Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO PARA DICAS, SORTEIOS, LIVES, NOTÍCIAS E MUITO MAIS

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI

COMO ESTUDAR NO RÉVEILLON! DICAS PARA O ANO NOVO!!


Olá pessoal! Tudo certo?

Primeiramente desejo a todos um 2019 de muita paz, alegria e sucesso! Que vocês alcancem a sonhada aprovação e tudo que desejam!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site, professor e coach no Curso Clique Juris – CCJ (www.cursocliquejuris.com.br).

Alguns alunos e concurseiros sempre me perguntam como estudar nessa época do ano? De fato, temos várias festas, confraternizações, reunião de família, aquela visita do primo ou tia que se hospeda na sua casa para passar o Natal ou Ano Novo etc.

E nem podemos faltar essas reuniões! Quem nunca não passou pela situação de estar perante a família na ceia e aquela tia complicada pergunta na frente de todo mundo: você está só estudando?? Quando vai passar? Quando começa a trabalhar? Já está um bom tempo formado hein?! Rsrs

Esse tipo de situação é comum na vida de vários concurseiros pessoal!
Se você está determinado, passando por um momento de boa produtividade, estudando todos os dias com foco, determinação, passar por esse período pode ser um pouco mais simples. Eu sempre oriento os meus alunos a estudarem o tempo que eles conseguirem estudar!

Se você não vai ajudar na ceia de Ano Novo, estude de manhã! Acorde bem cedo, antes de todos da casa, e já comece a estudar. Se não tem concentração para ler várias páginas de doutrina, leia o que for possível e estude lei seca, jurisprudência ou passe a manhã fazendo exercícios ou uma prova antiga de concurso! Diversificar a atividade na hora de estudar pode ajudar a manter a concentração nessas datas festivas!

O que eu fazia?

Acordava cedo e me organizava para estudar alguma matéria que estava atrasado na leitura, lia informativos e fazia exercícios no dia 31. Na parte da tarde, depois do almoço, confraternizava com a minha família ou, se tivesse um tempo ainda livre para mim, organizava meus materiais de estudos que foram arrecadados ao longo do ano!!

E esse é o ponto que gostaria de chegar!! Se você não tem concentração nesse período do ano, o Réveillon e o espírito de festas acaba fazendo com que seu cérebro te boicote (o nosso cérebro entra no modo férias e acaba dificultando nossa vida para manter a rotina de estudos. Afinal, o que custa ficar dois ou três dias sem estudar, não é verdade?).

Mas o que você pode ganhar estudando nesse período? Essa é a pergunta que temos que fazer! Quando você estuda, mesmo diante de dificuldades e períodos complicados, isso lhe ajuda a manter a motivação, a sensação de dever cumprido, de que você fez o seu melhor, impulsiona você para frente, para que em 2019 você comece o ano motivado!! E isso vale muito! Por outro lado, quando você não estuda e resolve tirar alguns dias de férias, para retomar os estudos depois é mais complicado, você acaba se desmotivando ou aqueles 3 ou 4 dias de descanso no Ano Novo acabam se tornando uma ou duas semanas, dificultando seu retorno para a rotina de concursos! E o pior: você passa o Ano Novo com culpa!

Rafael, e se eu não consigo estudar nesse período? É difícil vencer meu cérebro me boicotando para não estudar!

Aconselho que você então tire o dia para arrumar seu material! Pegue os livros que você leu, seus resumos e fichamentos, aquelas apostilas do cursinho, e coloque tudo em ordem, separado por matéria, organizado de forma cronológica etc. Os livros, tire um tempo para colocar post-its nas partes importantes ou separando o livro por temas (exemplo: controle de constitucionalidade, poder constituinte, classificação das constituições...).

A organização faz parte da vida do concurseiro e te ajuda a alcançar a aprovação mais rápido! Comece 2019 com sua mesa de estudos organizada, com planejamento traçado! Faça um calendário dos concursos que acontecerão em 2019 e que você possui interesse.

Esse tipo de atividade não demanda tanta concentração e esforço como estudar doutrina pesada, por exemplo, e de certa forma lhe ajudará a dar mais um passo no caminho da aprovação, além de dar uma sensação de dever cumprido.

Quando eu enfrentava dificuldades para estudar no dia 01 ou no dia 02 de janeiro, eu tirava uma parte do meu dia para isso: organização do meu material! E se conseguisse, depois dessa arrumação, um pouco mais de foco para estudar, lia informativos, que é uma leitura mais simples, ou fazia alguns exercícios!

Tirar um dia ou dois de descanso é bom? Sim! É importante também ter um período de descanso! Mas se você não teve o rendimento que esperava esse ano ou tem enfrentando dificuldades com motivação, mais vale você tentar estudar nesse período e “saborear” a sensação de dever cumprido! Motive-se a estudar e a começar um 2019 com mais garra nos estudos! Fale para você mesmo que esse ano você conseguirá ser aprovado ou pelo menos irá para a segunda fase nos concursos que você fizer! Coloque uma meta para você, reflita sobre ela nesse período e depois curta sua família e amigos!

Tenha certeza de uma coisa: todo o esforço vale a pena!

Espero que curtam essa dica!! Mandem mensagem se conseguiram estudar e se vocês se sentiram mais motivados estudando no Réveillon, mesmo que apenas 1 ou 2 horas.

Vamos estudar!!
Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                            último dia de 2018!!rs Em 31/12/2018.
www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Eu adoro esse blog vocês escrevem coisas que enchem nossos corações de coragem e vontade de nunca desistir. Felicidades, Deus abençoe a todos nesse ano novo;)))

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.