Dicas diárias de aprovados.

ESTUDAR OU DESCANSAR NO FINAL DE ANO. ALGUMAS DICAS PARA QUEM OPTOU POR ESTUDAR!

Olá meus amigos do site, é um prazer imenso voltar a escrever diariamente "ao vivo" a vocês.

No meu período de afastamento, deixei várias postagens salvas (umas 10, e só dava o OK de publicar), mas confesso que tenho muito mais prazer de acordar cedo, vir aqui para o site e escrever sobre o tema que me vem a cabeça.

Hoje, vou primeiro lembrar de uma postagem que fiz ano passado nesse mesmo período. Vamos a ela:
"Olá pessoal, 
Vamos a postagem do dia, e nela responderei a uma pergunta que sempre me é feita: se eu estudava nessa época de festas? 
A primeira coisa que precisam saber: estudar ou não nesse período é algo muito pessoal, então o que eu escreverei nas próximas linhas é um conselho, e somente isso. 
Nos meus estudos eu encarava essa época do ano de duas formas.
A primeira, e que é a regra, eu não estudava. Tirava esses últimos dias do ano para descansar e me programar para o ano seguinte. Relaxava mesmo, e longe dos livros. Esquecia de vez o direito. 
Mas se for para descasar, descansem de verdade, sem peso na consciência. De nada adianta não estudar se isso for te fazer mal. O descanso é normal para todos, e não é essa folguinha de uma semana que fará falta a vocês.
Atenção: usem essa semana para dar início apenas a um planejamento para 2016, ao menos comprando os livros que iniciarão em janeiro próximo. Programem-se nesses últimos dias ao menos quanto ao material de estudos para o ano seguinte. 
E mais, o descanso de final de ano deve ser de uma ou duas semanas no máximo. Mais que isso pode fazer com que você perca sua disciplina. 
Agora vamos a segunda situação, que na verdade é excepcional; E aqui falo para o pessoal que está em segundas fases ou provas orais. Esses fazem jus a NO MÁXIMO UMA SEMANA DE REPOUSO. No meu caso, quando me preparava para a segunda fase da AGU, estuei sim dia 24/12 e dia 31/12, folgando apenas dia 25 e dia 01. Lembrem-se queridos: quem está nessa fase é sangue no olho, faca na caveira, não existe cansaço, não existe indisposição, pois você pode estar perdendo a chance de passar no concurso da sua vida. Em reta final, poucos dias fazem toda a diferença.
Então o pessoal da AGU/PFN. por exemplo, tem que estudar esse final de ano, e se forem descansar, que o façam por no máximo 01 semana. 
Por fim, nesse final de ano penso que todos devem fazer uma reflexão honesta do que foi 2015. Comparem sua evolução entre o ano passado e esse, e aí decidam se continuam nessa luta ou se chegou a hora de parar. Essa reflexão tem que ser honesta, pois somente assim você saberá se dizer se está disposto a lutar pelo sonho do concurso público ou se tem outras prioridades."

Assim, a minha dica é DESCANSEM AMIGOS. Priorizem descansar pelo menos 01 semana (mas o ideal é 2 ou 3). Se você tem edital aberto tire de 07 a 10 dias. Se não tem edital aberto, tire pelo menos 15 dias. Relaxem plenamente com a família e amigos. 

MAS EDUARDO, E SE EU NÃO CONSIGO PARAR DE ESTUDAR. COMO POSSO TORNAR ESSE PERÍODO MENOS SOFRIDO? VAMOS A ALGUMAS DICAS: 
1- Opte por estudar a matéria que você gosta. Ex: eu estudaria direito constitucional ou processual civil, jamais fazendo a loucura de estudar direito penal parte especial em finais de anos. 

2- Aproveite para se atualizar com os informativos. 

3- Aproveite para fazer questões ainda não feitas. 

4- Veja alguma aula pendente de matéria que lhe agrade. 

5- Tente ficar longe da doutrina mais pesada.

6- Opte por revisar temas postados em blogs especializados (e aqui indico nossas postagens anteriores, óbvio). 

7- Prefira se organizar a aprofundar nos estudos. Tire o final de 2016 para fazer uma balanço honesto do ano e ver a quanto você está da sua aprovação, planejando-se para 2017 (inclusive estime os concursos que podem sair e lhe interessar). 

8- Estude no máximo 06 horas por dia. 

9- Faça atividade física! Vá a praia ou faça um churrasco com amigos.

10- Enfim, se você quer estudar, faça um estudo mais leve, sem esquecer de celebrar com as pessoas que vocês amam o final do ano de 2016 e início de 2017. 

A dica é: Estude o mínimo possível para que sua consciência não lhe culpe. Mas lembrem-se de que o ideal é o descanso pleno sem se martirizar por isso. 

Boas festas a todos. E hoje vamos agradecer pelo maior presente: podermos celebrar a noite de Natal com pessoas especiais. 

Eduardo, em 24/12/2016

6 comentários:

  1. Aproveito o ensejo para agradecer as excelentes postagens de 2016 que com certeza fizeram a diferença na minha vida e na de vários concurseiros pelo Brasil. Feliz natal a todos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimos conselhos. Mas vou estudar dia 24/12 e 31/12 por força de edital aberto TRT 11!
    Baoas festas!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada a toda equipe do Blog! Vocês fizeram a diferença nos meus estudos em 2016. Feliz Natal e um excelente 2017!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas. Desejo à toda equipe do site um feliz natal.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, obrigada pelas postagens ao longo do ano! Um dos meus objetivos para o próximo ano é participar de todas as superquartas... participei de algumas este ano, mas quero participar de todas hehehehe
    Eu vou continuar estudando sim, não consigo parar!!! Mas no fim de ano me dou uma colher de chá e sempre que aparece um convite para sair (e são muitos nessa época) digo SIM a todos, o que não tenho o hábito de fazer ao longo do ano.
    Aproveitando que 2017 se aproxima, que tal uma postagem especial com os eventuais editais que podem aparecer em 2017? Com um foco especial para a PGF, se possível... ;)
    Feliz Natal!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, mas também estou estudando, aproveitando recesso forense, quem trabalha, estuda e com filho pequeno tem que aproveitar essas duas semanas.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!