Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

CONCURSOS DA AGU EM 2017? É POSSÍVEL?

OLÁ AMIGOS, BOM DIA. 

Ontem, tivemos a notícia de nomeação de 02 editores aqui no BLOG, Rafa e João foram nomeados para exercer o cargo de ADVOGADO DA UNIÃO. Muito feliz com a realização pessoal e profissional desses grandes amigos! 

Então, para terminar o ano, vamos falar da possibilidade de termos concursos na AGU em 2017.

Para Procurador da Fazenda Nacional, as chances de concurso são mínimas, pois ainda há vários candidatos aguardando a nomeação do concurso de 2015/2016. Portanto, não acreditamos nesses concursos. 

Para Advogado da União existe uma chance maior de concurso, posto que o Conselho Superior da AGU já aprovou a abertura de um novo, o que, entretanto, depende de ouros fatores. Ainda há muitos candidatos aguardando nomeação, razão pela qual existe a chance do concurso, mas ela não é certa e não tão grande. 

Para Procurador do Bacen e Procurador Federal, entretanto, a situação é muito diferente. 

Para Procurador Federal, o concurso já esgotou a lista de aprovados, e como a carreira se movimenta muitoooooooo  (especialmente pelo fato de haver muitas aposentadorias e exonerações para outros cargos), a chance de concurso é imensa. Apostamos nele para o ano de 2017. 

Procurador do Bacen segue a mesma regra. O concurso venceu em 16/06/2016 (homologação foi em 16/06/2014 - com validade de um ano, já prorrogado), então as chances de um novo concurso também são muito boas. Embora a movimentação na carreira (exoneração e aposentadoria) não seja tão grande quanto a PGF, é muito difícil não fazer o concurso. 

Assim, diria a vocês: PGF - 90% de chances de termos em 2017. BACEN/Procurador- 70% de termos em 2017. 

São concursos excelentes! Lembrem-se disso: mais de R$ 20.000,00 iniciais, exigindo-se apenas 02 anos de atividade jurídica, valendo estágio ainda na faculdade. 

Assim, se você está na faculdade (4 ou 5 ano) aposte nesses concursos. É a chance de sair empregado da graduação. 

Se já é formado, 2017/2018 é o ano de se tornar posse como membro da AGU, então acelere nos estudos! 

Boa sorte a todos. 

Desejamos que 2017 seja ano da aprovação. O ano da sua nomeação. O SEU ANO! 

E feliz ano novo. 

Eduardo, em 31/12/2016

19 comentários:

  1. Eduardo, há diferenças significantes no edital de PGF e Procurador do Bacen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, até que não. O que vc pode ficar de olho mais aberto para Bacen é econômico/financeiro e a legislação específica que regula o Bacen e sua atividade no mercado.

      Excluir
  2. Eu acredito muito e 2017 será o ano da vitória. Obrigado à toda equipe do site. Um especial abraço para o João Pedro que já é PFN e agora foi nomeado para a AGU. Ele, assim como todos do site são feras. Todos vocês são exemplos a serem seguidos. Continuo na luta e não irei parar até me tornar procurador. Feliz 2017 à todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo! Peço-lhe que faça um post sobre dicas para o concurso da PGF/AGU, tratando sobre: quais matérias focar com mais profundidade; principais temas; bibliografia e etc. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rômulo, considerando que a média de questões paras as 15/17 disciplinas, com exceção de constitucional e administrativo, é de 10, especificamente para esse concurso não há nenhuma preponderância de matérias, ou seja, não pode estudar demais uma e negligenciar uma que não goste, pois a quantidade é mais ou menos a mesma. Constitucional e administrativo é que destoam, pois para cada disciplina caem em torno de 27 questões. Abraço!

      Excluir
  4. Quanto ganha, liquido, um membro da agu no inicio de carreira, contando com os principais beneficios? Esse valor de 20 mil é bruto, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruto é +- 21 mil. Líquido dá uns 15 mil.

      Excluir
  5. Nesse concurso cai penal e direito do trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cai, mas dominando penal parte geral, crimes federais e súmulas e OJ do TST já está de bom tamanho.
      Não sei se vai ser igual o último da agu que precisava fazer o mínimo por grupo.
      Então, não pode descuidar também de previdenciário, agrário e legislação de ensino. Essas derrubam muita gente.
      É um concurso muito bom, mas não quero perder meu foco de PGEs. Foco!

      Excluir
  6. esse cargo é dos advogados do inss, funai e incra né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Por isso é bom começar estudar desde logo agrário, seguridade social e legislação de ensino (vocês serão advogados das universidades e institutos federais)

      Excluir
  7. Equipe do Site do Edu, será que sai esquematizado para este concurso?

    ResponderExcluir
  8. Tomara mesmo que tenhamos PGF este ano!!!! Concurso top!

    ResponderExcluir
  9. A cadeira de Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), considerado Estágio Obrigatório, é válida para os 2 anos?

    ResponderExcluir
  10. Olá Eduardo, gostaria de te agradecer e aos demais colegas pela iniciativa do site. Para mim, foi uma agradável surpresa e uma luz para quem se considerava desorientada em um beco escuro. Sou formada em bacharel de direito desde 2005 e tenho OAB, mas de fato nunca exerci a profissão, pois tinha um negócio familiar próprio. Com a crise, tudo foi por água abaixo e resolvi recomeçar tentando um concurso público, mas não sabia nem por onde ir, pois estou muito desatualizada. A carreira que acho mais interessante é o PFN e através de seu site encontrei a direção bibliográfica, que procurava, meu projeto de médio a longo prazo rumo à aprovação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Caro Eduardo. Primeiro o parabenizo pelo site, excelente. Gostaria de saber se já foi aprovado o projeto de lei que possibilita advogar fora das atribuições institucionais? Se não, a carreira tem perspectiva na aprovação?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Os últimos concursos para advogado da união ocorreram em 2008, 2012 e 2015? Se for, é possível sair outro concurso antes de 4 anos ?

    ResponderExcluir
  13. Olá, os últimos concurso para advogado da união ocorreram em 2008,2012 e 2015? Se foe, é possível ter algum antes de pelomenos 4 anos ?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!