Dicas diárias de aprovados.

DPE-MG SAIU! E AGORA? COMO SE PREPARAR E DICAS


Bom dia turma do site do Edu! Um bom início de semana para todos, com muito estudo, foco e determinação!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br).

Uma boa notícia que tivemos recentemente foi a publicação do edital do esperado concurso da DPE-MG. Agora é hora de acelerar os estudos para esse concurso, ler e estudar o edital para montar sua estratégia e cronograma para sua preparação.

Aproveitando que estamos falando de concursos da Defensoria, agora na primeira quinzena de fevereiro teremos a publicação do edital da DPE-SP (recebi informações nesse sentido e acredito que de fevereiro não passa...o edital será publicado em breve)! É possível estudar para ambos os concursos, de modo que você deve focar sim no conteúdo básico cobrado em ambos os concursos. O que for peculiar de cada certame, podemos estudar quando estivermos mais próximo da prova. Caso tenham dúvida, mandem mensagem para o meu e-mail (que se encontra no final desse texto) que eu faço uma live no instagram explicando a estratégia.

Ainda, sobre DPE-SP, leiam as minhas postagens aqui no site do Edu sobre esse concurso e o que eu já adiantei para vocês! Segue um link de uma das postagens:
http://www.eduardorgoncalves.com.br/2018/10/dpe-sp-vai-sair-concurso-dicas-para.html

Depois desse breve parêntesis sobre a DPE-SP, gostaria de hoje de tratar sobre a DPE-MG, pois já temos edital publicado na praça e a prova será dia 26/05, de modo que o aluno possui um bom tempo para se preparar.

Os alunos, de um modo geral, me perguntam sobre como organizar meu tempo de estudo e quais matérias priorizar.

Pessoal, vamos destacar, inicialmente, quantas disciplinas e quantas questões teremos que enfrentar na 1ª fase! No total, são 10 matérias (ou 13 se considerarmos empresarial, financeiro e tributário como autônomos) e 100 questões, sendo que o peso é praticamente o mesmo para cada disciplina.
Vamos ao quadro esquemático!
DISCIPLINA
Nº DE QUESTÕES
Direito Constitucional, financeiro e tributário
10
Direito Administrativo
10
Direito Penal
10
Direito Processual Penal
10
Direito Civil e Empresarial
10
Direito Processual Civil
10
Princípios Institucionais
10
Direitos Humanos
10
Legislação Especial
10
Direito da Execução Penal
10
TOTAL
100 QUESTÕES

A ideia pessoal é estudarmos todas as matérias, priorizando sempre as disciplinas básicas (Constitucional, Administrativo, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal e Direitos Humanos).
Para ajuda-los a visualizar melhor e para que cada um possa montar sua estratégia, vou montar um quadro horário de estudos que possa auxiliar a organizar o seu tempo! O quadro leva em conta quem possui no mínimo 4 horas líquidas de estudo por dia, ok? Vamos ao esquema!
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Constitucional
Civil
Penal
Administrativo
Direitos Humanos
Administrativo
Proc. Civil
Proc. Penal
Fin. e Trib.
Legisl. Especial

Rafael, e sábado e domingo? Fico em casa descansando? Claro que não turma! Edital na praça significa que é hora de darmos o sangue! Sem sacrifício não há vitória! O fim de semana também foi feito para estudar na reta final! Vamos ao esquema do fim de semana!
Sábado
Domingo
Execução Penal
Podemos fazer uma prova antiga da DPE, questões da FUNDEP ou leitura de Informativos e Súmulas
Legislação Especial/Princípios Institucionais
Informativos e Súmulas

Pessoal, no sábado podemos incluir as disciplinas restantes ou, caso entenda necessário, podemos fazer um reforço em Penal e Civil, pois o conteúdo programático é mais extenso.

A parte referente a princípios institucionais não é tão complicado de estudar e o conteúdo não é vasto, de modo que podemos revezar: um sábado você estuda legislação especial e no outro sábado você pode ler a parte de princípios.

Outra estratégia é você deixar para estudar execução penal e princípios quando estiver mais próximo da prova e utilizar sábado para estudar disciplinas com conteúdo programático mais vasto ou que você repute estar atrasado na leitura.

Vale lembrar pessoal que o estudo da legislação especial e execução penal deve priorizar a leitura da lei! Na verdade, para a primeira fase objetiva, é sempre importante lermos a legislação de todas as matérias, principalmente da Constituição (o estudo de financeiro e tributário vai focar na parte constitucional dessas matérias). Mas se for focar em doutrina nas disciplinas básicas, estude legislação especial e execução penal focando na leitura da lei.

Pessoal, essas são algumas dicas mais primordiais que posso aqui passar para vocês! Espero que todos tenham sucesso nesse concurso! Muitos candidatos irão para a 2ª fase (300 colocados) de modo que pode ser uma boa oportunidade para quem nunca passou para a prova discursiva! Estudem com garra e foco!

Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail e instagram! Sucesso para todos e bom estudo!

Rafael Bravo                                                                              em 28/01/2019
Instagram: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

2 comentários:

  1. Prova 26/05.

    https://www.defensoria.mg.def.br/wp-content/uploads/2019/01/Edital-retificação-n°-01-2019-1.pdf

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!