Bom dia meus amigos, com um viva a Democracia (independentemente de sua posição política). Agora é hora de respeitar o desejo da maioria, fomentar o republicanismo e reestabelecer as amizades.
Pois bem, ano que vem teremos um governo do Partido dos Trabalhadores, e alguns alunos me perguntaram como isso impacta os concursos públicos federais.
Nesse sentido, quanto aos concursos de Tribunais e Ministério Público o impacto não há de ser significativo, pois esses órgãos possuem autonomia constitucional e seguirão seus fluxos normalmente. Além disso, não espero grande ampliação dos quadros, isso porque ao que parece uma das pautas será também uma maior responsabilidade fiscal. Assim, quem vai fazer a prova do MPF pode ter a expectativa de nomeação, assim como quem vem estudando para a Magis Federal pode continuar normalmente.
Os concursos do Executivo Federal na seara jurídica também não devem ser impactados, pois o PT tradicionalmente repôs e ampliou os quadros da AGU, por exemplo. Os concursos da polícia federal acredito que devem demorar um pouco mais, pois o anterior governo priorizou essa instituição e realizou dois grandes concursos, de forma que os quadros estão bem compostos e há concurso em vigor. Já a DPU acredito ganhe mais força política e tem mais chances de ter outro concurso em breve. Meu foco, no executivo na área jurídica, seria AGU com certeza, e DPU em segundo plano.
Por outro lado, e agora apenas tangenciando a área jurídica, concursos da área de fiscalização ganham muita força, pois vários órgãos tiveram grande defasagem na atual gestão. IBAMA, INCRA, INSS, CGU, fiscalização do trabalho etc devem ser fortalecidos em realizar bons concursos. Também as Universidades Federais devem trazer boas oportunidades.
Mais que isso, espera-se uma reforma administrativa menos prejudicial aos atuais servidores e menos onerosa aos futuros, mantendo-se as principais garantias conquistadas na CF 88. Uma reforma administrativa feita por um governo de direita naturalmente seria mais onerosa do que uma feita por um governo de esquerda. Mas esse ponto ainda precisamos esperar para ter maiores definições.
Por fim, os governos do PT sempre foram comprometidos em manter o padrão remuneratório dos servidores, concedendo reajustes iguais ou próximos da inflação, o que não ocorreu na última gestão. Então a tendência é de fortalecimento remuneratório.
Enfim, meus amigos, a vida do concurseiro segue do mesmo jeito e com as mesmas expectativas. Continuem os estudos, pois a carreira jurídica continua e continuará sendo uma ótima opção.
Bons estudos.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua interação é fundamental para nós!