Dicas diárias de aprovados.

TEORIA UNIFICADORA DIALÉTICA DA PENA. Já ouviu falar?

Oi gente, bom dia. Tudo bem com vocês? 

Hoje é dia de dica da Lenize, e o tema é: TEORIA UNIFICADORA DIALÉTICA DA PENA. Já ouviu falar? Imagina isso na sua prova? Você aluno do site vai saber :) 

Pois bem, vamos ao tema, com resposta extraída do livro do professor Bitencourt: 
Nas palavras de Cezar Roberto Bitencourt, no âmbito da teoria unificadora dialética, “Roxin defende que o fim da pena somente pode ser de tipo preventivo, no sentido de que a pena somente pode perseguir o fim de prevenir delitos, pois dessa forma se lograria alcançar a proteção da liberdade individual e do sistema social que justificam as normas penais. Nessa linha de entendimento, manifesta, ademais, que tanto a prevenção especial, como a prevenção geral devem figurar como fins da pena. A pena declarada numa sentença condenatória deverá ser adequada para alcançar ambas as finalidades preventivas. E deverá fazê-lo da melhor forma possível, isto é, equilibrando ditas finalidades. Assim, de um lado, a pena deverá atender ao fim de ressocialização quando seja possível estabelecer uma cooperação com o condenado, não sendo admitida uma reeducação ou ressocialização forçada. Aqui Roxin manifesta sua adesão à prevenção especial positiva e sua rejeição às medidas de prevenção especial negativa. 
De outro lado, a pena deverá projetar seus efeitos sobre a sociedade, pois com a imposição de penas se demonstra a eficácia das normas penais motivando os cidadãos a não infringi-las. A pena teria, sob essa ótica, mais que um fim intimidatório, o fim de reforçar a confiança da sociedade no funcionamento do ordenamento jurídico através do cumprimento das normas, o que produziria, finalmente, como efeito, a pacificação social. 

Dessa forma, Roxin manifesta sua adesão a uma compreensão mais moderna da prevenção geral, combinando aspectos da prevenção geral negativa e aspectos da prevenção geral positiva. Nos casos de conflitos entre ambas as finalidades, isto é, nos casos em que estas indicam diferentes quantidades de pena, Roxin defende que deve prevalecer a finalidade preventivo-especial, de ressocialização, como garantia individual indicativa da redução da quantidade de pena, frente às finalidades preventivo-gerais, que normalmente conduzem a um aumento da pena. Entretanto, matiza que a primazia do fim preventivo especial somente pode ser atendida até certo ponto, pois a pena não pode ser reduzida a ponto de tornar a sanção ínfima e inútil para o restabelecimento da confiança da sociedade no ordenamento jurídico. (...) 
Além disso, Roxin renuncia à ideia de retribuição, seja como fim legitimável de pena, seja como seu fundamento ou essência. (...) Com essa renúncia a toda retribuição, o princípio da culpabilidade passa a ocuparfunção secundária – não fundamentadora – na teoria unificadora dialética de Roxin. Isto é, o princípio de culpabilidade deixa de estar vinculado à ideia de retribuição da culpabilidade, e passa a exercer tão só o papel de limite máximo da pena aplicada ao caso concreto (...) O próprio Roxin resume sua teoria nos seguintes termos: ‘a pena serve aos fins de prevenção especial e geral. Limita-se em sua magnitude pela medida da culpabilidade, mas pode ser fixada abaixo deste limite quando seja necessário por exigências preventivo-especiais, e a isso não oponham as exigências mínimas preventivo-gerais.” 
Finaliza Bitencourt, dizendo “As consequências alcançadas por Roxin são, em grande medida, adequadas no momento de individualização da pena; contudo, é criticável o esvaziamento que sua postura produz no conteúdo material da culpabilidade, relativizando a importância desta na determinação da medida da pena; (...) se somente uma pena justa, adequada à culpabilidade, permite cumprir com a finalidade preventivo-geral, o que autoriza deduzir tanto a necessidade como a possibilidade de prevenção é a culpabilidade enquanto fundamento de pena.”

Gostaram do tema? Tema típico de prova de carreiras estatuais então atenção redobrada aí pessoal de MPE/DPE/MAGIS ESTADUAL 

Lenize, em 11/10/2018
Siga no Instagram @lenizelunardi

5 comentários:

  1. Bom dia! Lenize, gosto muito das suas postagens, são temas sempre inovadores, mas a título de crítica construtiva, acredito que você destrinchando mais o conteúdo, acrescentando comentários seus ao texto, a leitura e a compreensão ficaram mais fáceis e leves. Como fica muito cópia e cola da fonte a leitura fica densa, precisando ler mais de 2x para apreender o sentido e as ideias do assunto. De qualquer forma, obrigada por partilhar o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acho isso. Muito dificeis de entender e as vezes sem pé e nem cabeça.
      Da pra explicar mais facil essa teoria. kkkk...
      Esses Roxin da vida cheiravam muito pó e vinham com essas teorias....
      Nós temos que entender o que os loucos escrevem, na linguagem deles. kkkk

      Excluir
  2. Obrigado por esses temas! É sempre bom relembrar e aprender.

    ResponderExcluir
  3. Clareza, objetividade e altíssimo nível. Mantendo a qualidade habitual, obrigado!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!