVESSE NA FACULDADE, PARA QUAL CONCURSO ESTUDARIA PARA SAIR DO CURSO EMPREGADO?

Olá amigos, bom dia! 

Me fizeram uma pergunta no Instagram ontem: Eduardo, se você estivesse na faculdade hoje, para qual concurso estudaria? 

Antes de mais nada eu recomendo ler o NOSSO MANUAL DO CONCURSEIRO para quem está na faculdade. Com ele, muitos erros são evitados. 

Como vocês sabem, eu estudei para a AGU desde o segundo ano do curso e terminei a faculdade aprovado. Fiz minha faculdade estudando para concurso, do segundo ao quinto ano, e fui o primeiro da minha turma a chegar em um grande cargo (passei ainda na faculdade na AGU). Fui, ainda, o primeiro a me tornar membro do MP/Magistratura após a conclusão do curso. 

Agora vamos a minhas sugestões. 

Hoje, tendo em vista o cenário político do país, minha escolha seria estudar para PGE/PGMs ou para carreira policial. Seriam minhas primeiras opções e escolheria conforme o que me agradasse mais. 

Como segunda opção estudaria para a AGU/PGF, pois o concurso deve sair nos próximos anos. 

Minha prioridade seria PGE/PGMs pois são muito parecidos os concursos, temos 27 PGEs e milhares de PGMs, então com crise ou sem, concursos não faltarão. Já estudar para carreiras policiais se justifica pois temos 26 Estados e o DF, além da Polícia Federal, a que se soma muitos cargos vagos e um apelo do atual governo a essas carreiras. 

Como terceira opção, estudaria para analista de tribunais estaduais.

Como quarta opção, estudaria para TRFs, TRTs e TREs, pois em que pese a diminuição dos concursos, uma hora ou outra eles serão lançados!

O que eu não faria? R= não estudaria para concursos que exigem 3 anos de atividade jurídica após a graduação, como MP e Magis, pois ainda que vocês passassem nesse concurso logo após a formatura, vocês não conseguiriam nem fazer a prova oral, ficando 3 anos desempregados se não tiverem passado em nada antes. 

O que acham?

Eduardo, em 3/10/19
No instagram @eduardorgoncalves


6 comentários:

  1. Eu não sou da área de direito, mas toda semana entro no seu blog ler, gosto muito da sua trajetória, sempre falo de vc para os conhecidos e clientes, vc me motiva a estudar cada dia mais.

    ResponderExcluir
  2. Curso direito. A intenção inicial eram as carreiras da AGU. No início deste ano, contudo, meu foco mudou para PGEs e PGMs que não exijam prática. Penso, também, em delegado, mas não sei se dá para conciliar bem (o que acham?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foque nas procuradorias, porque muitos Estados exigem a prática "policial ou jurídica" para Delegado e a tendência é que isso seja ampliado, ademais a intensidade de estudo em penal e processo penal é muito diferente das PGEs, ok.

      Excluir
  3. Caramba, estou no 4° semestre ainda e estudando para a Magistratura desde já, pois acredito que isto irá me ajudar para passar até mesmo na OAB...

    porém, isto tirou o meu ânimo:

    "O que eu não faria? R= não estudaria para concursos que exigem 3 anos de atividade jurídica após a graduação, como MP e Magis, pois ainda que vocês passassem nesse concurso logo após a formatura, vocês não conseguiriam nem fazer a prova oral, ficando 3 anos desempregados se não tiverem passado em nada antes".

    Fiquei preocupado agora, se sigo tal conselho e passo a encarar essas PGM/PGE ou continuo com o meu estudo da magistratura...pior que estou gostando do que estou vendo...

    Enfim...desanimei... :(

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!