Dicas diárias de aprovados.

COMO PREPARAR O MATERIAL PARA UMA PROVA PRÁTICA/DISCURSIVA!


Olá, amigos! Tudo em ordem com os estudos de vocês? Quem já se viu agoniado(a) nas vésperas de uma prova discursiva ou prática sem saber como organizar o material?


Pois é... Em concursos, além de estudos, você precisa ser organizado em todos os aspectos. 

Hoje eu espero ajudar vocês a como organizar o material para uma prova prática. Vamos juntos?


Antes da dica, queria contar para vocês um incidente na minha vida de concurseiro. Viajei para fazer uma prova discursiva FCC de uma PGE. Fui com meu material permitido de consulta e me deparei com uma questão de Direito Ambiental e que eu sabia que a resposta estava explicitamente no Código Florestal. Ao consultar o meu material... Cadê o Código Florestal!? Esse Vade Mecum, na época, não trazia o Código Florestal. Eu perdi essa questão por isso. Mas, se eu tivesse conferido meu material teria percebido e levado a complementação. Inexperiência, gente... paciência.

Mas vocês não passarão por isso. Certo!?


Dicas!

LEIA O EDITAL. É importante você conferir o edital do seu concurso para saber o tipo de material permitido. Não há um padrão que eu possa explicar aqui e só lendo o edital, especificamente sobre a sua prova discursiva/prática, é que você saberá que tipo de material pode levar. Evite dissabores de não poder consultar seu material. Exemplo: leis impressas da internet podem? Alguns concursos permitem, outros não.



Organize-se COM ANTECEDÊNCIA para não faltar tempo de ir atrás daquele material que você precisará consultar, a exemplo de compilações editadas (livros) com legislação estadual e que esgotam rápido. 

CONFIRA o conteúdo programático que será cobrado, sobretudo as leis, e vá conferindo uma por uma, ponto por ponto, se o seu Vade Mecum traz aquela lei. 

OBSERVE que muitas vezes o edital traz o assunto mas não especifica a lei. Por exemplo, pode haver a previsão no edital do assunto: “Mandado de Segurança” e não mencionar a  Lei 12.016/2009. Seja esperto(a).

UTILIZE MARCADORES para separar as leis que constam no seu edital. Isso facilitará sua consulta. Ao invés de sair procurando no índice, você já irá direto na lei e economizará tempo. 

LEVE para a prova o MESMO TIPO/MARCA de Vade Mecum que você utiliza para estudar. Pode parecer bobagem, mas vai ser muito mais tranquilo consultar o material que você está acostumado.

NÃO USE NA PROVA o mesmo material que você utiliza para estudar. Se você estuda escrevendo ou marcando seu material, você poderá ter problemas com o material na inspeção.

LEVE O MATERIAL NECESSÁRIO. Leve o material necessário, nem a mais nem a menos. Há pessoas que levam malas e malas de coisas repetidas. A sua nota não é calculada em Kg de material de consulta.

NÃO MENOSPREZE qualquer tópico. Ele pode ser cobrado e justamente no material, como regimentos específicos, resoluções etc. 


Foram úteis essas dicas? Espero que sim!


No insta @holandadiaskershaw eu tento ajudar com suas dúvidas pontuais,na medida do possível

Gus

5 comentários:

  1. Não pode usar o vade se ele estiver apenas grifado com marca texto?? Sem nada escrito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente pode, o que não pode é haver texto escrito.

      Excluir
  2. Pode ser usado vade que contém súmulas?

    ResponderExcluir
  3. os marcadores para separação das leis podem ter as leis escritas ..Ex cpc, Snuc 9985, CF?

    ResponderExcluir
  4. No concurso da PCBA, que ocorrerá em julho pelo que eu li do edital não será permitido uso de vade mecum, correto?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!