Dicas diárias de aprovados.

DICAS PARA A 2 FASE - DPE/MG


Olá pessoal!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor no Curso Clique Juris – CCJ (www.cursocliquejuris.com.br).

Mais uma semana iniciando de muito estudo e temos que seguir firmes de olho na nossa meta que é a aprovação!

Hoje gostaria de trabalhar algumas dicas para quem se prepara para a 2ª fase da DPE/MG! Eu já passei algumas dicas importantes em uma postagem anterior no site, nesse link abaixo:


Entretanto, muitos alunos me perguntam se devemos praticar e treinar todos os dias nessa fase? Devemos fazer uma petição e responder questão discursiva todos os dias?

Pessoal, não é necessário fazer peças todos os dias, até porque você precisa de tempo para revisar conteúdo do edital! De nada adianta você ter uma boa escrita e formatação mas não saber nada do conteúdo que o enunciado cobra do candidato! Treinar uma ou duas questões no dia é possível, mas não perca grande parte do seu tempo treinando assim todos os dias.

O treinamento é importante sim e nessa etapa, se você tiver um bom “arsenal” de questões para treinar em casa, é uma boa vantagem! Entretanto, estude com estratégia, treinando com um certo intervalo e lhe permitindo tempo para estudar o conteúdo! Para quem desejar treinar comigo ou precisar de alguma dica específica, entre em contato através do email que se encontra no fim da postagem.

Pensando em organizar a vida do aluno que se prepara para a 2ª fase da DPE/MG, elaborei o cronograma abaixo de 1 semana, que você pode repetir até a data da prova. O cronograma irá considerar quem possui 6 horas de estudo por dia.

##
Segunda
Terça
Quarta
2:30h
Revisão de Direito Constitucional
Peça Cível ou Dissertação
Revisão de Direito Processual Civil
1 h
Treinamento: 1 ou 2 questões discursivas
Treinamento: 1 ou 2 questões discursivas
Treinamento: 1 ou 2 questões discursivas
2:30h
Revisão de Direito Administrativo
Revisão de Direito Civil e Empresarial
Direitos Humanos

##
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
2:30h
Revisão de Direito Penal e Execução Penal

Peça Criminal ou Dissertação
Peça Cível ou Dissertação
Peça Penal ou Dissertação
1 h
Treinamento: 1 ou 2 questões discursivas
Treinamento: 1 ou 2 questões discursivas
Treinamento: 2 questões discursivas
Treinamento: 2 questões discursivas
2:30h
Revisão de Direito Processual Penal
Legislação especial e local DPE-MG
Princípios Institucionais ou outra matéria que possui dificuldade
Estudo de jurisprudência: Informativos, Súmulas.

Pelo cronograma, você poderá treinar muito e, ao mesmo tempo, dedicar uma boa parte do seu tempo para revisar as disciplinas!

Rafael, nesse momento tenho que estudar todo o edital?

Não dá tempo pessoal! Temos que buscar aprofundar temas mais importantes, que são “quentes” para cair na prova. O estudo da banca também é válido para direcionar o seu estudo!

Outro ponto que pode permitir um melhor direcionamento dos estudos é o site da Defensoria Pública de Minas Gerais, pois lá são divulgadas notícias sobre a atuação da DPE e que pode ser o dia-a-dia do examinador.

Importante destacar que as provas de 2ª fase da Defensoria costumam ser bem práticas, trazendo casos concretos e perguntando ao candidato sobre qual medida seria cabível, quais direitos o assistido possui e como seria a postura do concursando se fosse Defensor(a) titular responsável pelo caso.

Portanto, a prova vai auferir, não só o conteúdo e escrita do candidato, mas acredito que ela vai separar os candidatos que possuem maior maturidade institucional, ou seja, uma boa visualização das teses defensivas, que apresentam respostas mais completas e organizadas e com conhecimento de que, na atuação do dia-a-dia, o Defensor, além de ajuizar a medida cabível na justiça, possui também outros papéis e atuação extrajudicial.

Portanto, essa é mais uma dica que passo para vocês quando forem responder alguma pergunta que envolva caso concreto! Se ponha no lugar de Defensor Público e pense na sua atuação como um todo, para além do ajuizamento de uma ação.

As provas para a 2ª fase das Defensorias infelizmente costumam reprovar um bom número de candidatos sendo que, muitos, são bem preparados e acabam não avançando no certame! Faz parte do jogo! O que o bom candidato deve fazer nesse momento é estudar, treinar, dar o seu melhor! Mesmo que a lista com a classificação não tenha saído, se você está na nota de corte (NC=74), é seu dever como concursando estudar e se preparar da melhor forma possível! Estude o quanto antes e faça o seu melhor pois ainda tem muito jogo pela frente!

Veja o seu vade e códigos para levar para a prova. Se o vademecum estiver todo marcado, adquira um novo, limpo, em branco, para você não sofrer caso o seu código seja vetado pelo fiscal de sala!

Desejo a todos sucesso e que possam alcançar a sonhada aprovação na DPE-MG.

Treinem e estudem! Façam o melhor de vocês, pois só pensando assim iremos controlar esse momento de ansiedade para fazer uma boa prova! Pensem que se vocês passaram na peneira da 1ª fase, é porque possuem conteúdo e conhecimento! Agora inicia-se uma nova etapa na preparação que vocês irão se aprimorar e dominar! Vá para a prova com determinação, para conquistar uma vaga! Positividade e motivação é a chave para a aprovação!

Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                         Em 01/07/19.
instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Bom dia, Rafael!
    O que você sugere levar para consultar nas provas da 2a fase DPMG?
    Qual vade mecum? Leis imprescindíveis...
    Minha primeira vez na 2a fase e estou um pouco perdido.

    Muito obrigado pelas valiosas dicas!
    Abraço!

    Thiago

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!