Dicas diárias de aprovados.

O CONCURSEIRO PERFECCIONISTA

Olá meus amigos bom dia a todos. 

Eduardo quem escreve nesse domingão, com um tema interessante: o perfeccionismo nos estudos

A busca pela perfeição pode sim te atrapalhar e fazer com que você seja seu maior inimigo até a aprovação. 

Digo com muita propriedade: nenhuma caminhada até o cargo público é perfeita, todo aprovado já cometeu erros e tinha dias que não rendida. Isso faz parte do processo. 

Como disse a Calila Galvão "Um concurseiro perfeccionista não consegue iniciar os estudos se tudo não estiver ocorrendo da maneira idealizada por ele. São as diversas canetas coloridas, a letra perfeita, organização no material, uma mesa e uma cadeira na altura ideal e assim por diante. Se tudo isso não estiver de acordo, ele se frustra e deixa para depois. Para ele, a frase “feito é melhor do que perfeito” não existe". 

Assim, meu caros, lembrem-se que vocês vão errar muito nessa caminhada, e errar faz parte do processo e temos que aprender com essas falhas. 

E mais, vocês vão reprovar, pois quem não reprova dificilmente é aprovado. A reprovação faz parte da caminhada. 

O perfeccionista não faz prova achando que não está preparado. Nunca vai achar que vai estar e sua jornada será muito mais longa. 

Desencane! Teste-se! Faça provas! Reprove. Reprove de novo. Corrija os erros. Reprove novamente. Seja aprovado.

O importante é tirar de cada erro uma lição, isso é muito melhor do que buscar a perfeição sozinho. 

Outro detalhe que chama a atenção é que o perfeccionista tende a achar que é o sabidão, que é auto-suficiente e não precisa de ajuda. Meus amigos, a aprovação deixa pegadas e se você não for atrás dessas pegadas, de algumas estratégias, você vai ficar para trás estudando para concurso como faziam na década de 90.

Sim, por melhor que você se julgue busque as orientações básicas de quem já chegou lá. Nesse ponto, ajudamos com o blog e com o Meu Esquematizado. 

E mais, se você está tentando e não evolui, busque ajuda de quem foi aprovado no cargo que você deseja. Uma simples conversa pode abrir sua mente. 

Outro lado ruim do concurseiro perfeccionista é se frustar quando não bate as metas. O concurseiro leva isso para o dia seguinte e não rende novamente. Vira uma bola de neve de frustrações. 

Então se contente pois nem todo dia é perfeito, e cada dia é uma nova oportunidade para fazermos nosso melhor. 

Concordo com a Calila mais uma vez: Construir uma imagem como essa de um estudante para tentar melhorar um pouco todos os dias tudo bem. Porém, o concurseiro perfeccionista não faz nada se tudo não sair conforme o figurino. Além disso, ele está sempre em busca da forma ideal de estudo, de uma técnica perfeita que nunca conseguirá encontrar e nada será suficiente.

Organize-se o máximo possível. Mas se algo fugir do seu controle tudo bem. Estude do jeito que der e planeje-se para melhorar no dia seguinte. 

Se reprovou hoje, use essa reprovação a seu favor, veja seus erros, pontos fortes e fracos, mas não desista de fazer provas. 

Crie uma rotina. Mantenha-se nela. Mas se um dia não der certo, faz do jeito que der mesmo, mas faça! 

Estamos juntos. 

Eduardo, em 14/06/2020
No instagram @eduardorgoncalves

1 comentários:

  1. Seu blog, posts diversos e dicas nos ajudam, renovam as esperanças e inspiram bastante! Que Deus o abençoe. Muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!