Dicas diárias de aprovados.

DEPOIMENTO DE APROVADO E NOMEADO PARA A DPU - VINÍCIUS RISSATO


Oi gente, bom dia, boa noite, boa madrugada.

Hoje trago um depoimento especial a vocês, do Vinícius Rissato. Vinícius era servidor do MPU, seguiu o blog e foi meu aluno no curso de prova oral. 

Essa semana foi nomeado para a DPU. Uma felicidade imensa. 

Desejo ao Vinícius sucesso na carreira e que consiga Dourados como lotação rs. 

Parabénssss! 

Vamos ao depoimento: 

Olá, pessoal. Meu nome é Vinícius Rissato e fui aprovado no concurso de Defensor Público Federal.
Que privilégio estar escrevendo um pouco da minha história aqui no site do Eduardo. Lembro-me de diariamente passar por aqui e ler ali em cima a frase “quem passa diariamente por aqui, PASSA!”, dentre tantas outras máximas de concurseiros que me ajudavam a acreditar que o dia da minha aprovação chegaria. Graças a Deus, chegou.
Eu me formei no meio de 2014 sem muita base no estudo para concursos. Durante a faculdade, não soube aproveitar o momento para crescer juridicamente. Faltava muitas aulas e estudava somente o necessário para passar de semestre. Um grande erro que atrasou minha caminhada nos concursos.
De todo modo, formado, decidi que gostaria de ser concursado. A partir daí, iniciou-se uma longa jornada de muitos erros e alguns acertos. 
Fiz diversos cursinhos, que me ajudaram muito em estudar de maneira “correta” para concursos e otimizar meu aprendizado. As aulas me direcionavam para os pontos mais importantes da matéria, evitando com que eu lesse vários livros de capa a capa.
Além disso, eu lia diariamente as dicas aqui do site e os resumos de informativos do site dizer o direito. Com certeza, essa dupla foi um grande diferencial na minha caminhada de concurseiro.
Com o tempo, o resultado começou a aparecer. A tão sonhada aprovação não parecia mais tão distante. Porém, havia um problema. A falta de foco em uma carreira.
Durante meus estudos, prestei concursos para as mais diversas áreas. Assim, ainda que, nas matérias bases, eu alcançasse um resultado satisfatório, sempre faltava alguns pontos para a aprovação.
Apesar disso, lembro-me de, em 2016, na prova da PGE/MS, ter conseguido atingir, pela primeira vez, pontuação suficiente para ir para a segunda fase. Foi uma grande alegria. Todavia, a inexperiência e a falta de conhecimento específico da carreira impediram minha aprovação para a prova oral. 
Dessa vez, a dor da reprovação foi maior que as outras. Eu tinha ficado em 18º colocado, mas apenas 16 iriam para a prova oral (havia cláusula de barreira). Pensei, mais do que em outras vezes, em desistir e tentar a vida de outra maneira. Naquele momento, eu acreditava que, não importava o quanto eu me dedicasse, sempre haveria algum detalhe que me impediria de ser aprovado.
Durante esse desânimo, aquelas máximas de concurseiro foram fundamentais. Eu repetia comigo mesmo que “só não passa quem desiste antes”. Repetia que “em concurso, mais vale a perseverança e a disciplina do que o talento”. 
Dois dias depois de tudo isso, recebi a notícia que o edital da DPU havia saído. Recebi como um sinal e voltei a estudar naquele instante, decidido que não me permitiria desistir.
A Defensoria nunca foi uma carreira que eu havia cogitado, entretanto, quanto mais eu estudava suas funções e atuações institucionais, mais eu deseja ser aprovado naquele concurso. Lembrava-me do que o Eduardo sempre escreve aqui “a felicidade por estar em uma carreira que você não imagina”. 
Em resumo, após ser aprovado na primeira e na segunda fase do concurso, deparei-me com minha primeira prova oral. Estava assustado, mas não queria que a inexperiência fosse novamente um impedimento. Decidi que treinaria o máximo possível.
Tive amigos concurseiros incríveis que se dedicaram a me ajudar e uma esposa linda que me treinava todos os dias, mesmo sendo arquiteta e não entendendo nada de direito rs. 
Para completar, tive o privilégio de fazer o curso pra prova oral com o Eduardo (nesse ponto vocês já devem ter percebido que sou fã do cara rs). Foi um dia inteiro de dicas e correções.
Ao chegar na prova oral, carregado de tensão, ouvi minha primeira pergunta. Por incrível que pareça, era a última pergunta que eu havia respondido no curso do Eduardo e ele havia apontado onde eu poderia melhorar. Todo o peso saiu dos meus ombros, respondi a pergunta com segurança e, a partir daí, fiz a prova com leveza. O resultado foi uma boa nota e a aprovação.
Agora, dia 10/12/2018 tomo posse em uma das carreiras mais brilhantes que conheço. Um sonho que se realiza.
Agradeço mais uma vez a oportunidade de compartilhar e desejo a todos sorte, fé e esperança nessa árdua caminhada dos concursos.

Eduardo, em 29/11/2018
No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Parabéns, Vinícius. Sua perseverança foi fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, que depoimento bacana! Muito inspirador! Parabéns!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!