Dicas diárias de aprovados.

COMO MONTAR SEU QUADRO-HORÁRIO DE ESTUDOS

Olá, gente! Tudo bem?

Percebo que a dificuldade de muitos alunos é organizar o horário de estudo – componente fundamental de seu planejamento. Vou dar algumas dicas e espero ajudar vocês.... Vamos lá?

Primeiramente você deve enumerar as disciplinas, ou seja, as matérias a serem estudadas. Exemplo: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Processo Penal, Processo Civil.

Depois, divida o seu tempo disponível, pense nas suas atividades cotidianas, nos seus compromissos profissionais, cursos, etc. Lembre de separar, se possível, seu momento de descanso/lazer. E, por fim, insira o seu estudo como uma atividade, uma obrigação que irá de fato cumprir na sua agenda! Exemplo: Posso estudar apenas à tarde e nos fins de semana, pela manhã e à tarde.

Como ficaria, pelo nosso exemplo, seu quadro de horários (em fundo azul os horários não úteis para estudo):

Seg.
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Dom.






















Em seguida, distribua as disciplinas dentro dos espaços de tempo disponíveis, priorizando as disciplinas mais relevantes do seu concurso nos espaços maiores de tempo, de modo que haja mais tempo para as matérias mais relevantes ao seu concurso. Se o espaço de tempo for menor do que o de disciplinas, é possível combinar matérias menos relevantes, observando a relação entre elas. Se o seu concurso exige, por exemplo, Tributário e Financeiro sem profundidade, você pode combinar essas disciplinas... Urbanístico e Ambiental, Consumidor e ECA, etc. Exemplo: Dentre aquelas matérias que citei, as mais importantes são: Constitucional e Administrativo, pois o conteúdo é mais amplo e caem mais questões. Caso haja algum “tempo livre”, adicione atividades que possam incrementar seu estudo, como responder provas anteriores, leitura de jurisprudência, etc.

Seg.
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Dom.






Responder
Prova e Inf. (simular)
Processo Civil
Civil
Constitucional
Penal
Administrativo
Proc.
Penal
Constitucional
Administrativo









Um fator que sempre levo em consideração é não colocar matérias que o aluno não gosta de estudar em horários que ele não se sinte muito disposto. Exemplo: Se você tem mais dificuldade para estudar pela manhã, não vale à pena programar estudar matérias que também não gosta. Isso porque a qualidade desse estudo tende a estar prejudicada!  Ao contrário, se você gosta da matéria, mesmo que não seja o dia ou horário em que ama estudar, seu estudo ficará mais leve, vai ser mais fácil vencer essa barreira.  

Você pode adaptar seu horário de estudo, lembrando sempre que ele deve ser constante, regular, ter foco no que quer, ter método, organização, responder muitas questões e revisar.

Espero ter ajudado e vou aguardar os comentários com dúvidas e sugestões.

Gus, em 09/07/2023
Estou no Instagram como @holandadiaskershaw

24 comentários:

  1. Tudo bem Gus?
    Por exemplo, pra quem está formando a base, não fica muito ruim, por ex, ver processo civil 1x na semana só?
    Como funcionaria as revisões dentro desse seu cronograma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! Tudo bem! E vc? Olha... 1x na semana talvez seja pouco para um concurso e não para outro. Nesse caso foi o mais adequado para o nosso exemplo em que essa disciplina não era tão relevante, bem como pela disponibilidade de tempo. É importante destacar que o quadro é bem individual! Abraço

      Excluir
  2. Postagem excelente!! E quanto à quantidade de disciplinas/dia? Eu tenho 4 horas disponíveis/dia e 8h aos finais de semana, o que sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu sempre sugiro, dentro da possibilidade, 2 h pra cada disciplina.

      Excluir
  3. Montei meu horário de estudo para o concurso de Analista do TRE BA, mas ainda estou na dúvida como incluo a leitura de informativos, jurisprudência... se é melhor separar 1 ou 2 dias na semana ou ler a cada 15 dias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Primeiro, obrigado pela interação. Isso vai depender de alguns fatores: importância da leitura do informativo no seu concurso, seu tempo disponível de estudo, quantas e quais as outras matérias, etc. Se você está em dia, pode ficar de 15/15 dias. Mas se não está, e se tem tempo disponível pra incluir no seu quadro, pode colocar 1x na semana. 2 x na semana eu acho muito, exceto se está desatualizado, "devendo" muitos informativos. Espero ter respondido.

      Excluir
  4. Obrigado pelas orientações. Sem planejamento as coisas ficam bem difíceis.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, agradeço imensamente pela ajuda aos colegas concurseiros.
    Meu objetivo é Ministério Público Estadual, você acha que o estudo de jurisprudência tem de ser mais que uma vez na semana? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno, obrigado pelo contato. E para nós do site é uma imensa alegria ajudar vcs. Estudo de jurisprudência se tornou necessário, fundamental... para qualquer concurso praticamente. No caso do MPE é fundamental. Mesmo que algumas bancas não exijam jurisprudência numa primeira fase, inevitavelmente, no transcurso do concurso será necessário. Se você se mantém em dia com os informativos, 1x na semana talvez seja o suficiente! Mas se você precisa se atualizar e dispõe de tempo, pode ser mais do que isso! Lembre que o Dizer o Direito tem o livro de informativos resumidos e facilita bastante. Abraço !

      Excluir
  6. Excelente postagem.
    Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem.
    Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Não seria melhor o método de estudo por ciclos?

    ResponderExcluir
  9. Professor Gustavo;

    Eu tenho filho pequeno com menos de 02 anos e trabalho de 12 às 19:30hs de segunda a Sexta. DE forma, que só tenho 3 hs diárias de Estudo e fins de Semana disponho de umas 5 hs. Eu me preparo para Procuradorias (PGE/PGM) já algum tempo (tenho 01 ano de estudo). O que o Senhor sugere como esquema de estudo diário e no fim de semana? Poderia me propor algo. Eu fiz a PGM de Fortaleza obtive 60%, mas só se classificaram que fez mais de 75% da prova (150 questões líquidas do CESPE duma prova de 200 quesitos). Gostaria de ajuda. Agradeço desde já. Meu email: albertommf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Estou aguardando o quadro horário para vida Loka =D. Prejudica muito dormir pouco?

    ResponderExcluir
  11. Não tem edital esquematizado pra carreira legislativa?

    ResponderExcluir
  12. Como funcionaria as revisões do conteúdo estudado?

    ResponderExcluir
  13. olá, minha dúvida são as revisões. Tenho que fazer meus resumos ou reviso só pelos grifos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faça resumos se baseando nos grifos, porém com suas próprias palavras quando possível e de forma sintetizada.

      Excluir
  14. Teve post seguinte para quem tem horários imprevisíveis??

    ResponderExcluir
  15. Teve o post seguinte??para pessoas quem tem horários imprevisíveis.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Vocês fazem esquematizados para Policias Militares? Estou querendo da PM de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  17. Espera ter ajudade?
    Uma coisa é ajudar, outra é ter dito TUDO QUE SE PRECISA SABER PARA MONTAR UM QUADRO SEMANAL DE ESTUDOS.
    Obrigado professor!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!