Dicas diárias de aprovados.

DPE-RJ - SAIU O CONCURSO! DICAS! ACELEREM OS ESTUDOS!


Bom dia pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu, Defensor Federal e professor do Curso Clique Juris!

No final do ano passado eu escrevi uma postagem falando que o concurso da DPE-RJ ia sair! Isso permitiu que muitos começassem a estudar o quanto antes!
O regulamento, que era para sair em fevereiro/março sofreu um atraso, por resistência do governo do estado em não publicar o regulamento do concurso no Diário Oficial, o que atrasou a nossa previsão!

Enfim, depois de muita luta, o regulamento foi publicado!! Saiu no Diário Estadual do dia 19/04, na última quinta-feira. Para aqueles que desejam estudar para o concurso, leiam o regulamento e edital aqui:

O período de inscrições vai do dia 25/04 à 22/06/18! Para os alunos que me perguntaram quando será a prova, eu entendo que devem marcá-la para, pelo menos, uma semana após o encerramento das inscrições! Portanto, acredito que a prova aconteça no final de junho, início de julho!

Isso porque como o aluno tem um prazo de inscrição de aproximadamente 60 dias, isso já confere tempo suficiente para que os alunos que realmente desejam a Defensoria estudem para a primeira etapa, de modo que a banca não vai demorar muito para marcar a prova assim que encerradas as inscrições.

Portanto, a dica que eu passo para os alunos é: se inscreva logo no início e foca nesses 60 dias de estudo em estudar as disciplinas, revisar o máximo que puder e treinar questões de provas antigas.

As disciplinas continuam as mesmas! Vejam o quadro abaixo em comparação com o último edital do concurso de 2014:

CONCURSO 2014
CONCURSO 2018 (ATUAL)
Direito Civil
Direito Civil
Direito do Consumidor
----------
Direito Processual Civil
Direito Processual Civil
Direito Empresarial
Direito Empresarial
Direito Penal
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito Processual Penal
Execução Penal
Execução Penal

Criminologia
Direito Constitucional
Direito Constitucional
Direito Tributário
----------
Direito Administrativo
Direito Administrativo
Direito Previdenciário
----------
Direitos Humanos
Direitos Humanos
Tutela Coletiva
Tutela Coletiva
Direito da Criança e Adolescente
Direito da Criança e Adolescente
Princípios Institucionais da DP
Princípios Institucionais

O edital e regulamento antigos podem ser consultados no link:

Vejam que as matérias essencialmente são as mesmas! Uma boa notícia é que o regulamento não trouxe a previsão de cobrar Tributário, consumidor e Previdenciário!

As disciplinas tributário e previdenciário até entendo, mas não cobrar consumidor?! Eu ficaria de olho no regulamento para verificar se não haverá alguma correção para constar consumidor futuramente.

O importante é que o edital parece mais enxuto quanto ao número de disciplinas. Só uma nova matéria consta do novo regulamento, que é criminologia! Sobre criminologia, estudem Intervenção Federal e teoria da anomia! Na verdade, o tema sobre intervenção federal é excelente para cair tanto em criminologia como em Constitucional.

Pessoal, a prova é elaborada por Defensores Públicos!! Aqui a banca é parcial e devemos responder de forma parcial também, sempre pensando no que é melhor para o assistido!!

Em constitucional, por exemplo, devemos pensar sempre no que é mais democrático, o que permite dar maior voz ao povo, maior participação popular! Devemos ir para a prova com esse espírito!

Outro ponto importante, estudem a banca do concurso e seus examinadores. Alguns possuem livros e artigos publicados e uma determinada posição pode ser cobrada no provão! É mais difícil, mas acontece! Vale a pena ler rapidamente as posições da banca para se precaver para a prova!

Como todos já sabem, a 1ª etapa da DPE-RJ é diferente de todas as demais provas da Defensoria, pois consiste em questões discursivas! Se preparem para responder entre 15 a 18 questões discursivas, com limite de 7 a 8 linhas cada resposta. Isso tudo para responder em 5 horas, conforme regulamento!

Os pontos do conteúdo programático ainda não se encontram no site da DPE-RJ, mas podemos nos basear nos pontos do concurso anterior, já que muitos devem se repetir. Segue um link com a relação de pontos:

Sobre o estudo de criminologia, continuo indicando os livros básicos (Eduardo Viana, da Juspodivm, e Nestor Sampaio Penteado Filho – Manual Esquemático de Criminologia). Um estudo mais aprofundado só é possível indicar mesmo com a relação de pontos que serão cobrados no concurso.

Espero ter ajudado! Acelerem os estudos!!
Bom estudo e sucesso!
Rafael Bravo                                                                              Em 23/04/2018   
www.cursocliquejuris.com.br                                                              
Instagram: @rafaelbravog
e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

4 comentários:

  1. Rafael, considerando as particularidades desse concurso, vale a pena como treino para aqueles que não estudam para defensoria (e em especial por não estudarem matérias como criminologia, direitos humanos e princípios institucionais)?

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, poderia fazer a gentileza de indicar a bibliográfica para esse concurso?

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Só gostaria de saber quando, mais ou menos, deve ser disponibilizada a data exata de realização da prova, tendo em vista que é preciso se organizar para realizar uma viagem etc.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!