Dicas diárias de aprovados.

DPE-AM - SAIU O CONCURSO! BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Olá pessoal!!

Como andam os estudos?

Aqui é Rafael Bravo, da equipe de editores do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br)!

Como muitos alunos que acompanham os concursos da Defensoria já sabem, o edital do certame da DPE do Amazonas publicou na última sexta-feira, dia 08/12 e quem quiser conferir basta entrar no site da organizadora FCC!

O subsídio do Defensor do Amazonas na categoria inicial é de R$ 14.600 e na última categoria o Defensor recebe 18.665,94 (valores líquidos).

Para quem quer ingressar na carreira de Defensor Público, ainda mais para os alunos que moram na região Norte, é uma boa oportunidade!

A prova objetiva ocorrerá no dia 04/03, então acelerem os estudos pois temos um pouco mais de 80 dias para estudar para a prova e para aqueles que irão fazer a prova de Pernambuco o tempo ainda é mais curto.

Nos próximos dias devo lançar um roteiro reta final para auxiliá-los nos estudos para a DPE-AM no site do Clique Juris, então fiquem atentos! 

A prova da 1ª fase terá a seguinte configuração:

Bloco
Disciplina
Quantidade de Questões

Direitos Humanos
7
I
Direito Constitucional
10

Direito Administrativo
8

Direito Penal
10
II
Direito Processual Penal
10

Execução Penal
5

Direito Civil
9

Direito do Idoso
2
III
Direito do Consumidor
3

Direito Empresarial
2

Direito Processual Civil
9

Direito da Criança e Adolescente
7
IV
Direitos Difusos e Coletivos
6

Princípios da DP
7

Filosofia e Sociologia Jurídica
5

Temos no total 100 questões divididas em 4 blocos de 25 questões de múltipla escolha, com 05 alternativas cada (a, b, c, d, e).

O aluno deve acertar 60% no total da prova, ou seja, 60 questões! Entretanto, ele deve acertar o mínimo de 20% em cada bloco! Se não preencher esses requisitos o candidato será eliminado!

Como iniciar os estudos para a DPE-AM? Essa é a dica de hoje!

Temos que começar separando nosso material, nossa base de estudos! Para quem tiver caderno de curso completo ou resumos, sinopses já lidas, a preferência é pelo uso desses materiais.

Para aqueles que necessitam comprar um livro ou material de alguma disciplina, abaixo eu vou indicar a bibliografia para o concurso! São sugestões minhas e lembrem-se que livro bom é aquele que temos facilidade na leitura. Portanto, se você possui uma obra diferente das indicadas e você consegue ler bem e reputa estar completa e atender bem a necessidade para os concursos, pode continuar com a sua leitura!

Temos que dar preferência para nossos livros já lidos, sublinhados, marcados e comentados por nós! Pegar um livro novo agora só recomendo se você não tiver mais nenhuma opção!

Vamos às indicações:

Direito Civil Manual de Direito Civil, Volume único, do Flávio Tartuce. A única desvantagem é que é um livro bem grande!
Caso queira outro livro volume único e excelente, indico o Manual de Direito Civil, do Cristiano Chaves de Farias, Felipe Braga Netto e Nelson Rosenvauld, também da editora JusPodivm. Trata-se de obra ainda mais completa que a do Tartuce.

Direito do Consumidor Coleção Leis Especiais para Concursos Públicos, da JusPodivm, do Leonardo de Medeiros Garcia. Aliás, quase toda essa coleção é muito boa, e tem um custo ótimo.

Direito Empresarial – Recomendo o livro do André Santa Cruz Ramos, que é completo e esquematizado.

Direito Processual Civil Manual de Direito Processual Civil do Daniel Amorim Assumpção Neves, volume único, Editora JusPodivm. Ótimo e suficiente para a prova. É um livro muito bom e completo. É volume único e está sempre atualizado.
Mas como o livro do Daniel Amorim Assumpção é bem grande, recomendo um livro menor como o do Rodolfo Hartmman, Curso Completo do Novo CPC, que possui pouco mais de 800 páginas.

Difusos e Coletivos – aqui entendo que o aluno deve focar mais nos diplomas legais relativos à tutela coletiva do consumidor (CDC), Estatuto do Idoso, Lei de ACP, etc., mormente para essa fase que antecede à preparação para as provas objetivas.
Para consulta, indicamos o livro do prof. Fred Didier, Volume 4, do Curso de Processo Civil.

Direito Penal – aqui nessa matéria você terá de ler um bom livro de parte geral, e indicamos o Rogério Greco como primeira leitura, juntamente com o livro do Cleber Masson, que é esquematizado.

Direito das Execuções Penais – LEP para concursos – Rogério Sanches, da Juspodivm ou Execução Penal do Norberto Avena, da editora Gen. Para esse concurso entendo que a leitura de legislação será mais importante, combinado com o estudo de jurisprudência. Mas quem quiser um livro para consulta e para obter mais base eu indico uma dessas duas obras.

Direito Processual Penal – Essa disciplina é muito importante para as provas da Defensoria e um primeiro livro que sugiro é o do Renato Brasileiro.

Direito Administrativo – Matheus Carvalho, Rafael Oliveira, Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, etc. Todos esses manuais são bons e esquematizados para concursos.

Criança e Adolescente – Aqui indico o livro esquematizado ou resumo da Juspodivm, como o livro do Guilherme Freire de Melo Barros – Coleção Sinopses para concursos – Volume 36. Outro livro interessante, por exemplo, é a obra do Valter Kenji Ishida, também da Juspodivm.

Princípios Institucionais da Defensoria Pública – Acredito que essa matéria tem um bom peso na prova, com 7 questões na objetiva. Recomendo o livro de Princípios Institucionais da Defensoria Pública, do Franklin Roger e Diogo Esteves.

Direito Constitucional Direito Constitucional Esquematizado, do Pedro Lenza, ou Direito Constitucional Descomplicado, do Vicente e Marcelo. Esses livros abordam bem a jurisprudência dos Tribunais, que cai muito em concurso.

Direitos Humanos – Recomendo o livro do André de Carvalho Ramos e a leitura de jurisprudência dos tribunais internacionais através do livro do Caio Paiva e Thimotie Heemann – Jurisprudência Internacional de Direitos Humanos.
Caso queira algo mais objetivo, sucinto, podemos utilizar parte do livro do Paulo Henrique Gonçalves Portela, que trata, também, dos Diretos Humanos.

Direito do Idoso – São poucas questões! Vale a leitura apenas dos diplomas indicados no edital. São poucas leis para ler.

Sociologia e Filosofia - não temos muitos livros para indicar para a leitura. Aqui vale pesquisar artigos na internet sobre os temas do edital, bater ponto a ponto do conteúdo programático ou assistir as aulas e obter resumo de algum cursinho.

Espero que as dicas ajudem você a começar sua preparação para o certame! Qualquer dúvida estou à disposição!

Grande abraço e bom estudo!
Rafael Bravo, em 11/12/2017
Instagram: @rafaelbravog

www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Professor,
    Por ser FCC a banca desse concurso, o senhor acredita que tenha maior incidência de Lei seca ao invés de Jurisprudência ????

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!