Dicas diárias de aprovados.

GRIFAR OU RESUMIR - QUAL O MELHOR MÉTODO DE ESTUDOS PARA O CONCURSEIRO?

Olá queridos, bom dia de domingo. 

Vamos enfrentar um tema que é a dúvida de muitos de meus alunos. Qual o melhor método de estudo para concurso: grifos ou resumos? 

Vamos aos benefícios e lado negativo de ambas as técnicas: 
1- Resumo - o maior benefício é a melhor fixação quando da primeira leitura, ou seja, fixa-se mais ao elaborar os resumos. Outro beneficio é que você estará elaborando seu próprio material e isso lhe permitirá uma rápida revisão. 

2- Grifos - o maior benefício é a economia de tempo, ou seja, quem grifa tem condições de estudar mais coisas em menos tempo quando comparado a quem resume. O lado negativo é a menor fixação inicial, exigindo do aluno necessária revisão dos pontos grifados. 
Mas Eduardo, e então qual a melhor? 

Não existe uma resposta pronta. Um exemplos somos eu e Nathalia. Eu apenas grifei e reli meus grifos várias vezes. Nath resumiu e revisou seus grifos. Ambos passamos. 

Percebam, portanto, que o melhor é aquela técnica que funciona para você. Eu sugiro a meus alunos começar pelos grifos, e tentarem uma adaptação. Caso essa adaptação não ocorra, partimos para os resumos. 

Mas reitero: não existe técnica perfeita. Existe a técnica que o aluno se adapta e aprende. A melhor é aquela que traz resultados para você. Do que adianta você grifar e não aprender? Do que adianta resumir e não fixar satisfatoriamente? 

Em ambas as técnicas, o aluno deve ter o seguinte cuidado: revisar o material escolhido. Assim, se você grifou todos os seus livros, terá de revisar apenas seus grifos muitas vezes. Se você resumiu seus livros, terá de revisar suas anotações várias vezes. O que não é bom para o concurseiro é que ele leia várias vezes o mesmo livros começando do zero (ou seja, começando a grifar tudo de novo ou começando a resumir tudo de novo). Uma vez grifado/resumido, por exemplo, esse será seu material de estudos até a aprovação. 

De nada adianta grifar e nunca mais utilizar esses grifos. De nada adianta resumir e nunca mais revisar seus resumos. 

No final das contas, a correta utilização do material elaborado é o que realmente importa. A técnica utilizada é apenas um meio. 

Lembrem: eu grifei, Nath resumiu. Nós passamos no mesmo concurso, praticamente com o mesmo tempo de estudos.

Não existe técnica correta, nem técnica errada. Existe método que funciona para você. 


Concordam com o texto? E qual o seu método? Deixe sua resposta nos comentários para que possamos fazer uma pequena estatística. 

Bom domingo a todos. 

Eduardo, em 27/07/2019
No instagram @eduardorgoncalves

32 comentários:

  1. Realmente Edu, acredito que devemos observar o método que funciona conosco e mantê-lo. O meu problema, até fazer o seu Coach, era o seguinte: fazia os grifos, mas quando lançava um livro novo deixava o livro grafado de lado ou queria mudar para resumo, perdendo o meu trabalho e atrasando o cronograma, agora graças a sua ajuda, vou manter os livros grifados até a minha aprovação.
    Abraços.

    Michel

    ResponderExcluir
  2. Eu resumo todos os livros! Para mim, é o que funciona e como o Eduardo disse, a fixação é melhor. Demora mais, porém acho mais proveitoso e utilizo meus resumos para revisão e posteriormente a leitura deles, faço exercícios!!!! ��

    ResponderExcluir
  3. Eu estudo apenas grifando. Só que mantenho uma ordem lógica dos grifos de forma que ao revisá-los eu compreenda. Apenas marco o que considero extremamente essencial.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Eduardo.

    Cada vez me surpreendo mais com a sua capacidade de sintetizar o que para muitos representa um bicho de sete cabeças.
    Sempre estudei elaborando resumos, mas ao ler os seus depoimentos, e, posteriormente, ao adquirir seu edital da PGE, vi o quanto a técnica dos grifos (é claro, com revisões constantes, no meu caso, semanais, e com resoluções de questões) somada às marcações com "post it" no próprio livro tornam dinâmico o aprendizado. Os resumos se limitaram aos assuntos os quais possuo mais dificuldade.
    O resultado disso em quase um ano são sete livros de diferentes matérias lidos e marcados de capa a capa, além de outros lidos pontualmente.
    Tal técnica me rendeu uma aprovação para Oficial de Justiça Avaliador do TRT8 entre os 40 primeiros colocados, embora para cadastro reserva e pendente o resultado final, o que, para mim, acadêmico concluinte da UFPa, traz grande satisfação e expressa que estou no caminho certo.
    Sou seu leitor assíduo, e saiba que a sua sabedoria transcende os estados.

    Abraços de Belém-Pa.

    Victor Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Ótimo texto. Eu uso as duas técnicas, mas para fixação os resumos são 100%, pois a fixação já começa na elaboração do mesmo como foi dito. O blog é ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei meus estudos para concurso resumindo, porém gastava muito tempo. Com o tempo aprendi a utilizar os grifos e hoje é meu método.

    Victor

    ResponderExcluir
  7. Como ainda estou focada na primeira fase, tenho feito muitos exercícios e, na hora de conferir o que eu errei, leio somente o grifo pertinente ao assunto da questão.

    ResponderExcluir
  8. Sempre preferi os resumos. Já tentei estudar grifando algumas vezes, mas acabo saindo com a sensação de que não assimilei como deveria.

    ResponderExcluir
  9. acredito que resumir é o melhor, amparado pelo magistério do professor Pierluigi Piazzi.

    Abç

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente, Eduardo: precisamos testar. Adaptei-me melhor aos grifos, porque os resumos (de tudo) exigem muito mais tempo. Hoje, utilizo apenas grifos (bem marcados) e algum esquema ou resumo de algum ponto que apenas lendo o grifo não fica totalmente fixado.

    Portanto, esses esquemas/resumos são poucos e bem pontuais - exceção a regra de resumir tudo (livros inteiros, por exemplo).

    Bons estudos a todos.

    ResponderExcluir
  11. Essa discussão é recorrente, porém, bastante válida. Sempre estudei resumindo. Tinha o caderno do cursinho como base e lia mais umas 2 ou 3 doutrinas, selecionando o melhor delas e acrescentando no caderno. No final, possuía um super resumo, somente relendo-o daí pra frente. Com 2 anos "apenas estudando", veio a aprovação. Como era estudante profissional, tinha condições de adotar esse método. Porém, hoje em dia, ao tentar retomar os estudos para mudar de cargo, percebi que o meu método não surtiria mais efeito. Trabalhando 9/10h diárias, não tem como ler vários livros e resumir tudo. Estou tentando me adaptar à técnica dos grifos. Por enquanto, ainda sinto falta dos meus resumos, mas estou tentando não pensar mais neles! hehe Acho que o único inconveniente de apenas grifar é saber escolher a doutrina, já que, se você escolher uma doutrina incompleta, seu estudo ficará com um buraco difícil de corrigir.

    ResponderExcluir
  12. Por em quanto, estou na fase dos "grifos". Após finalizar os grifos, pretendo transcrever e resumir eles. Se possível, farei de forma manuscrita. Eu tentei estudar em frente ao Computador, mas tive muitas dificuldades. Além disso, obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, eu estudo grifando. Não aprendo fazendo resumos. Concordo plenamente que cada um tem que aprender o que serve para si mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Eu grifo e faço pequenos resumos em fichas maiores em forma de fluxograma, também faço perguntas ou V ou F em fichas, com resposta ou indicação de onde encontra a resposta atrás da ficha (sempre tento responder sem olhar). Ressalto que uso essa técnica só para as partes importantes.

    ResponderExcluir
  15. Ótima postagem! Eu grifo e faço pequenos resumos (esquemas) sobre os grifos.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Excelentes dicas...

    Em particular, também utilizo a técnica dos grifos, durante a leitura dos livros, cumulada com aulas transcritas em forma de mapas mentais.

    Após, resolvo questões relativas à matéria estudada e aulas respectivas.

    Avante.

    ResponderExcluir
  17. Em geral eu grifo. Nos assuntos em que tenho maior dificuldade eu faço resumos.

    ResponderExcluir
  18. Eu leio as doutrinas e grifo, depois faço um resumo do mais importante, pra mim funciona muito ter um material de apoio em vespera de prova.

    ResponderExcluir
  19. Eu grifo e faço várias revisões

    ResponderExcluir
  20. Como disse o colega acima, o professor Pierluigi Piazzi demonstrou cientificamente que no processo de estudo é fundamental resumir com palavras-chaves.

    Isto por uma razão óbvia: quanto mais áreas do cérebro forem acionadas, melhor será a transmissão do conteúdo do sistema límbico para o córtex.

    Ele mesmo dizia ser este resumo uma "cola do bem", uma verdadeira síntese do que deveria ser aprendido.

    Já tentei apenas grifar e ficar repetindo. Porém, escrever ainda é fundamental.

    Abçs a todos!

    ResponderExcluir
  21. Também costumo grifar, mas após finalizar o capítulo faço um resumo manuscrito dos pontos mais importantes. Não tenho bom rendimento apenas grifando ou estudando no computador. Apesar de ter muito pouco pra estudar 2-3h por dia no máximo, consigo otimizar as revisões, já que fixo melhor e acabo "estudando" duas vezes o mesmo capítulo.

    ResponderExcluir
  22. Grifos e anotações de palavras - chaves com comentários suscintos.

    Uma hora vai! !

    ResponderExcluir
  23. Como estudar 12 disciplina. Me sinto com estafa mental.

    ResponderExcluir
  24. Sempre migro entre técnicas de estudo e isso vem atrapalhando meu desempenho! Retornarei para técnica grifo, mesmo! Obrigado pessoal do site que elaborou essa matéria, e o pessoal que comentaram!

    ResponderExcluir
  25. Já tenho uma base formada, de outros concursos, creio que para quem não tem tempo essa técnica é melhor, mas aliada a revisão periódica e a resolução de exercícios. Resumos são bons, mas demandam muito tempo.

    ResponderExcluir
  26. Se resumir 20 páginas por dia (eu disse 20 páginas somente, o que dá 10 folhas), no final de um ano terá 7300 páginas resumidas; ou seja, terá o resumo das 6 principais matérias (direito constitucional, administrativo, civil, processo civil, penal e processo penal), desde que adote um manual voltado para concurso ou uma boa sinopse (indico as da jus podium). Seguindo esse método, terás mais de 15 mil páginas resumidas em 2 anos. E mais, resumindo 20 páginas por dia é perfeitamente possível revisar todos os dias. Quando chegar ao final de 2 anos (ou menos) terás uma base sólida em todas as matérias do seu concurso. Isso seria válido para concursos de maior ponta: magistratura, procuradorias, MP, AGU etc. Se eu voltasse no tempo, faria esse estudo desde o primeiro ano da faculdade. Tenho certeza que hoje já estaria em um cargo de ponta; mas não pensava assim e perdi vários anos de estudo (muita coisa esqueci e foi para a lata do lixo). Sou analista judiciário do TRT 11 desde 2012, mas passei a custo de muita resolução de questões (o que não é suficiente para um concurso da magistratura, por exemplo, por ter várias fases; pelo menos é o que eu acredito). Enfim, na minha opinião (que não é absoluta verdade, já que cada um se adapta a um modo diferente de estudar), o caminho mais ideal é fazer resumos, pois a sensação de perda de tempo é falsa, como bem ressaltou o professor Eduardo Gonçalves. Me formei em 2010 e já podia estar em um cargo melhor, não que eu não goste do meu; mas é que existem cargos bem superiores, onde vc pode cooperar mais diretamente com a sociedade e receber melhores remunerações. Enfim, hoje corro atrás do prejuízo, resumindo 20 páginas por dia. E vou ser honesto, essa ideia não é minha, é do professor (grande Mestre e membro do MPF) Edilson Vitorelli (ele tem um blog). Das matérias que já resumi, passei a dominar o assunto e consequentemente melhorei exponencialmente os meus acertos, a exemplo de direito tributário. Resumo um livro por vez (gasto uns dois meses em cada matéria, o que reputo tempo satisfatório para aprender uma matéria inteira que muitas vezes não aprendemos na faculdade inteira). Meu lema é: 20 páginas por dia (o que dá de 2 a 3 horas de estudo, mais uma revisão do dia anterior que gasta 15 minutinhos). Fica a minha dica. Espero ter ajudado. Se vc está iniciando a faculdade de direito, comece logo, e não penará tanto após a formatura. Se vc já se formou e está na estrada do concurso há muito tempo, sempre enxugando gelo como eu fazia, trocando de método e material toda hora, pare, concentre-se, adquira um manual só para cada disciplina, escolha o seu concurso, foque, faça os resumos (ou os grifos se preferir - para mim os grifos não funcionam) e revise muito. Estudando assim por bons manuais voltados para concurso vc está estudando a doutrina, a jurisprudência e a lei, pois eles tratam desses três elementos (tripé primordial de concurso público na área jurídica). Não perca seu tempo jogando horas e mais horas na lata do lixo (como dizia o querido professor Pier - há palestras dele no youtube). Não ache que vc está perdendo tempo, pois essa sensação é falsa, fruto da ansiedade que as recentes gerações tem, por conta da velocidade que a internet nos imprime. Vá com calma, faça seus resumos, com uma meta razoável e não sacrificante por dia, e comemore cada meta cumprida diariamente com uma boa noite de sono, atividade física e bons relacionamentos. Não é preciso sacrificar tudo e ficar correndo feito louco, feito rato de gaiola, basta adotar estratégias inteligentes. O concurseiro precisa de paz, e paz se adquire cumprindo pequenas metas diariamente, e descansando a mente no resto do dia. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, intuitivamente eu sinto isso também. Estudar apenas grifando parece deixar a matéria mais fugaz. Muito boa a sua explanação. Obrigado. Nossa vitória chegará!!!

      Excluir
  27. Olá, Eduardo! Bom... Eu prefiro resumir me dar uma sensação de fixação melhor!

    ResponderExcluir
  28. Em regra eu grifo. Mas, para temas de dificil assimilação e temas importantíssimo eu faço o resumo no word, acrescentando partes da doutrina, juris e questões maldosas.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!