Fala pessoal, tudo bem.
Hoje a questão é, O QUE EU FARIA SE ESTIVESSE COM EDITAL DE MAGISTRATURA ABERTO?
Pois bem, eu faria o seguinte:
1- Faria as últimas provas da banca escolhida. Faria as 4 ou 5 últimas provas da banca contratada para o meu concurso. Isso é muito importante para já dar uma mapeada nos temas prediletos da banca e para identificar se algum tema tem cobrança mais aprofundada e recorrente.
2- Leria muito a lei seca. Pelo menos 02h a 03h diárias até a data da prova. Todos os dias e sem falta. Focaria nos grandes códigos e nas leis mais relevantes, sem ler aquelas de baixa cobrança. Ex: leria o CC, CP, CPP, LEP e não leria as leis uniformes de Genebra ou a Lei de Direito Autoral.
3- Leria muita jurisprudência consolidada, principalmente as súmulas e teses do STF/STJ. Faria isso todos os dias, cerca de 1h a 2h diárias, para memorizar mesmo. Se a Banca for o CEBRASPE essa meta é ainda mais relevante.
4- Leria doutrina/PDF/Sinopse apenas pontualmente para temas que não houver amplo domínio. Revisaria pontualmente os temas mais relevantes e que ainda tenho dúvidas. Extrairia o núcleo duro de cada matéria e veria o que eu não sei bem dentro daquele universo de tema. Focaria nos temas certos de prova, e que eu ainda não domino.
Isso, claro, é uma orientação de reta final para alunos que possuem uma boa base.
Se o aluno é iniciante ou tem uma base muito fraca, focar na lei seca e na jurisprudência não tende a resolver não.
Eu seguiria essas dicas se já estivesse na casa dos 65 a 70% em provas anteriores e com edital aberto. Menos que isso, recomendo um estudo de médio a longo prazo e não de reta final pós-edital.
Espero ter ajudado. Boa quinta todos.
Eduardo, em 21/07/2022
No instagram @eduardorgoncalves
Você sempre ajuda, mestre! Dica maravilhosa! Que Deus o abençõe!
ResponderExcluir