Dicas diárias de aprovados.

E AÍ SABE O QUE É GREENWASHING OU LAVAGEM VERDE?

Oi amigos, bom dia a todos. 

Hoje vamos falar de um tema de direito ambiental e do consumidor e gostaria que vocês imaginassem ele na prova oral de vocês. 

Pois então, quem leu o blog vai acertar. 

CANDIDATO, O QUE É GREENWASHING OU VALAGEM VERDE? 

Pois bem, vamos a resposta. 

O “greenwashing” (“lavagem verde”, “maquiagem verde”), trata-se do processo de mascaramento/maquiagem de práticas degradadoras do meio ambiente por intermédio da utilização de recursos de marketing, levando o consumidor, envolto em uma sociedade líquida hipercomplexa (Bauman), a crer estar diante do produto sustentável, quando, na verdade, medidas sérias, reais e concretas para minimizar problemas ambientais e sociais não são efetivamente tomadas. 

Nesse diapasão, como exemplos, podem ser citadas as seguintes expressões: “amigo do meio ambiente”, “produto verde”, “não polui a camada de ozônio”, “ecologicamente correto”, utilizadas, não raras vezes, por algumas empresas, para amoitar os malefícios ambientais dos produtos/serviços, angariando a simpatia da sociedade, mormente consumidores, e levando-a a engodo. 
Desta feita, percebe-se, em síntese, que o termo em testilha engloba situação em que se promove uma imagem ambiental positiva, a qual, entretanto, não corresponde à realidade. 
Tal conceito tem reflexos na seara, principalmente, do direito ambiental (importante rememorar os princípios que orientam tal ramo do direito, como o princípio da informação e o princípio do desenvolvimento sustentável) e do direito do consumidor, podendo, inclusive, caracterizar-se como propaganda enganosa (art.  37, § 1.°, do CDC). 
<<<<<<<<<< Fontes para elaboração da resposta: Manual de Direito Difusos. Edilson Vitorelli e outros; material pessoal; artigos científicos publicados na rede mundial de computadores.

Lenize Lunardi, em 30/01/2020
No instagram @lenizelunardi

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!