Dicas diárias de aprovados.

BIBLIOGRAFIA DELTA - CONCURSO PARA DELEGADO - Postagem de Rafael Bravo


Olá pessoal que acompanha o blog do Edu!

Aqui é Rafael Bravo, editor do blog e professor no Curso Clique Juris!

Hoje gostaria de trazer para vocês algumas indicações de livros que geralmente passo para os meus alunos do coaching carreiras policiais! Para quem tem interesse, é um projeto bem legal, com vídeo de temas relevantes, lives e conta com a participação de outros professores!Quem tiver interesse, a 2ª turma será lançada em breve!

O que sempre oriento é que tenha em mãos um material resumido, um caderno de curso, resumos de aulas, para que você possa ganhar tempo nos estudos. O livro de doutrina, que é uma leitura mais densa, demorada, eu recomendo que utilize apenas para sanar lacunas no seu material, tirar dúvidas ou aprofundar um tema.

Portanto, para quem se prepara para Delegado de Polícia a lógica dos estudos é a mesma, sendo que devemos atentar apenas para as disciplinas que costumam cair em prova.

Analisando diversos editais, podemos constatar que as matérias básicas para os concursos de Delegado são Constitucional, Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal. Essas disciplinas devem estar no sangue do candidato! Outras como criminologia e Medicina legal também devem ser estudadas, em que pese não cair em todos os editais.

Agora, existem outras disciplinas que podem ser cobradas?

Sim pessoal! Na prova do Mato Grosso do Sul, por exemplo, foram cobradas questões de Direito Civil e Direitos Humanos! No Rio Grande do Sul, tivemos questões envolvendo Direitos Humanos, Direito Civil, Criminologia e Medicina Legal. Em Sergipe, tivemos empresaria, ambiental e tributário! Enfim, é certo que, dependendo do edital, teremos peculiaridades!

Contudo, o certo é que as disciplinas bases para o concurso de Delta são Constitucional, Administrativo, Direito Penal, Criminologia, Direito Processual Penal e Medicina Legal.

Mas, por cautela, irei indicar obras de outras disciplinas, pois acredito que o aluno pode inserir o estudo de outras matérias na sua rotina, mantendo um peso menor para elas e um peso maior para as que mais caem nas provas!

Em alguns momentos eu indicarei também uma outra opção de livro, caso alguém queira adquirir uma outra fonte de consulta. Mas vale lembrar que não é para ler duas obras da mesma disciplina! Temos que focar apenas no livro que mais gostamos da leitura!

DIREITO PENAL – PARTE GERAL –aqui nessa matéria você terá de ler um bom livro de parte geral. Rogério Greco é o que indico, tanto para o estudo da parte geral, quanto par ao estudo da parte especial. Um livro bom e didático também é do Cleber Masson e ele pode servir como uma fonte de consulta.

DIREITO PENAL – PARTE ESPECIAL –Em relação à parte especial, indico os demais volumes da coleção do prof. Rogério Greco!

DIREITO PENAL – LEIS PENAIS ESPECIAIS Indico o livro do mestre Gabriel Habib, da Juspodivm, que é bem completo e objetivo, abordando jurisprudência, legislação e doutrina.

CRIMINOLOGIA –Manual de Criminologia – Nestor Penteado Filho ou o Livro do Eduardo Viana, da editora Juspodivm (Criminologia para Concursos).

MEDICINA LEGAL - indico o livro Medicina Legal e Noções de Criminalística, da Neusa Bittar, da editora Juspodivm. É um livro bem objetivo, fácil de ler e abrange todo conteúdo necessário para a prova da Delta, com uma boa profundidade.

DIREITO PROCESSUAL PENAL – outra matéria que não dá para brincar. Entretanto, diferentemente de penal, aqui indico uma Sinopse para ajudar a ganhar tempo nos estudos. Adquiram os volumes 7 e 8 da coleção Sinopses para Concursos, da editora Juspodivm. As sinopses são de autoria do prof. Leonardo Barreto Moreira Alves e elas possuem um bom aprofundamento para a prova da 1ª fase.
Caso queria ter um livro de doutrina mais denso, apenas para fins de consulta, indico também o livro do prof. Renato Brasileiro.

DIREITO ADMINISTRATIVO – Indico como leitura básica o Curso de Direito Administrativo - Dirley da Cunha Jr., que é uma obra bem completa e objetiva!
Caso queria ter uma segunda fonte de consulta (não é para ler dois livros!), indico outras obras conhecidas no mundo dos concursos, como os livros dos professores Matheus Carvalho, Rafael Oliveira, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, etc. Todos esses manuais são bons e esquematizados para concursos. Adote um deles. Veja qual leitura lhe agrada mais e foquem só nesse livro escolhido por vocês.

DIREITO CONSTITUCIONAL Direito Constitucional Esquematizado, do Pedro Lenza, ou Direito Constitucional Descomplicado, do Vicente e Marcelo. Alguns alunos que gostam de Direito Constitucional às vezes me criticam por passar esses livros por serem básicos e por gostarem de constitucional, mas para concurso é isso...você tem várias matérias para estudar...temos que ir no livro básico e que traga divergências e jurisprudência.

Alguns concursos cobram Civil, Processo Civil e Direitos Humanos, então não custa indicar aqui alguns livros que podem servir como base para os estudos.

DIREITO CIVIL –Manual de Direito Civil, Volume único, do Flávio Tartuce.

DIREITO EMPRESARIAL Direito Empresarial Esquematizado, do André Luiz Santa Cruz Ramos (esse cara eu tive a oportunidade de conhecer. Por ser esquematizado, ele vai direto no ponto que interessa e abrange bem a jurisprudência dos tribunais, traz súmulas e os principais debates, etc.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL – Para o concurso de Delegado, basta a leitura do novo CPC e em caso de dúvida, o aluno pode consultar a doutrina. Nesse caso, indico como doutrina: Manual de Direito Processual Civil do Daniel Amorim Assumpção Neves, volume único, Editora Método. Ótimo e suficiente para a prova. É um livro muito bom e completo. É volume único e está sempre atualizado.
Mas como o livro do Daniel Assumpção é bem grande, recomendo livros mais enxutos para aqueles que acharem uma melhor alternativa como, por exemplo, o livro o Rodolfo Hartmman. Acho que por ter menos páginas podemos ganhar mais tempo com ele.
Outro livro mais objetivo é o Processo Civil Esquematizado, da editora Saraiva, do Marcos Vinícius Rios Gonçalves.

DIREITOS HUMANOS Indico o Curso de Direitos Humanos do André de Carvalho Ramos. Esse livro é bem completo e ajuda o aluno a ganhar uma boa noção da matéria.


Esses são livros que devem ajudar vocês no caminho da aprovação nos concursos de Delta, lembrando que livro não é verdade absoluta. Veja a leitura do livro antes de adquirí-lo, pois às vezes você pode se identificar com a organização e leitura de outro livro igualmente interessante para concurso.


Abraço e conte comigo!

Rafael Bravo                                                                                      21/01/2019
rafaelbravo.coaching@gmail.com
instagram: @rafaelbravog

2 comentários:

  1. Fiquei com uma dúvida em relação a doutrina de direitos humanos. O livro não seria considerado um pouco mais denso? Será que poderia trocar pelo resumo para concurso da JUSPODIVM? Ou pela sinopse da mesma editora?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!