Dicas diárias de aprovados.

QUANTAS MATÉRIAS ESTUDAR POR DIA e POR VEZ

Olá meus amigos, bom dia de domingo a todos. 

O tema de hoje é um dos que vocês mais me perguntam: QUANTAS MATÉRIAS ESTUDAR POR DIA? UMA, DUAS, TRÊS, QUATRO? TODAS? 
E QUANTAS MATÉRIAS ESTUDAR POR VEZ?

Inicialmente destaco que o teor da minha postagem não tem nada de científico, mas sim retratava o meu método de estudo, o que deu certo para mim. 

Mais que isso, não existe certo e errado nesse tema. Conheço pessoas que estudam uma matéria por dia, outros estudam 05, e os resultados foram igualmente positivos.

Vamos começar com uma constatação: nossa memória, ao mesmo tempo que é nossa maior aliada, é nossa maior desafiadora, ou seja, inevitavelmente ela falha.

Portanto, quanto mais rápido lermos um livro, menos o revisaremos e consequentemente mais fácil o esqueceremos. Isso é fato.
Em tema de concurso estudar rápido nem sempre é uma qualidade. Ler 30 páginas por hora, via de regra, não é muito bom especialmente se você está estudando (formando a base de estudos). 

Assim, sempre estudei mais de uma matéria por dia, e no dia seguinte, sempre antes de começar um novo capítulo, revisava o anterior, o que tornava as revisões pequenas e periódicas, favorecendo o não esquecimento.

Quanto mais revisarmos, mais recordaremos e as chances de esquecimento são menores (muito menores).

Meu calendário era basicamente dividido do seguinte modo: 
Dia 01- 
8h/10h: 1ª Matéria X. 
10h/12h- 2ª Matéria Y. 
13h/15h- 3ª Matéria Z.
15h/17h- 4ª Matéria K.

Dia 02- 
8h/10h: 1ª Matéria X. 
10h/12h- 2ª Matéria Y. 
13h/15h- 3ª Matéria Z.
15h/17h- 4ª Matéria K.

Aí repetia essa ordem todos os dias da semana, sempre revisando o conteúdo estudado no dia anterior antes de começar matéria nova. 

Com o passar do tempo passei a achar 4 matérias por dia muita coisa, então diminui e passei a seguir do seguinte modo: 
Dia 01- 
8h/12h: 1ª Matéria X
13h/17h- 2ª Matéria Y. 

Dia 02- 
8h/12h: 1ª Matéria Z.
13h/17h- 2ª Matéria K. 

Quando estava com 2 matérias por dia, passei a alternar os dias 01 e o dia 02. 

Ou seja, no começo estudava 04 matérias por dia e 04 matérias por vez. Após, passei a estudar 02 matérias por dia, e 04 matérias por vez. 

Quantas matérias estudar por vez? R- essa também é uma questão polêmica, mas para seguir minha metodologia de revisões diárias e pequenas (antes de começar matéria nova) entendo que o máximo deve ser 4 matérias por dia (como eu fazia no começo) e no máximo 06 matérias por vez (mais que 06 reputo muita matéria e as revisões ficariam muito fracionadas). 

Assim, eu sou contrário a estudar todas as matérias do edital na mesma semana/ciclo, especialmente para quem está começando os estudos. 

Em Reta Final, se você já tem uma maturidade de estudos, aí pode incluir todas como você quiser, mas no começo melhor no máximo 6 matérias por vez. Terminando essas 6, aí comece novas 6. 


#ficaadica. 

Bom domingo a todos. 

Eduardo, em 23/09/2018
No instagram @eduardorgoncalves




6 comentários:

  1. Professor, uma dúvida: essa divisão era baseada em estudar 1 capítulo completo, e somente depois partir para outra matéria?
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, para quem tem 4h dia e 8h/dia aos finais de semana? O que sugere?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite muito bom post, vc poderia dizer como fazia a revisão? Qnt tempo dedicava para revisão? Abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Eduardo. Também utilizo essa metodologia de duas matérias por dia e no máximo seis por ciclo de estudos. A dúvida é: quantas páginas de cada matéria, por dia, vc acha interessante estudarmos??? Pergunto pq acredito que páginas demais tornariam a revisão muito extensa, no dia seguinte. Qual a sua opinião em relação a quantidade mínima e máxima??? Parabéns pelo site e muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Eduardo, muito bom o POST, vc poderia falar como fazia as suas revisões e TB a periodicidade e o tempo q dedicava a revisão? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Constatei que as dúvidas postadas acima não foram respondidas e são questionamentos pertinentes. Pergunto, gentilmente, por que as dúvidas não sao respondidas?
    Grato e aguardo retorno

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!