Dicas diárias de aprovados.

ESTÁ CANSADO DE ESTUDAR?

Olá meus amigos e leitores do site, bom dia de domingo a todos.

Hoje vou tratar de um tema que muitos me perguntam: O QUE EU FAZIA QUANDO ESTAVA CANSADO DE ESTUDAR? 

E aqui a resposta é óbvia: EU DESCANSAVA SEMANALMENTE AO MENOS UM DIA

Como eu já disse aqui no site, concurso público não é mera RETA FINAL, muito pelo contrário, o estudo depende de uma rotina regular de dedicação, e nessa rotina tem de haver espaço para momentos de repouso. 

Em outras palavras, estudar para concurso é um tiro de longo prazo, é uma maratona e não corrida de 100 metros.

Para enfrentar essa corrida que durará, em média, 04/05/06 anos (tempo médio para aprovação,  veja essa postagem) os senhores terão sim que criar rotinas de descansos, e primeira dica: DESCANSEM NO SÁBADO OU NO DOMINGO. 

Tirar um dia da semana para relaxar é fundamental. Eu estudava até as 18h de sábado. Apenas excepcionalmente estudava na tarde de domingo. Para mim, o domingo era sagrado: dia de acordar depois das 10h! 

Escolher um dia para repouso te dará a energia para continuar e te trará a certeza que sua vida não é "só estudar". O sentimento de que a vida está restrita aos estudos vai te fazendo infeliz e te desanimando, de forma que descansar um dia da semana evitará que se sintam dessa forma. 

O primeiro passo para a desistência é achar que sua vida se resumiu ao estudo, de forma que o descaso combate essa falsa sensação. 

Além disso, sua mente precisa relaxar um dia da semana, para aguentar firme os outros 06 dias. 

Quero que os senhores saibam: para passar em concurso, estudar de final de semana não é obrigatório. Muita gente passa estudando de segunda a sexta. 

Não se culpe por descansar. Seu corpo e sua mente precisam de momentos em família e fora dos livros. 

Uma frase que li no Instagram resume bem meu pensamento: Tá cansado, descanse e não desista!

Tire esse domingo para relaxar, tenho certeza que te fará bem. Não se culpe por isso. Sua aprovação não depende de hoje, mas sim depende do que você faz de segunda a sexta. 

Eduardo, em 02/06/2017

10 comentários:

  1. Sua postagem é muito relativa,fala como se fosse uma regra geral,mas não é,alguns descansam no domingo,outros não.Vai de cada um isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele só está dizendo que não tem problema querer relaxar.. desde que o faça, pois é importante para o estimulo do candidato.

      Excluir
  2. Eu comecei a estudar para concurso hoje. Farei a prova para Procurador Federal/AGU e vou passar! Não terei anos de preparação, mas tenho fé e muita garra!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! Parabéns pelo texto doutor Eduardo. É fundamental para nós concurseiros termos um período de descanso.

    ResponderExcluir
  4. Mas Eduardo... como lidar com a procrastinação?

    Quando eu começo a estudar, parece que Macunaíma encarna em meu corpo, daí não tem como parar de dizer para mim:"Ai, que preguiça!"

    E dá outra... abro o Facebook, Youtube, Whats, aqueles sites para devoção à sagrada Onã...

    E aí, vc tinha esse problema? Como fazia para se concentrar nos estudos?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Valeu por tudo...

    ResponderExcluir
  6. Eu não estudo desde a prova do MPF. Relutante em
    Retornar aos estudos.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao anônimo anterior (não sou o Eduardo, a propósito, embora tenha pedido resposta dele): se Facebook, Whatsapp, Youtube e afins estão atrapalhando, se lhe parecem irresistíveis, NÃO ABRA. O que é mais importante? Ver as selfies, piadinhas e memes repetidos dos "amigos", por horas e horas, ou ir em busca de sua aprovação? Se você não consegue dar só uma olhadinha e sair, então não entre.

    ResponderExcluir
  8. Nada melhor do que tirar um dia de deacanso na semana. Quando volto na segunda, parece que estou renovado, pronto para absorver cada linha na leitura.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!