Dicas diárias de aprovados.

A IMPORTÂNCIA DE COMEÇAR A ESTUDAR O MAIS CEDO POSSÍVEL

Olá queridos, bom dia de domingo a todos! 

Hoje me perguntaram: quando começar a estudar para concursos? Qual a melhor hora de começar?

Eu, então, respondi. A nota de corte do último concurso do MP/SP foi 82 pontos (de 100 possíveis). Já a aprovação para a segunda fase do TJ/SP foi de 79 pontos. Tire suas conclusões...

Saibam que essa pontuação alta não é exclusiva do Estado de SP. Em outros Estados a nota está perto dos 75 pontos, sendo praticamente impossível ir para uma segunda fase hoje com menos de 70% de acertos. 

Ou seja, hoje os concursos são nacionais (concorridos por candidatos do Brasil todo) e o conhecimento muito democrático, ou seja, hoje a maioria das pessoas tem acesso à material certo e de qualidade. 

Isso teve uma consequência: o aumento da nota de corte de todos os concurso. O aumento significativo. Na minha época 67% era segunda fase certa, hoje só com muita sorte e no limite (e olhe lá). 

Agora a informação mais dura dessa postagem: chegar a 70%, 75% e 80% é muito difícil e leva anos de estudos. Não é do dia para a noite, as vezes encalhamos nos 60%, depois nos 65%. Passar a margem dos 70% então leva pelo menos 03 anos e, a partir daí, a subida é ainda mais lenta (como regra). 

Então comece logo, comece amanhã, comece ainda na faculdade, pois a concorrência é tremenda e quanto antes começar, antes vai chegar no nível dos candidatos com chance de aprovação. 

Hoje percebo que meu maior acerto foi começar no segundo ano da faculdade, e o maior arrependimento da maioria dos meus alunos é não ter começado na faculdade. 

Muita gente acha que na faculdade só deve estudar para a OAB, e aí está mais um erro. Passar na OAB não significa praticamente nada para fins de concurso. OAB se passa sem concorrência e com 50% de acerto. Concurso, primeira fase, é cerca de 70% havendo notícias de candidatos que acertaram 90% para Tribunais e não foram nomeados. 

Então na faculdade já comece a estudar para concurso, e não para a OAB. Não tenha a OAB como seu parâmetro, pois quando se formar certamente terá decepções. Se o parâmetro é baixo, a exigência tende a ser também menor e o resultado menos expressivo. 

Não estudou na faculdade? Não tem problema, comece hoje, quanto antes entrar na fila antes você sai dela também. 

Apenas coloque na sua cabeça: não há mágica, nem milagre, mas sim tempo e muito estudo. Dê tempo ao tempo que a aprovação virá. Não em 01 ano, talvez nem em 02 anos, mas a partir do terceiro ano suas chances já serão muito boas se fizer tudo corretamente. 

Boa semana amigos. 

Eduardo, em 20/10/2019
No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Eduardo, minha dúvida é algo bem pessoal, mas espero que possa ajudar. Eu venho patinando nos estudos há um bom tempo (cerca de 4 anos), nunca estudei com disciplina e constância, só lia o que me interessava, deixava muitas matérias e lei seca de lado, enfim, uma infinidade de erros.
    Agora decidi recomeçar. Já havia comprado o esquematizado para MPSP esse ano, estou com ele aqui. A minha dúvida é fazer o curso anual do G7 ou fazer o Vipjus e ficar só nos livros. Caso não conheça, Vipjus é um programa de acompanhamento em que todos os dias eles dão as metas destrinchadas (por ex: ler da pág. tal a tal do livro X e pág. tal a tal do livro Y). Além disso, simulados objetivos e dissertativos/peças aos finais de semana. Vídeo-aula sempre me deixou ansiosa devido à minha própria indisciplina (virava uma bola de neve de atraso). Fiz Ênfase para MPF em 2015, mas se aproveitei 1/10 do curso foi muito. Depois disso só fiz uns cursos de reta final para concursos aleatórios que saíram.
    O que vc faria para recomeçar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma situação minha. Acho que no nosso caso o negócio é não fazer nada e só focar nos livros mesmo. Infelizmente :/

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!