Dicas diárias de aprovados.

DICAS PARA A PROVA DA OAB

Bom dia senhores!

Eu sou Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris e hoje gostaria de trazer uma dica para os alunos que se preparam para a OAB. Hoje vou fugir um pouco das dicas para concursos para carreiras jurídicas e quero passar um feedback sobre o exame da ordem!

Fiz a análise do exame da OAB para passar algumas dicas e impressões sobre o certame. Fizemos um levantamento e estudo de várias provas anteriores e isso trouxe um panorama interessante para traçarmos uma estratégia de estudos!

Primeiro ponto que o aluno deve atentar sobre o exame da OAB é que existem disciplinas com peso maior (mais questões, em torno de 5 a 8 questões) e outras com um peso menor (algo em torno de 2 questões)!

As de maior peso são: constitucional, administrativo, civil,  processo civil, penal, processo penal, trabalho e processo do trabalho, empresarial, tributário e ética.

As disciplinas que contam com apenas 2 ou 3 questões são: filosofia, ambiental, ECA, consumidor, direitos humanos e internacional.

Segue abaixo o MAPA da última prova:

Disciplinas
Questões
Ética
8
Filosofia
2
Constitucional
7
Direitos Humanos
2
Direito Internacional
2
Direito Tributário
5
Direito Administrativo
6
Direito Ambiental
2
Direito Civil
7
Estatuto da Criança e Adolescente
2
Direito do Consumidor
2
Direito Empresarial
5
Direito Processual Civil
7
Direito Penal
6
Direito Processual Penal
6
Direito do Trabalho
6
Direito Processual do Trabalho
5
TOTAL
80

Como podem verificar, as matérias de menor peso somam em torno de 12 questões!!

As outras 68 questões são referentes as disciplinas de maior peso e que são mais trabalhadas na faculdade!

Portanto, a dica que eu passo para o aluno é que vale a pena se dedicar as disciplinas com mais questões, principalmente as que você tem mais familiaridade. Se acertamos 60% do universo de 68 questões, teremos atingido a aprovação, com 40 questões certas.

Rafael, isso significa que eu devo ignorar as outras disciplinas que contam com apenas 2 ou 3 questões? Não é prudente! O ideal é que você estude todas ou ao menos adquira noções gerais que auxiliem a acertar a questão na prova!

O aluno que se prepara bem para o concurso foca também nas matérias de menor peso, pois teremos mais chances de chegar aos 40 pontos e em muitos casos, nessas disciplinas, o tema cobrado não é tão aprofundado.

A sugestão é: se for estudar algumas disciplinas com menor peso, priorize ECA e CDC, que possuem um conteúdo menor para ser estudado. O Foco deve ser na legislação e é muito mais fácil ler o ECA ou o Código de Defesa do Consumidor do que, por exemplo aprofundar seus estudos em Filosofia ou estudar vários tratados, convenções e protocolos de Direitos Humanos.

Estudando mais essas disciplinas o aluno consegue praticamente cobrir 90% da prova, ou seja, mais do que o suficiente para passar na 1ª fase e seguir para a prova prático-profissional.

E qual material devo usar Rafael?

Eu sempre oriento os alunos a utilizarem o material mais esquematizado, resumido que tiverem, como cadernos da faculdade (desde que completos, organizados) ou resumos/sinopses.

Agora, para quem não tem nenhum material resumido, caderno, oriento a usar um dos livros de doutrina esquematizada ou simplificada (Tem da Editora Saraiva e da Ed. Rideel) que são excelentes para o aluno que precisar adquirir noções gerais, principalmente na parte de filosofia, direitos humanos, ambiental, ECA. São livros cuja doutrina, nessas disciplinas, são bem enxutas (50 páginas) e servem de base para o aluno estudar.

A doutrina base ajuda a adquirir noções gerais, mas nunca dispensem a leitura da legislação. Se vocês aliarem o estudo doutrinário com a leitura da legislação tenho certeza que alcançarão o sucesso!

Bom estudo e sucesso!

Rafael Bravo                                                                      
Em 29/01/2018

Instagram: @rafaelbravog

e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

1 comentários:

  1. Bom dia! Onde está disponibilizado o esquematizado gratuito da UOL? Obrigada!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!