Dicas diárias de aprovados.

POSSÍVEL NOTA DE CORTE NO MPF E COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO

Olá meus amigos, bom dia..

De ontem para hoje recebi um milhão de perguntas, mas a que se destacou foi a seguinte: EDU, como computo os acertos e erros no MPF. 

Pois bem, já escrevi sobre o tema, e disse  seguinte:

Vou explicar a vocês como funciona o sistema de pontuação da prova objetiva do MPF. Muitos não entenderam, muitos entenderam errado, por isso a postagem de hoje. 

Vamos ao que diz a resolução:

Art. 37 - Haverá uma prova escrita objetiva, com duração de 5 (cinco) horas, com 120 (cento e vinte) questões de pronta resposta, divididas em 4 (quatro) partes, com 30 (trinta) questões cada, correspondendo cada parte a um dos grupos de disciplinas.
§ 1o - Cada questão terá 4 (quatro) alternativas de resposta, a que se acrescentará, exclusivamente na folha de respostas, uma quinta alternativa, destinada à manifestação do(a) candidato(a), necessária e obrigatória, de que desconhece a alternativa correta. Não assinalada a quinta alternativa, a questão deixada sem resposta ou marcada com mais de uma opção - incluindo ou não a quinta alternativa - equivalerá à questão com resposta errada para o fim do desconto previsto no parágrafo seguinte.
§ 2o - Na correção da prova objetiva, as questões terão o mesmo valor, descontando-se o valor de uma resposta certa para cada conjunto de 4 (quatro) respostas erradas, em cada parte da prova.

Portanto, toda a pontuação é por grupos, de forma que os erros de um grupo não são computados no outro. 

A prova é composta por 4 grupos de 30 questões cada, devendo o aluno, para ser aprovado, ter média final em 50% em cada um dos grupos. 

As questões são todas de múltiplas escolhas, mas com 4 alternativas. Ocorre que, no gabarito, haverá o item 'e' para ser assinalado caso o candidato não saiba a resposta e a deseje deixar em branco (sem chutar). Esse item 'e' não consta do caderno, mas consta do gabarito, podendo ser assinalado. 

A regra de descontos funciona assim: a cada 4 erros no grupo, desconta-se uma questão certa. Assim, se, por exemplo, o candidato assinala todas as questões, e acerta 18 e erra 12. Como a cada grupo de 4, desconta-se um acerto, temos que o candidato perdeu 3 questões em virtude dos erros, de forma que sua nota líquida para fins de aprovação foi 15 (18 acertos - 3 pontos dos erros), ou seja, 50,00% do grupo, estando o candidato aprovado!

Agora imagine-se o seguinte. O candidato teve 17 acertos, 13 erros. Seu desconto será de 3 questões, pois o candidato errou 3 grupos de 4 questões. Para que houvesse mais um desconto o candidato deveria ter errado 16 questões, quando teria o desconto 4. 

Vamos a seguinte tabela:
1 erro - sem desconto. 
2 erros- sem desconto. 
3 erros- sem desconto. 
4 erros- 1 desconto. 
5 erros- 1 desconto. 
6 erros- 1 desconto. 
7 erros- 1 desconto. 
8 erros- 2 descontos. 
9 erros- 2 descontos. 
10 erros- 2 descontos. 
11 erros- 2 descontos. 
12 erros- 3 descontos - até aqui ha chances de aprovação. 
13 erros- 3 descontos, mas reprovado. 
14 erros- 3 descontos, mas reprovado. 
15 erros- 3 descontos, mas reprovado. 
16 erros- absolutamente reprovado. 4 descontos. 

A conclusão é de que o máximo de erros permitidos, assinalando-se a todas as questões é 12. Errou mais de 12 questões, está reprovado, pois não se alcançará os 50% no grupo após os descontos.

O que eu recomendo? Sugiro que o candidato faça a maioria das questões, deixando em branco somente aquelas que vocês não tiverem a menor chance de acerto (não sabem mesmo). Eu fiz 28 questões nos G1, G2 e G4 e as 30 no G3. 

A maioria dos candidatos faz isso. 

Se você faz só 20 questões, terá de acertar 16, no mínimo, de forma que a chance de você errar 5 achando que está acertando é muito grande. Errando 5 nesse contexto, é reprovação. Além disso, temos a chance de o corte ser superior ao mínimo (como foi no 27 CPR), e fazendo poucas questões você não vai conseguir esse corte (se existir). 

Então, façam o maior número de questões possíveis, sempre visando a 18 acertos e 12 erros, ou 17 acertos e 11 erros e 2 em branco ou ainda 17 acertos, 10 erros e 3 brancos. Nesse três contextos você estará aprovado!


Agora, qual será a nota de Corte do 30CPR? 
R= acredito que não haverá, de forma que quem fizer os mínimos estará aprovado. A prova estava difícil nos grupos, e havia poucos inscritos, logo não haverá corte. Quem fizer os mínimos pode comemorar e começar a estudar para 2 fase. 

Eduardo, em 27/11/22

21 comentários:

  1. Boa tarde, Eduardo. Gostaria de saber se algum de vocês ainda está dando coaching, pois estou querendo fazer para o 30º concurso. Fiz a prova ontem e já quero engrenar com tudo para o próximo. Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Deveria ter lido essa publicação antes da prova.
    Pra quem provavelmente tomou pau, o que fazer daqui pra frente? Como iniciar os estudos pro 30CPR?

    ResponderExcluir
  3. Então tenho que acertar 80 questões para atingir os 60% ao final, respeitando os mínimos por grupo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mínimo é 50 em 100 tb global ou 60 em 120. 15 líquidos em cada grupo dão os 60 necessários. Tomara Eduardo esteja certo..

      Excluir
  4. Então devo acertar 80 questões para ao final obter 60%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, basta fazer 72 no total, ou seja, 18 em cada grupo.

      Excluir
  5. Tem muita gente com nota boa no ONV. Fiz o mínimo e acho q estou fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com essa sensação… gostaria muito de estar errada, mas..

      Excluir
  6. Indica algum curso específico de segunda fase?

    ResponderExcluir
  7. Vocês irão fazer gabarito extraoficial?

    ResponderExcluir
  8. Prezado professor, o senhor vai lançar um gabarito extraoficial? Desde já grata.

    ResponderExcluir
  9. Excelentes comentários querido amigo!!! Vocês publicarão Gabarito Preliminar Extraoficial? A ansiedade é enorme diante da divulgação estar prevista apenas para o dia 12/12. Muito agradecido mesmo....

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, o site ONV está apresentando o corte em 82, o que é bem mais que o mínimo, você acha confiável e que o corte será tão alto assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com 81. Com esperança de conseguir passar do corte, com alguma anulação. No ONV é feita simulação de anulações?

      Excluir
    2. Sabe me dizer se o corte aumentou no onv ou se ainda está em 82? A nota do pessoal lá tá absurdamente alta …

      Excluir
    3. Sim, no ONV continua a previsão de corte em 82 pontos 😭

      Excluir
  11. fiz mais que o mínimo, mas o onv tá alto. acho que vai ter corte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vão 195° pra 2° fase?!

      Excluir
    2. Eu entrei em contato com a Secretaria pra tentar descobrir isso, pois são 195 vagas ampla mais 105 vagas de diversas cotas. Porém acredito que as vagas de cotas não serão preenchidas totalmente, no ONV pouquíssimos cotistas fizeram o mínimo. O que ocorre com essas vagas de cotas remanescentes. Todos os concursos de MP estadual que já fiz na vida reverteram essas vagas para ampla, na segunda fase

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!