//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

DESAFIO CF EM 20 DIAS - BAIXE O SEU

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias foi um sucesso total, com mais de 3.500 participações.  Quem quis...

VAMOS TREINAR! DIREITO CONSTITUCIONAL.

Boa noite, boa madrugada, bom dia meus amigos.
Vamos treinar?
Lembrem: treino difícil, jogo fácil. Às questões:

DIREITO CONSTITUCIONAL
No que tange a poder constituinte, normas constitucionais e controle de constitucionalidade, responda:
13- Aos Municípios Federados, dotados de autonomia, fora outorgado a prerrogativa de elaborar suas próprias leis orgânicas, razão pela qual são titulares do poder constituinte decorrente.
14- A CF de 1988 permite a constitucionalidade superveniente, mas não admitiu a tese da desconstitucionalização.

15- Algumas normas integrantes do ADCT são de eficácia exaurida, entretanto outras estão em plena vigência e eficácia. O ADCT, por ser norma constitucional, pode ser utilizado como parâmetro de controle de constitucionalidade, ao contrário do preâmbulo.
16- O Governador do Estado do Paraná pretende impugnar, via ADI, norma que isenta empresas sediadas em Mato Grosso do Sul do pagamento do ICMS, causando prejuízo aos Município paranaenses fronteiriços com o MS. Nesse caso, pode-se dizer que a ADI não será conhecida, por ilegitimidade do autor, já que a norma impugnada não se refere ao Estado de que é governante. Assim, conclui-se que o governador de Estado pode ser chamado de legitimado-interessado, e não universal.
17- No controle difuso, a clausula de reserva de plenário não é aplicada as Turma Recursais dos Juizados Especiais, nem aos Tribunais de Justiça, quando esses não declarem a inconstitucionalidade da norma, limitando-se a afastar sua incidência.

Em tema de competência constitucional, responda:
18- Cabe privativamente a União legislar sobre registros públicos. Por sua vez, direito financeiro e penitenciário são de competência concorrente.

Em se tratando de ações afirmativas, julgue o seguinte item:
19- As desigualdades, podem ser positivas e negativas. Dentre as primeiras, pode-se citar as ações afirmativas, cujo objetivo é promover a igualdade no futuro, ainda que, no presente, pareçam criar desigualdades. Nesse sentido é que, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional o sistema de cotas para alunos negros em universidades públicas, mas considerou inconstitucional as mesmas quotas para concursos públicos, pois a desigualdade já fora superada com o acesso ao nível superior de ensino.
Quanto ao Processo Legislativo e Poder Legislativo, responda:
20- As emendas constitucionais estão sujeitas a limitações formais, materiais e circunstancias, mas não a limitações temporais. Do mesmo modo, não há que se falar em limitações implícitas, pois a limitação ao poder constituinte de reforma há de ser expresso, a fim de não contrariar a soberania popular.
21- Parlamentares Federais serão processados e julgados, em crimes comuns, pelo STF, mas, com o término do mandato aquela Corte deverá remeter os autos a primeira instância, declarando a nulidade do que foi então praticado em homenagem ao princípio da identidade física do juiz.
22- É vedada a edição de medida provisória que verse sobre direito penal, processual penal, civil e processual civil.

Segundo entendimento do STF:
23- O número de Deputados Federais deve ser fixado por meio de Lei Complementar, não podendo ser feito pelo TSE via resolução.

Quanto a AGU, julgue os itens a seguir:
24- A AGU representa em juízo a União, mas somente presta consultoria jurídica ao Poder Executivo. Nesse sentido, a AGU atuará em juízo na defesa de ato praticado por um TRF, por exemplo, mas não prestará consultoria a esse Tribunal em procedimento licitatório por ele conduzido.

25- A Advocacia-Geral da União, formada por quatro carreiras distintas, é dirigida pelo Advogado-Geral da União, membro de uma delas. Ao AGU competente a defesa da presunção de constitucionalidade da norma no controle abstrato de constitucionalidade.
Segue o gabarito:
13
E, o poder constituinte decorrente é exclusividade dos Estados-membros. Os Município são autônomos, mas estão duplamente subordinados.
14
E, ambas as teorias não foram aceitas pela nova ordem constitucional. A desconstitucionalização é o fenômeno pelo qual a constituição anterior seria recepcionada como lei ordinária, o que não é aceito. 

15
C
16
E, pois há pertinência temática, razão pela qual pode impugnar lei de outro ente federativo.
17
E, pois a parte final é contrária súmula Vinculante nº 10.
18
C
19
E, a lei LEI Nº 12.990, DE 9 JUNHO DE 2014., sequer teve sua constitucionalidade questionada. Atenção para essa lei.
20
E, pois há limitações implícitas, quais sejam, a proibição de alterar a titularidade do poder constituinte originário e do poder constituinte derivado. Veda-se, ainda a dupla revisão. 
21
E, pois não há nulidade. Os atos praticados pelo juízo então competente são válidos. 
22
E, não havendo limitação no que tange a direito civil.
23
C
24
C
25
E, pois o AGU é de livre nomeação do Presidente da República.
Bons estudos meus amigos. Bom final de semana a todos. 
Eduardo

1 comentários:

  1. acertei 10 das 13 questões, mas confesso que a grande maioria foi por "osmose" e agora Edu! kkkk

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!