Dicas diárias de aprovados.

O PODER DO FRACASSO

Olá meus amigos, bom dia a todos. 

Eduardo quem escreve, e hoje trago um texto muito bacana para motivá-los. Vamos ao texto: 

O PODER DO FRACASSO
Fonte: https://serunico.wordpress.com/2013/12/09/o-poder-do-fracasso-quando-falhar-tambem-e-importante/ 

Somos habituados a jogar para ganhar, lutar para sermos bem sucedidos, aprender e estudar para tirar boas notas (e ser aprovados no concurso que desejamos). Não gostamos obviamente de perder, uma “batalha” ou a razão numa qualquer discussão. É sempre bom ganhar. Faz-nos sentir bem, realizados, confiantes e aumenta a nossa auto-estima. Mas falhar tem uma verdadeira importância. Não quero dizer com isto que defendo que falhemos de propósito um objectivo qualquer mas que aprendamos com as falhas o verdadeiro valor que daí advém.

No seu discurso na cerimónia de entrega de diplomas em Harvard, J. K. Rowling, famosa autora dos livros de Harry Potter, falou sobre o valor do fracasso:
“Falhar significa eliminar o acessório. (…) Libertei-me porque o meu grande medo já se tinha concretizado e eu ainda estava viva e ainda tinha uma filha que adorava e tinha uma velha máquina de escrever e uma grande ideia. E então o fundo do poço tornou-se a sólida fundação sobre a qual construí a minha vida. (…) Falhar deu-me uma segurança interior que nunca tivera ao passar os exames. Falhar ensinou-me coisas sobre mim própria que nunca poderia ter aprendido de outra forma. Descobri que tinha uma vontade forte e mais disciplina que alguma vez suspeitara; descobri igualmente que tinha amigos cujo valor estava verdadeiramente acima de qualquer rubi. (…) O conhecimento de que emergimos mais sábios e fortes dos contratempos significa que estamos, para todo o sempre, confiantes na nossa capacidade de sobreviver. Nunca nos conhecemos verdadeiramente, ou à força das nossas relações, até que ambos sejam testados pela adversidade.”
Na verdade muito do que descobrimos sobre nós surge no fracasso, na adversidade. A nossa riqueza interior, que depois transparece para quem nos rodeia e quem contactamos, vem ao de cima. O fracasso ou a derrota e o consequente ressurgimento (“a volta por cima” como se costuma dizer) trazem à tona o nosso verdadeiro Ser e revela-nos tudo acerca de nós. Lidar e recuperar do fracasso faz parte constituinte da natureza humana enquanto Ser que aprende, evolui, melhora, avança, pois isso é o que cria a dinâmica do mundo e da vida. Um Mundo só com sucessos seria um mundo desequilibrado. Não havendo nada para reconstruir o Ser Humano iria sentir-se desmotivado da sua própria vida. E a vida naturalmente é feita de altos e baixos, sucessos e fracassos, dia e noite, luz e escuridão. A própria vida tem a morte para equilibrar.
Algumas pessoas têm medo do fracasso porque provavelmente desconhecem o que é preciso para ter sucesso. Isto acontece porque muitos estão tão focados no sucesso que esquecem o que é realmente necessário para alcança-lo. Raramente pensamos que foram precisas muitas falhas para conseguir um grande sucesso. Na história existem inúmeros exemplos. Desde Thomas Edison a Steve Jobs, de Abraham Lincoln a Bill Gates.
Talvez a facilidade de sentir e contactar com o sucesso e a forma como no nosso dia-a-dia o conseguimos observar nos leve a uma falsa percepção de facilidade na sua obtenção. Talvez não tenhamos a noção de que o sucesso é um caminho, mais do que apenas um resultado e isso condiciona-nos a desejar muito obtê-lo.
Uma das características que o fracasso carrega é o medo que nós temos dele. O medo de falhar quase sempre nos leva a fracassar. Tendo mais medo de falhar do que vontade de vencer leva-nos a uma inércia, a um bloqueio mental e a partir daí só vemos barreiras à nossa frente.
Uma vez disse aos meus atletas: “Já perdemos muitos jogos. Agora já sabemos ganhar". 
Era isso concurseiros. Não tenha medo da derrota. Não se abale com um conjunto de reprovações (sim, elas são normais). Cresça com os resultados negativos, extraindo deles as lições que te levarão a futura aprovação! 
Bom domingo e força nos estudos. Foco no seu sonho. 
Eduardo, 24/06/2018
No instagram @eduardorgoncalves


4 comentários:

  1. Lindo texto, Eduardo. E muito verdadeiro.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Eduardo, veio na hora certa.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!!!!! Verdadeira e profunda reflexao sobre o valor que se deve dar ao fracasso!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, muito importante para seguir nesse caminho, nada fácil...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!