Dicas diárias de aprovados.

QUANTAS PÁGINAS LER POR HORA? SERÁ QUE SOU MUITO LERDO?

Olá meus amigos, bom dia. 


Eduardo quem vos escreve, e com uma dúvida muito, mas muito recorrente (#DUVIDADECONCURSEIROS)


Muita gente me escreve achando que é muito lento e perguntando quantas páginas eu lia por hora de estudos. 


Antes de mais nada destaco: eu conheço pessoas que leem 40/50 páginas por hora, mas que não têm uma boa fixação de longo prazo. Aí eu vos pergunto: adianta? 

R: Não, óbvio que não, pois concurso é um estudo de longo prazo. 


Se você não exercita sua memória de longo prazo, trabalhando-a desde a primeira leitura da obra escolhida, certamente você terá problemas em provas de concursos. 


Assim, minha situação era a seguinte: 

1- Para estudo, ou seja, primeira leitura da obra, eu conseguia ler, em média, 08 a 10 páginas por hora. Se a matéria fosse muito fácil (Ex: direito do consumidor) aí aumentava um pouco. 

Mas essas 08/10 páginas eram bem lidas, ou seja, eu não saia de uma página antes de entender tudo, absolutamente tudo, que nela estava escrito, já que essa primeira leitura é que servirá de base para todas as futuras revisões. 

A primeira leitura bem feita é 50% de sua aprovação. Não saia de uma página cheio de dúvidas, pois se no dia que leu você já não entendeu, imagina no dia da prova! 


2- Segunda leitura, para fins de revisão: como eu havia feito uma primeira leitura boa, então a segunda tinha que ser mais rápida, então eu conseguia revisar de 18/22 páginas por hora, relendo apenas meus grifos.

Essa segunda leitura eu revisava o que eu tinha grifado (lembrem que eu não era adepto dos resumos). 

Para quem grifa, essa é a hora de rever os grifos, e somente eles. E aqui vocês devem lembrar a maior parte da matéria, pois que pressupomos uma primeira leitura bem feita. 


3- Leitura 3, mormente Reta Final: aqui era a hora da Reta Final para um edital aberto, e já pressupunha 02 leituras anteriores pelo menos. Hora de rever os grifos e somente no que eu ainda não aprendi nas leituras anteriores. Conseguia, em média, 40/50 páginas por hora. 


Enfim, acho que a situação mais interessante para vocês é a de n. 1, ou seja, muita gente acha que é lerdo na leitura, mas na verdade pode estar sendo rápido demais e não fixando tudo que é necessário. 


Para primeira leitura MENOS é MAIS. MENOS páginas é MAIS fixação, e isso que importa para concurso público. 


De nada adianta ler uma obra de ADMINISTRATIVO em 10 dias se você vai esquecer tudo que leu em 30, e ainda não prestou atenção no detalhe. Muito melhor ler em 30/40 dias a mesma obra com um índice de fixação maior, muito maior. 


Então se você lê, aprende, não fica com dúvidas, e faz 08/10 páginas por hora, bem vindo ao grupo. Eu era como você e passei!


Concurso é passo a passo. Página por página, e com calma. 


Aquele que lê menos páginas com uma boa fixação, passa mais rápido do que aquele que lê mais páginas, com menor fixação. 


Não queira passar do dia para a noite. Não se desespere e acelere nas leituras. Concurso é calma, é tempo de preparação. 


Ninguém passa do dia para noite (Leia aqui, O TEMPO MÉDIO ATÉ A APROVAÇÃO). Ninguém passa estudando só depois do edital. 


Construa sua aprovação, e para isso uma primeira leitura faz toda diferença. 


Eis a dica de hoje. 


Eduardo, em  16/04/2023

Siga no Instagram: @eduardorgoncalves

15 comentários:

  1. Edu, no caso, você lia as 10 paginas dentro da matéria do dia? Ou essas leituras eram a parte? Por exemplo: constitucional (10 paginas) administrativo (10 paginas). Assim, você levava mais tempo para terminar os capítulos e o ponto do edital? Estou procurando saber pq já li alguns manuais, mas alguns temas que li mais rápido não recordo muito bem. Acho que lerei novamente utilizando essa metodologia.

    ResponderExcluir
  2. Foi graças a essas palavras em um post seu mais antigo, ainda no início da minha preparação, que eu eliminei de vez minha neurose de ser lerda pq lia 10 páginas por hora assim como vc. Eu só ouvia q tinha q ler no mínimo 15 págs. por hora e via pessoas dizendo q liam 20, ficava desesperada. Hoje já estou na fase 2 e ter lido sua postagem aquela época foi a melhor coisa para mim! Temos mesmo q ler com calma, pq tudo passa e logo chega o momento em q se estará revisando com qualidade e tudo andará mais rápido e fluirá com qualidade!

    ResponderExcluir
  3. Eu leio no máximo 10 páginas por hora nos livros mais densos e fico me culpando por isso, mas nunca viro a folha sem entender! Muito bom saber que esse ritmo não é anormal!

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem. Sou assim, lento mas avançando. Comecei a revisar algumas coisas e tudo o que foi lido em detalhe está fluindo.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler as páginas mas sim estudá-las. Estudo de 5-8 páginas por hora e saio com plena fixação dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, primeiramente quero te agradecer pelo seu site e dica e afins. Ademais, essa matéria serviu muito para mim! Graças a Deus, estou cansado de querer revisar antes de mesmo de estudar, querer entender antes de aprender, ouvir as pessoas que as 'vezes não sabem' que já estão em um nível de estudos adiante da gente nos deixa ansioso, essa matéria me confortou bastante. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  7. Bom demais, heim! Escolher o material e ESTUDÁ-LO! 40, 50 páginas por hora eu consigo num livro recreativo, lendo As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas quando se trata de ESTUDAR, aí é diferente, nem tudo flui na mesma velocidade, o tempo para apreender o conteúdo varia de acordo com a familiaridade, com a complexidade. Também cansei de ouvir gente que quer vender curso de leitura dinâmica, fórmulas mágicas etc. Muito bom o texto. E fala quem pode falar porque foi aprovado e tem contato com outros aprovados. Ótimo! Agradeço muito, Eduardo!

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Tenho certeza que é a dúvida e causa de ansiedade de muitos concurseiros.
    Conheço vários concurseiros que leem muitas páginas por hora e não são aprovados nos concursos.
    "Devagar também é pressa se chegar onde interessa"!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a postagem!

    Gostaria de confirmar, são 08/10 páginas ou folhas por hora?

    obrigada

    ResponderExcluir
  10. Excelente, acho que 100% de pessoas honestas irão se identificar, e com o gabarito de quem foi aprovado em diversas provas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Identifiquei-me muito com esse texto.

    PS: Incrível como para toda dúvida de concurseiro que tenho existe um post do blog tratando sobre. Você realmente entende a gente. Obrigado, Eduardo!

    Abraço,
    Henrique.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, me senti incluída. Que alegria. Obrigada mais uma vez :)

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!