Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

SERÁ QUE ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE HIATO CONSTITUCIONAL?

Olá meus amigos que me acompanham nas publicações de sexta-feira. Como estão os estudos?
Hoje começo com uma pergunta: Será que estamos vivendo um momento de hiato constitucional?
Primeiramente deve-se esclarecer no que consiste o hiato constitucional. Segundo o professor Ivo Dantas, o hiato constitucional consiste em um choque entre o conteúdo da Constituição Política e a realidade social.
Ou seja, o que está posto na Magna Carta não condiz com a realidade dos fatos.
E como que se soluciona esse choque de conteúdo, qual a solução a ser tomada?
Para que se acabe com essa lacuna ou intervalo de continuidade da correspondência entre a norma e os fatos, alguns fenômenos jurídicos podem ser utilizados, tais como: Assembleia Nacional Constituinte, mutação constitucional.
Assim, pergunto a vocês que estão lendo esse texto, o Brasil vive um momento de hiato constitucional? Será que há uma correspondência entro o conteúdo da nossa Constituição e a realidade social?
Bom, fica aqui o questionamento e a reflexão sobre o tema.
Por fim, lembro que esses conceitos secos costumam aparece mais em provas subjetivas para que o candidato disserte sobre o ponto, mas, se por ventura surgir uma assertiva sobre hiato constitucional em uma prova objetiva vocês já não serão mais surpreendidos.
Na semana que vem adianto que publicarei meu depoimento sobre a minha jornada de estudos e rotina de biblioteca.


Grande abraço pessoa, bons estudos e bom final de semana.


Rafael Formolo





6 comentários:

  1. Creio que sim, há um hiato constitucional desde 5/10/88 até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Rafael Rodrigues de Lima25 de novembro de 2016 13:09

    Excelente reflexão! Nesses termos, então, é correto afirmar que o hiato constitucional aproxima-se do contexto de Constituição simbólica?? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Entendo que estamos em pleno hiato constitucional. Estamos diante de uma Constituição que não é mais aquela de 1988, diante de tantas mudanças. Hoje, muda-se a constituição como se muda uma lei ordinária. O quórum não parece mais ser diferente e tão dificultoso, como deveria.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, diante deste tema importantissimo, o nosso pais esta em uma situaçao bem critica,ou seja, o povo esta sendo penalizado por duras emendas, por duras reformas, reformas estas que nao corresponde mais com a VONTADE DO POVO, nao corresponde mais com os anseios do povo, a sua real necessidade, a sua REALIDADE, nao ha mais correspondencia( pelo menos estar se perdendo isso paulatinamente) entre o conteudo da nossa constituiçao e a realidade social, por esta razao afirmo que estamos vivendo hoje um hiato constitucional.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!
    Ótima reflexão sobre o tema...estamos sim vivendo um período de Hiato Constitucional, inclusive esse é meu tem de TCC para minha graduação.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!