Dicas diárias de aprovados.

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA RETA FINAL PARA CONCURSOS?

Olá meus amigos e leitores, bom dia a todos.

Hoje, domingo, vamos tratar de um tema que vocês recorrentemente me abordam. O tema é, basicamente, saiu o edital e agora, o que eu estudo como RETA FINAL (em média 70 a 100 dias finais antes do certame)? 

Gostaria de deixar claro que essa resposta não é fácil e também não é cravada, ou seja, cada um sabe de suas dificuldades e, muitas vezes, são essas dificuldades que devem ser trabalhadas. 

Por exemplo, quando fiz a primeira fase do MPF estudei apenas DOUTRINA, mas foquei em ELEITORAL, HUMANOS E INTERNACIONAL que eu não tinha a mesma formação que as demais matérias. Ou seja, o primeiro passo é: IDENTIFICAR SUAS DIFICULDADES FRENTE AS MATÉRIAS PRIORITÁRIAS DE SUA PROVA! ESSAS MATÉRIAS DEVERÃO SER AS PRIMEIRAS A SEREM ENFRENTADAS EM RETA FINAL, AINDA QUE NÃO SOBRE TEMPO PARA AS DEMAIS. 

Após, deve o aluno escolher as matérias em que o custo benefício compensa o estudo. Explico: estudar ECA para MPE, em reta final, é perfeito, pois são 5 questões em um único estatuto. Do mesmo modo, estudar previdenciário para a Magistratura Federal, em fase final, também é excelente, pois são no mínimo 8 questões fáceis de gabaritar e um livro pequeno. Por fim, o mesmo eu digo para eleitoral na prova do MPF, questões fáceis em que um livro resolve (custo benefício é maior que constitucional, por exemplo, em que o livro é gigante e ainda temos metodologia junto). 
A segunda dica é, portanto, IDENTIFICAR MATÉRIAS FÁCEIS, COM MUITAS QUESTÕES, E QUE DEMANDAM O ESTUDO DE UM MATERIAL PEQUENO. Essas matérias também devem estar em sua reta final. 

Após, não tem jeito: LEI SECA, LEI SECA, LEI SECA, PROVAS ANTERIORES, INFORMATIVOS E SÚMULAS. Deve o aluno, inicialmente ler as principais leis, e aqui indico como padrão a todos os concursos: Constituição Federal, Lei de Processo Administrativo Federal, CPC, CC, CP, CPP, etc. Escolha as principais leis cobradas no seu concurso e as leia com muita atenção. 
Fazer provas anteriores do concurso/banca visados ajuda muito a escolher as prioridades, a saber quais diplomas normativos são mais cobrados, por exemplo. Então recomendo que faça muitas provas inteiras nessa Reta Final. 
Na última semana de preparação, deve o aluno ler novamente a CF, revisar informativos (dizer o direito) e ler TODAS AS SÚMULAS (STJ, STF E VINCULANTE), pois as chances de elas serem cobradas é imensa. Vale muito mais a pena ler súmulas no último dia da preparação, do que escolher um tema aleatório e estudar (chance maior de cair súmulas - pelo menos 10% da prova). 

Bom meus amigos, eis algumas dicas para vocês ganharem autonomia para elaborar sua própria Reta Final. Lembremos que o primeiro passo é identificar suas dificuldades. OK. 

Bons estudos a todos. 

Eduardo, em 04/09/2016

9 comentários:

  1. Oi, Eduardo! Tudo bem? Acompanho você já há muito tempo e pelas suas postagens sempre dava a impressao que você focava muito em doutrina. Todo concursando sabe da importância da leitura da lei e dos informativos mas o que mais aparecia nas suas postagens era a leitura das doutrinas. Lembro até que você fazia o ciclo de 4 livros e sempre no dia seguinte revisava o dia anterior. Como fazia a leitura das leis e informativos sem ser reta final? Forte abraço Adalberto

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Obrigada, Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor, eu te acompanho a algum tempo e acho o seu trabalho com os esquematizados incríveis. Gostaria de saber se existe a possibilidade de vocês elaborarem um esquematizado para o Técnico Administrativo da Anvisa/2016? Desde ja agradeço.

    Jéssica.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, já o acompanho a algum tempo, e admiro o trabalho que vocês fazem com os esquematizados. Gostaria de saber, se vocês poderiam elaborar um esquematizado para Técnico Administrativo da ANVISA/2016?

    Desde ja, agradeço.

    Jéssica.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo apoio e ajuda neste momento, em que nos encontramos tão vulneráveis!

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que visito o site, além de conhecimento adquirido, termino a leitura encantada pelos apontamentos e dedicação! Obrigada!
    p.s. Somente depois que comprei o edital esquematizado que meus estudos passaram a ser mais organizados!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Eduardo! Poderia indicar como estudar penal e processo penal para o MPPR? Considerando as provas passadas, tais matérias são cobradas de forma bastante peculiar, fora do "padrão" mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Eduardo! Poderia indicar como estudar penal e processo penal para o MPPR? Considerando as provas passadas, tais matérias são cobradas de forma bastante peculiar, fora do "padrão" mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Excelente dica, sem dúvida a melhor que já li, apesar der ser algo que está dentro de nós, e que de certa forma sabemos que devemos fazer, a sistematização feita na dica transparece confiança a quem vai encarar a reta final.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!