Dicas diárias de aprovados.

COMO ESTUDAR LEI SECA?

Como estudar lei seca?

Olá, gente! Sempre tive um pouco de dificuldade para estudar lei seca. Acho cansativo, não existe o desenvolvimento lógico de um assunto, muitas vezes a redação é confusa, a técnica legislativa é ruim, artigos longos etc. 

Mas tenho algo a dizer: é necessário estudar lei seca! Sobretudo se você deseja aprovação numa prova objetiva. Embora nas provas objetivas as organizadoras mesclem lei seca com jurisprudência e doutrina, ouso dizer que lei seca corresponde a um quantitativo significativo de questões que será o diferencial para ultrapassar essa fase... motivo pelo qual você precisa saber lei seca. Dito isto, não adianta espernear. É buscar uma forma de fazer com que o estudo flua produtivamente. Cada pessoa encontra uma forma de estudar. Quero compartilhar a minha.

Pois bem... vou dividir com vocês como eu estudo a lei seca!

1. Estude a lei primeiro. Ou seja, se o assunto do dia é x, estude a lei x antes da doutrina/jurisprudência. 
2. Estude as leis usando marca-texto. Use o marca-texto para destacar os principais artigos. 
3. As questões objetivas geralmente exploram: definições, classificações/especificações, exceções, competências; prazo; recurso cabível etc...(destaque esses artigos para uma leitura de revisão)
4. Evite estudar leis muito extensas de uma vez. Dívida, pois seu cérebro não ficará cansado. Na leitura sequencial, dê apenas uma revisada nos artigos que destacou anteriormente. 
5. Monte pequenos esquemas (eu uso post-it)  para classificações e fluxos processuais, por exemplo.
6. Ao responder questões, cujas respostas se extraem da lei seca, marque no seu vade mecum que aquilo foi objeto de questão. Ex.: se numa questão a resposta estiver no art 24 da Lei 8666, coloque de lado do artigo: CESPE/2018, FCC/2017, algo que indique que aquele artigo é importante. Depois de responder muitas questões vc verá como alguns artigos incidem mais do que outros! Isso vai te ajudar a revisar esses artigos numa véspera de prova ou na sua revisão de estudos.

E você, tem alguma dica?

Compartilhe conosco aqui!!

Gus, em 11/8/2018 @holandadiaskershaw

13 comentários:

  1. Engraçado que o Eduardo Gonçalves fez uma live antes de ontem no instagram e disse exatamente o oposto: é pra estudar a doutrina antes da lei seca. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro/sugiro ler a lei primeiro porque como não gosto muito desse estudo, lendo legislação, eu prefiro fazer logo com a mente fresca. Antes de doutrina ou jurisprudência, que particularmente gosto mais de ler. Eu percebia que, ao final, após ler doutrina e jurisprudência, eu não rendi bem lendo lei. Por isso, sempre começo com a lei, acabo e passo pro que considero mais prazeroso. Espero ter contribuído. (Gustavo)

      Excluir
  2. Excelente post. Já consegui encaixar bem o estudo da doutrina e jurisprudência no meu cronograma, está faltando agora Lei Seca e exercício. As dicas foram muito proveitosas.

    ResponderExcluir
  3. Estava precisando dessas dicas.
    Estou com dificuldade justamente em lei seca.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa dica! É a minha maior dificuldade! Vou colocar em prática amanhã mesmo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Pensei que eu fosse o único, ou um dos poucos com essa dificuldade.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a dica. Eu gosto de estudar a lei seca fazendo questões também para assimilar a forma com as bancas cobram.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é melhor ler a lei seca antes...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!