Dicas diárias de aprovados.

DICA SOBRE COMO ESTUDAR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA




Olá, gente! Como andam os estudos de vocês? Espero que firme e forte!



Hoje a dica é simples, mas por incrível que pareça, muitos alunos acabam tendo dúvida sobre como e quando estudar a legislação específica de um concurso. Se você também tem essa dúvida, sigamos juntos!


Pois bem, primeiro eu vou explicar melhor a que me refiro como “legislação específica”. São aquelas leis, geralmente estaduais/locais, que são cobradas naquele concurso e em nenhum outro. Por exemplo, quando eu fazia concursos de Procuradorias Estaduais, geralmente no conteúdo programático estavam as Constituições Estaduais, RJU estadual, Lei Orgânica da PGE, lei estadual de processo administrativo, regimento interno, etc.



Não dá simplesmente para ignorar a legislação local, pois são pontos preciosos que podem fazer a diferença na hora da aprovação.





QUANDO ESTUDAR: Eu sempre lia a legislação mais de uma vez nas vésperas das provas. Dependendo da quantidade, uns três ou quatro dias antes quando já havia concluído as revisões das outras matérias. Eu imprimia a lei e lia mais de uma vez. Para guardar na memória recente. Se você estudar com muita antecedência, provavelmente irá esquecer.



COMO ESTUDAR: Estude como lei seca. 
Veja aqui sobre COMO ESTUDAR LEI SECA

Vá lendo e grifando os dispositivos importantes, as definições, atribuições, condições de determinado instituto/benefício e, claro, as exceções. Depois, numa última leitura, se atenha aos destaques. Eu também fazia esquemas de estrutura/organização do órgão e fluxos de procedimentos.

Por exemplo, na prova da PGE/TO (agora em 2018), foi cobrado sobre o procedimento de ajustamento de conduta dos servidores, em matéria disciplinar. Esse é um tema que deve chamar sua atenção na hora da leitura, pois TAC em matéria disciplinar é algo bem específico e peculiar, e foi exatamente o que cobraram.



Bom sábado, amigos(as)!



Gus (@holandadiaskershaw)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!