Dicas diárias de aprovados.

5 DICAS DE COMO MANTER A BLINDAGEM NECESSÁRIA À APROVAÇÃO NOS CONCURSOS

Olá, queridos! Dominoni por aqui nesse segunda-feira!
Como estão os estudos? Espero que estejam aproveitando… Os concursos estão bombando...
Hoje trago algumas técnicas que entendo fundamentais para nos mantermos blindados para ser aprovado!
Uma das coisas mais importantes no processo de preparação em alto nível para concursos públicos é a mentalidade do aprovado. Todos…invariavelmente todos os colegas que passam para concursos têm uma mente forte, uma mente voltada para a aprovação, focada no resultado vencedor. Isso eu pude observar nos meus mais de 20 anos acompanhando a preparação (e me preparando) para concursos públicos.
Mas a pergunta que não quer calar é: Dominoni, como eu faço para ter essa mentalidade vencedora? Como eu faço para me blindar?
Pessoal, quantos de vocês não conhecem aquela pessoa negativa, que vive reclamando da vida? E das injustiças dos concursos? E que não avalia direito…e que é muito decoreba…e que é muito cansativo…e que é coisa de maluco ficar estudando tanto (dia desses peguei um Uber e aproveitei para reler uma apostila de Direitos da Personalidade enquanto ficava no engarrafamento. Daí o motorista: “vai ter prova de civil hoje? Eu sou pós graduado em Processo Civil! Fiz com o Alexandre Câmara…”. Daí falei que não, que estava estudando para incrementar um material que estamos elaborando para os alunos do meu curso, etc. Pronto… começou a meter o malho em concursos públicos, que não conseguia ficar estudando nem 2 horas seguidas…uma negatividade só…)
Mas enfim, a primeira dica é: afaste-se das pessoas negativas! Se não for possível, mude de assunto todas as vezes que ela começar o processo! Simplesmente isso suga as nossas energias! Não permita que isso aconteça.
Segunda dica (e esse fator não influenciou a minha preparação, graças a Deus!): afaste-se das redes sociais! Se você gastar 20 minutos no Face, 20 no Insta e 20 no Zap – pronto! Você perdeu 1 hora de estudos! E isso é muita coisa, gente! Principalmente para quem trabalha, tem família…nossa! De segunda a sexta são 5 horas! Não dá para perder esse tempo, pessoal! Separe 15 minutos no meio do dia e 15 no final para isso e basta! Mas Dominoni, não consigo ler tudo nem do zap nesse tempo! Pois fique sem ler!!!!! O que não pode ficar sem ler são os informativos da semana do STJ e do STF! São escolhas que devem ser feitas! E escolha o certo, o que te leva para perto do teu objetivo final!!!!
Terceiro: você é a média das 5 pessoas com as quais você anda (se relaciona mais proximamente). Queridos, isso é uma verdade absoluta em tudo na vida – e nos concursos idem! Quem nunca ouviu falar no “diga-me com quem andas que te direi quem és?” Pois é a mesma coisa. Se você está focado no processo de aprovação, aproxime-se de quem está na mesma “vibe” (pra usar um vocabulário da moda…rsrsr). Se está começando um relacionamento agora, veja se o rapaz ou a moça são estudiosos (pode até não estar estudando para concursos, mas se for dedicado aos estudos vai te entender quando você preferir pedir a pizza em casa a sair e perder tempo no deslocamento até a pizzaria…). Do contrário, não vai entender muito bem onde dói, e não terá, muito provavelmente, a paciência necessária.
Quarto: não dê ouvidos às histórias de insucesso alheias! Cada um tem a sua história… a história a ser construída. É claro que você deve ver o que as outras pessoas fizeram para serem aprovadas (aprender com os acertos alheios abrevia o caminho da aprovação), mas não permita que o insucesso alheio atrapalhe teus planos. Lembro de um colega de TJRJ que me encontrou quando eu estava aprovado para as orais da DPE e da AGU. E ele disse: “lembra do Zé? (um colega comum). Pois foi reprovado nas orais do MPRJ e largou essa vidinha de concurso!!!” Porra!!!! Tem necessidade disso? Mas eu dei mole pois sabia que ele era negativo, e parei para conversar um pouco. Tinha de falar somente um olá, e pronto! Melhor sair de antipático do que ficar contaminado (é essa palavra mesmo que quero utilizar) por algumas horas pensando que o que aconteceu com o Zé poderia acontecer comigo também… Isso nas vésperas das orais que eu faria não foi muito bom...
Quinto: quanto mais focado no resultado positivo você estiver, menos influências externas você terá! Isso é líquido e certo! Quando estamos focados no processo a gente não pensa em outra coisa, senão passar! Quanto mais fechado nisso você estiver, menos disperso você estará. As pessoas vão se sentir constrangidas em te incomodar. Em casa os familiares vão permitir que você estude cada vez mais. A conta que as pessoas fazem é a seguinte: ele está tão focado, tão confiante que eu vou respeitar. Se você se respeita nos teus estudos, no teu planejamento, na fixação das tuas metas e no cumprimento delas, as pessoas que estão ao teu redor irão te respeitar. Experimente acordar antes de todos de casa para estudar uma hora antes do planejado para ver o efeito que isso tem. Na porta do meu gabinete tem a inscrição – ENTRE SEM BATER. Se eu estou concentrado lendo um livro, ou com folhas impressas estudando para uma audiência, vocês precisam ver a cara de constrangimento que outros Defensores ficam, ou os estagiários, ou o pessoal da limpeza para entrar. A maioria pergunta se pode entrar. E não é por nada não! É porque as pessoas respeitam quem se mostra concentrado no que faz. Essa é a grande verdade…
Queridos, esse era o papo que eu queria trocar com vocês nessa segunda-feira.
Vamos em frente e contem comigo nessa jornada!
Dominoni
@dominoni.marco (Instagram) e no face (@marcodominoni.com.br).
www.marcodominoni.com.br
www.cursocliquejuris.com.br
PS.: gostou da postagem? Curta, compartilhe, comente, marque seus amigos que estão nessa jornada com vocês. Ela pode ser útil pra eles também. 

11 comentários:

  1. Muito obrigada pela mensagem, Dominoni!!!

    ps1: nao precisa postar no site, mas so p registrar a minha gratidão! =)

    ps2: o blog é minha leitura diária!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ! Fundamental !

    ResponderExcluir
  3. Gratidão, esse site é o melhor, sempre indico aos colegas.

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço o retorno, pessoal!!!!! Vcs são top
    !!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Estudo há um tempo em tenho experiência em "sair" de fininho... mas a questão de impor respeito aos familiares está (momentaneamente) me prejudicando muito!! Eu precisava ler isto!! Obrigada de coração Dominoni!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei! Foi o texto que mais bateu em mim, pois por vezes me vejo influenciada pelas histórias de insucesso alheias, que prejudica muito a minha força de seguir nos estudos. Muito obrigada! Vou até imprimir pra ler sempre!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!