Dicas diárias de aprovados.

COMO LIDAR COM MUITOS EDITAIS ABERTOS AO MESMO TEMPO?

Olá meus amigos, bom dia de terça a todos. 

Hoje vou tentar ajudar em organização, ou seja, como lidar com tantos editais sendo publicados ao mesmo tempo. Exemplifico: MP/SP, TJ/SP, MP/SC, AGU (Três Carreiras), PGM/SP (próximo), TJ/MS etc. 

Inicialmente a primeira dica: FUJAM DO EFEITO PARALISANTE DOS EDITAIS. E O QUE É ISSO? VEJAMOS UMA POSTAGEM ANTERIOR: 

Queridos leitores!
Nesses mais de 20 anos de estudo para concursos, pude observar a ocorrência de um fenômeno que denomino “efeito paralisante dos editais”.
Trata-se de um comportamento que acomete os concursandos de uma maneira geral: com a publicação do edital, o candidato, que vinha estudando com regularidade, forte, com vistas à aprovação no concurso desejado, trava! E as coisas não caminham mais como antes...
O estado psicológico dos concursando, de uma maneira geral, não é dos melhores. E com a iminência do edital, tudo desanda! Fiquem atentos para que isso não aconteça com vocês e prejudique a sua preparação!
Essa semana foi publicada a dispensa de licitação para a contratação do CESPE-UnB como organizadora do 5º concurso para o cargo de Defensor Público Federal. E já comecei a ouvir aqui e ali, comentários do tipo “agora ferrou tudo”, “caramba... precisava de mais tempo” etc.!
Gente! Sejamos pragmáticos! Podemos alterar a data de publicação do edital ou a data das provas do concurso desejado? É óbvio que não. Então é o seguinte: é faca na caveira!!!! Coloque todas as tuas fichas no próximo concurso! Esse será o concurso que você vai passar! Não tem essa de “ainda não me sinto preparado”! Deixem o examinador dizer isso para você! Lembro de uma Promotora de Justiça, que me perguntou se eu não iria prestar o concurso para o MPRJ que se avizinhava. Eu disse que não me sentia preparado, e ela objetou: “Marquinho, deixe o examinador dizer que você ainda não está preparado! Inclusive, eles estão lá exatamente para isso! Eu passei para Promotora de Justiça em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e na Magistratura do Rio achando que ainda não estava preparada...”. E eu afirmo para vocês: eu também passei para Procurador Federal e Defensor Público Federal achando que ainda não estava tão bem assim. E quando cheguei na Procuradoria e na Defensoria achava que não conseguiria dar conta de tanto trabalho – mas a gente dá um jeito. Acredite!!! Para passar nós precisamos de muito menos do que imaginamos! É fácil? Claro que não! Mas o que nos cabe é fazermos o nosso melhor! Dar o máximo das nossas forças, de modo a colocarmos a nossa cabeça no travesseiro e dizer: eu fiz meu melhor!
Faça a sua parte e deixe que Deus completará o serviço! Ele fará da melhor maneira possível, e você?

Feito isso, vamos nos organizar, e aqui a dica óbvia: DIANTE DE VÁRIOS EDITAIS, ESCOLHA AQUELE QUE VOCÊ ESTÁ MAIS ADAPTADO, OU SEJA, ESCOLHA UMA PRIORIDADE, AINDA QUE FAÇA TODAS AS PROVAS. 

EX: De nada adianta escolher o concurso do seu sonho, se você não está preparado para ele. Muita gente passou na PFN por seguir uma orientação minha, ou seja, se está mal preparado (nas matérias básicas), foque na PFN e não na AU, onde se cobram mais matérias. Assim, a prioridade é focar no edital que você mais tem chance de passar! 

UMA SEGUNDA DICA: ESCOLHA UM OU DOIS EDITAIS (NO MÁXIMO) PARA FOCAR NELES, DIRECIONAR O ESTUDO MESMO. A lição aqui é a de que de nada adianta estar mais ou menos para todos os editais, e não estar bom em nenhum deles.
Ex: se for estudar para MP, direcione seu estudo para MP, não estudando tributário, por exemplo, que só cai na magistratura. 

TERCEIRA DICA: FAÇA TODAS AS PROVAS PRÓXIMAS, MAS FOQUE SEMPRE EM UMA. 
MAS ATENÇÃO: SAIBA LIDAR COM A REPROVAÇÃO DAQUELE QUE NÃO É SEU CONCURSO. VOCÊ POSSIVELMENTE NÃO VAI PASSAR NO EDITAL QUE VOCÊ NÃO ESTUDOU, MAS ESSA REPROVAÇÃO É NATURAL NESSE CAMINHO.

Assim, meus amigos, nada de estudar uma semana para AGU, outra para PGE, outra para MPE, mês seguinte para a Magistratura. 

Foco é o diferencial do concurseiro! Escolha um, dois editais no máximo, e a partir daí faça toda sua programação. 

PULAR DE EDITAL EM EDITAL ATRASARÁ SUA APROVAÇÃO! ATENÇÃO NESSA INFORMAÇÃO! 

Espero que tenham gostado meus amigos. 

Desejo a todos um bom domingo. 

Eduardo, em 21/02/2023
No Instagram: @eduardorgoncalves

11 comentários:

  1. Belas observações, Eduardo. A gente nunca se sente preparado. Por mais que estudemos, sempre achamos que está faltando algo. E quanto mais estudamos, mais essa sensação de "estar faltando algo" aumenta... adorei o post, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! Esse sentimento de "não estar preparado" sempre vai fazer parte dos nossos pensamentos. É normal o ser humano não se sentir 100% seguro em tudo que faz, principalmente quem estuda pra concurso, especialmente na área jurídica, onde tudo muda constantemente... O negócio é enfrentar o medo dá insegurança é deixar, como você disse, que o examinador diga, afinal a função dele é essa. Post muito legal, adorei as dicas de como lidar com tantos editais ao mesmo tempo. Abraço e fique com Deus. Suas dicas são maraaaaaa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Excelente análise. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Bom saber que quem já entrou tbm não se sentia preparado. Por mais que estude nunca me sinto seguro o suficiente! Obrigado pelas palavras motivadoras!

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas Eduardo!
    Estou estudando só para o MPF, mas às vezes eu sinto falta de um direcionamento. Eu já procurei diversos cursos preparatórios, mas sinto que não há um que seja totalmente focado no MPF. Você sabe se existe algum coaching específico? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito feliz com esse artigo! Há um ano venho focando em diversos editais, de áreas semelhantes, mas isso fazia eu parar de estudar para o concurso que está com edital iminente. Vou continuar prestando para ele e fazendo outras provas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Conheci hoje o site e estou adorando! Dicas preciosas, estímulos, isso é incrível! Parabéns pelo trabalho de vocês! Passarei aqui mais vezes!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!