Dicas diárias de aprovados.

ESTUDANDO A DOUTRINA - COMO SER MAIS EFICAZ NOS ESTUDOS - PIRÂMIDE DE GLASSER


Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.

Em uma postagem minha anterior no site, eu expliquei para vocês sobre como é importante ler, revisar e até fazer aquelas notas de rodapé no nosso material doutrinário, ao longo da nossa preparação para concursos!

Eu sempre lia meus cadernos de curso, sublinhava os pontos mais importantes (às vezes até com cores distintas: verde o que era importante para a Defensoria e vermelho o que era uma posição interessante para a acusação) e focava em revisões periódicas.

Em pontos da matéria que eram mais complicados, que eu precisava decorar alguma informação ou organizar melhor na minha cabeça aquele conteúdo, eu aproveitava a própria página do meu caderno para escrever no rodapé ou no cabeçalho alguma informação importante ou um mapa mental (se não tinha espaço na folha de caderno, colava um post it no canto da página).

Eu trouxe para vocês a seguinte informação: quem estuda o seu material uma primeira vez consegue absorver só 10% do conteúdo, de modo que é importante revisarmos, traçarmos esquemas no nosso material e, em alguns casos, se não tivermos base em alguma matéria, vale também fazer uma isolada em algum curso de vídeo-aulas para sanar lacunas e fortalecer suas bases.

Mas Rafael, aonde você viu isso?

Pois bem turma! Vocês conhecem William Glasser?

William Glasser foi um Psicoterapeuta cujos estudos inovadores no campo da consultoria individual, ambientes de trabalho e escolares, escolhas pessoais, responsabilidade e transformação pessoal, formam uma base para experimentos e estudos acadêmicos até os dias de hoje.

Nascido em Cleveland e se formado na Case Western Reserve University, Glasser fez diversos experimentos clínicos no campo da educação e aprendizado, o que o levou, mais tarde, à conhecida pirâmide que leva o nome desse acadêmico.

Mas que pirâmide é essa Rafael?

Essa figura abaixo, conhecida como Pirâmide de Glasser, foi onde fundamentei minha postagem anterior aqui no site do Eduardo Gonçalves e que trabalha com a porcentagem que conseguimos absorver de conhecimento quando lemos um conteúdo, quando escutamos, observamos e etc.



Por isso que digo que estudar por materiais e livros é bom e pode nos ajudar a ganhar tempo, mas temos que reler, às vezes até ler em voz alta algum ponto mais difícil de entender, rascunhar uma nota de rodapé na página ou um mapa mental ou organização.

Ao fazermos isso, aumentamos nossa taxa de absorção do conteúdo.

Percebam que, até 50% de aprendizagem, assumimos uma postura passiva (lemos, escutamos, vemos e ouvimos...). Após essa margem, quando discutimos, conversamos, reproduzimos, escrevemos, dentre outras atividades, assumimos uma postura ativa, o que aumenta a nossa taxa de captação da matéria.

Portanto, o estudo da doutrina é importante sim! Contudo, devemos saber estudar corretamente a doutrina. Não é apenas ler e fechar o livro. A revisão, a marcação do texto, até com cores diferentes para identificarmos as distintas posições doutrinárias, as anotações de canto de página, tudo isso ajuda a absorver mais conteúdo.

Vejam, não sou eu que falo isso! É William Glasser que dizia, sendo que ele fez diversos experimentos clínicos buscando estudar o aprendizado nas escolas e universidades, como funcionava a mente humana e a nossa capacidade de aprender novos conteúdos.

Essa pesquisa é aplicável também no campo dos concursos! Por isso, aproveitem a informação aqui trazida para refletir sobre a rotina de estudos de vocês e para turbinar a sua preparação!

Qualquer dúvida estou à disposição no site do Clique Juris e nos contatos abaixo.
Abraço a todos e até a próxima!

Rafael Bravo                                                                      Em 17/02/2020.


Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!