Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

MOMENTO ADEQUADO PARA REALIZAÇÃO DA EMENDATIO LIBELLI

Queridos, bom dia...

Hoje vamos falar de emendatio libelli. Dica rápida focada na sua memorização. 

Lembram o conceito: trata-se de mero erro na adequação típica. Ou seja, o MP denuncia por roubo, mas na verdade descreveu um furto. Todos os fatos estão bem descritos na denúncia, mas no momento de capitular o MP errou, razão pela qual o juiz fará mera adequação dos fatos narrados ao verdadeiro crime

Qual o momento adequado para o juiz corrigir a imputação? R= Na sentença, eis a regra. Assim, o juiz deverá corrigir a imputação quando for decidir. 

Pode ser feito antes? R= excepcionalmente sim, basicamente em dois casos: 

1- se, em virtude da emendatio libelli, o juiz reconhecer que a infração penal é da competência de outro juízo (declínio de competência). 

2- Caso em virtude da emendatio libelli reconheça o juiz que o crime tem pena mínima igual ou inferior a um ano, este deverá observar o procedimento do art. 89, lei 9.099/95 (Súm 337, STJ), abrindo vistas ao MP para a oferta da suspensão condicional do processo ou de outro benefício. 

Vejam que são casos excepcionais em que o juiz fará a emendatio antes da sentença. A regra é fazer na sentença.  

E pode fazer depois da sentença? R- o juiz não, mas o Tribunal sim, desde que não se configure reformato in pejus. 
Lembrem-se que a mutatio libelli só é cabível em primeiro grau, mas não em segundo (a mutatio envolve alteração fática e fazer em segunda instância levaria a supressão do julgamento na origem). A emendatio não possui essa restrição, já que não há alteração dos fatos, logo não haverá supressão de instância.

Eis a dica rápida de hoje. 


1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!