Dicas diárias de aprovados.

SE EU JÁ REPROVEI? ÓBVIO, E TIREI ALGUMAS LIÇÕES IMPORTANTES ....

Bom dia meus amigos, 

Hoje trago a vocês um texto que postei há meses no Instagram (se não me segue lá o perfil é @eduardorgoncalves), e que pode ajudá-los nessa saga de concursos. Vamos lá: 


Muita gente me pergunta se eu já reprovei em concursos [...] 

E a resposta é: ÓBVIO! Não conheço nenhum concursado que tenha passado em concurso para carreira fim sem nenhuma reprovação. 

Hoje vou falar para vocês das minhas reprovações. Isso mesmo vou falar de reprovações:


A primeira reprovação: Analista e Técnico Judiciário do TRF4. Estava no início da terceira série do curso de direito. Para técnico nem fiquei classificado. Para analista, fiquei em 169 na lista geral da quarta região. Faltou muito pouco para a lista chegar em mim. Direito Administrativo me tirou as chances de aprovação. 


Dessa prova tirei uma lição: NINGUÉM PASSA EM CONCURSO SE NÃO SOUBER DIREITO CONSTITUCIONAL E DIREITO ADMINISTRATIVO. 

A segunda decepção veio ainda no mesmo terceiro ano da faculdade. Era estagiário na PRM Jacarezinho (MPF) e queria a vaga de técnico do MPU de lá. 

Resultado fiz a prova, fiquei em 700 (e lá vai cacetada). 

Perdi minha vaga para técnico judiciário, em compensação passei para analista, e não consegui tomar posse, pois ainda estava na 3ª Série do curso de Direito e fui nomeado na primeira leva em virtude de ter ficado em 5º lugar. 


Dessa reprovação tirei a segunda lição: SE VOCÊ ESTUDA PARA CARREIRA FIM, NUNCA DESVIRTUDE SEU ESTUDO PARA CARREIRA MEIO. Ou seja, esqueça arquivologia, informática, noções de administração, se sua meta for uma carreira fim logo ao terminar a faculdade. 

EU NUNCA DESVIEI MEU FOCO. SEMPRE ESTUDEI APENAS AS MATÉRIAS JURÍDICAS. RESULTADO: PASSEI PARA ANALISTA, REPROVEI FEITO PARA TÉCNICO. 


Continuando a minha saga, reprovei para Advogado da Caixa (até fui aprovado, mas sem chance alguma de nomeação). A lição que ficou dessa prova: NINGUÉM PASSA EM CONCURSO SÓ COM DOUTRINA. TEM QUE DOMINAR TAMBÉM LEI SECA, especialmente para concurso de Tribunais e para concursos de banca que focam na legislação. Digo a meus alunos: lei seca deve ter, pelo menos, 25% do seu tempo de estudo para primeira fase. 


A reprovação seguinte: Assessor do TJ/PR. E as lições: 

1- NINGUÉM PASSA EM CONCURSO ESTADUAL (salvo PGE) SEM TER UMA NOÇÃO BOA DE PENAL E PROCESSO PENAL. 2- LEIA TODAS AS SÚMULAS DE VÉSPERA DE QUALQUER PROVA (reprovei em penal por 0,1 décimo, e no parecer por 0,3 décimos, pois desconhecia uma súmula). 
 
E minha última reprovação:  Defensor Público do Paraná. 

Nessa fui HUMILHADO. Tirei menos de 4 nas duas provas discursivas, errei as peças (do endereçamento aos pedidos), não sabia nada de filosofia, criminologia, enfim: uma decepção, e o pior de tudo, o resultado saiu na semana da prova oral da AGU! 


E A LIÇÃO: VOCÊ NUNCA ESTARÁ PREPARADO PARA TODOS OS CONCURSOS. ESCOLHA UM, FOQUE NELE, POIS É NESSE QUE VOCÊ TEM MAIS CHANCES DE PASSAR. NÃO PULE DE EDITAL EM EDITAL, POIS ELES SÃO MUITO DIFERENTES. FOQUE EM CONCURSOS AFINS. 


NUNCA REPROVEI EM PRIMEIRA FASE, e isso só reforça o que eu disse na lição anterior. ESCOLHA UM EDITAL E FOQUE NELE, MAS FAÇA TODAS AS DEMAIS PROVAS. O MÁXIMO QUE VAI ACONTECER É VOCÊ REPROVAR NA SEGUNDA FASE DESSE CONCURSO NÃO VISADO. 


Enfim, o que quero dizer a vocês é que reprovar é normal, e que cada reprovação lhe aponta um erro que deve ser corrigido até a próxima prova. Ou seja, NÃO DEIXE DE FAZER O MAIOR NÚMERO DE PROVAS POSSÍVEIS, MAS NÃO DESVIE SEU FOCO. 


A grande maioria dos dias é do examinador, mas nós também temos O nosso dia de Glória! 

Reprovar faz parte do caminho. É uma batalha apenas de uma guerra. Façam provas, mesmo que ainda não e julguem prontos. 


O importante é não desistir e acreditar em nós mesmos, ainda que reprovados. Devemos crescer com nossas reprovações, e não nos diminuirmos. 


Aprovação só vem quando nós mesmos acreditamos nela. Se você não acredita, repense seus planos de estudos. 


Por fim, lembram que disse que o resultado da DPE/PR saiu na semana da prova oral da AGU: dias depois recebi a notícia de ter tirado 100,00 nessa fase da AGU. A maior nota do concurso! 


Nada como um concurso depois do outro, o importante é encontrar na reprovação forças para seguir em frente e corrigir os erros. O nosso dia de Glória chega quando menos imaginamos, mas precisamos nos preparar para ele desde já! 


E no final, tudo vale muito a pena! SIM VALE MUITO A PENA. O dia que assinei o termo de posse na AGU foi o dia mais feliz da minha vida. 


Bom domingo meus amigos. Caso tenham gostado do texto, curtam lá para nos ajudar a ampliar o acesso ao blog para o maior número de concurseiros possível. 


Eduardo, em 22/09/2019 (atualizado)
Sigam no instagram @eduardorgoncalves

5 comentários:

  1. Boas as dicas. Nossa caminhada até a aprovação é difícil, mas com incentivos como esses, torna-se um pouco menos pesada e mais factível. Não deixem de postar esses depoimentos. Indiscutivelmente é preciso estudar com afinco e ter muita disciplina, mas esses hábitos sem uma boa dose de motivação são inúteis. Obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar estas experiências conosco.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Que ânimo que me deu agora!! Estou no início da caminhada, mas quando olho para frente, penso estar tãaaao longe..

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que a intenção é das melhores. Mas eu não sei se fico feliz ou se choro quando vcs contam as reprovações de quando ainda estavam no inicio ou no meio da faculdade, pq isso é de se esperar. O problema é que a maioria esmagadora ainda reprova com 2, 3, 4 ou mais anos de estudo, inclusive na objetiva, e isso "não é de se esperar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O importante é começar a procurar os erros. Só estudar de forma desordenada não é suficiente. Uma prova é um termômetro e dela você tem que tirar aprendizados. Reveja suas últimas provas, veja seus pontos fracos, pode ser uma bibliografia ruim, falta de lei seca, inexperiências com questões. Enfim.

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!