Dicas diárias de aprovados.

É POSSÍVEL CONCILIAR O ESTUDO PARA CARREIRAS DISTINTAS?


Olá, concurseiros!

O post de hoje é para responder uma dúvida recorrente em quem ainda não decidiu a qual carreira se dedicar ou quem se interessa por mais de uma carreira, às vezes, bastante diferentes.

É possível conciliar? Sim. 

Conciliar é possível, meus amigos, por mais diferentes que sejam as carreiras. Porém, não é o ideal e quanto mais distintas forem, mais complicado será conciliar os estudos.

Quando digo que não é o ideal eu me refiro a uma “regra de ouro” na preparação de concursos que é o foco em um concurso específico. Na minha opinião, quanto mais focado o seu estudo e sua preparação for em uma única carreira, mais rápida é a sua aprovação.

Se você deseja a magistratura estadual, estude com foco na magistratura estadual. Se o seu sonho é o Ministério Público estadual ou do DF, estude de forma direcionada para esta carreira. E não se “perca” pelo caminho. Haverá outros concursos pelos quais você vai se interessar? Possivelmente. Você pode fazer esses concursos? Sim. Mas, jamais se desvie do seu objetivo e do caminho que está trilhando.

O que seria “desviar-se do caminho”? Para mim, desviar-se do caminho é parar todo seu estudo e voltar-se para o concurso que não é seu objetivo. E fazer isso repetidas vezes vai atrasar você na conquista do seu sonho.

Mas há pessoas que, de fato, se interessam por mais de uma, não conseguem decidir ou me procuram no intuito de conciliar estudos que são diferentes. Feitas as considerações acima, eu tenho as seguintes dicas:


1. Tenha em mãos o conteúdo programático de ambos os concursos.
2. Compare os dois editais, disciplina por disciplina, ponto por ponto, a fim de encontrar os itens comuns de ambos os editais (por mais diferentes que sejam, haverá muitos pontos em comum).
3. Destaque os pontos em comum com uma cor e os que não são comuns de outras cores.
4. Direcione seu estudo nos pontos comuns.
5. Direcione seu estudo nos pontos que não são comuns, ou seja, específicos, apenas quando estiver mais próximo da prova.

Volto a repetir, quanto mais distintas forem as carreiras, mais difícil será conciliar o estudo e mais difícil será a aprovação por falta de foco em um resultado. 

Um outro post que pode ajudar: AQUI

Carreiras distintas que acho mais fácil de conciliar: MPE e Magistratura Estadual; AGU (AU/Proc.Fed.) e Magistratura Federal; Delegado de Polícia Civil e Delegado de Polícia Federal; Delegado de Polícia (Civil e Federal) e MPE, ressaltando que os editais do MPE são bem mais extensos/complexos); Defensoria Pública da União e DPE.

Espero ter ajudado vocês. Desejo a todos um fim de semana de muito estudo.

Abs,

Gus, em 13/7/19
(Insta: @diaskershaw)


3 comentários:

  1. Boa tarde!
    É possível conciliar estudo pra analista da justiça federal e procurador do município?

    ResponderExcluir
  2. É possível conciliar delta com concurso de analista ?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!