Dicas diárias de aprovados.

SOBRE A PRIMEIRA FASE DO MPPR (E JÁ COMEÇANDO A ESTUDAR PARA A SEGUNDA)

Olá amigos, bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada. 

Hoje vamos falar da primeira fase do MPPR. E que primeira fase... 

Começo falando, em geral, da prova: DIFICÍLIMA E FORA DO NORMAL (UM PONTO FORA DA CURVA), e aqui chamo atenção para DIREITO CONSTITUCIONAL, uma prova incomparável com qualquer outra (inclusive com o MPF). 

Fui o primeiro colocado em direito constitucional em todas as fases do concurso anterior (ou fiquei entre os primeiros) e nessa prova de domingo não acertaria mais que 5 questões. A prova não mediu conhecimento e no final a maioria foi na sorte mesmo. Infelizmente acho que se empolgaram com o quantitativo de inscritos... 

Direito Penal também estava difícil, bem difícil, e demonstra a predileção do examinador pela obra do Zaffaroni. 
Sugiro que os aprovados montem um grupo de estudos para segunda fase e resumam a obra do citado autor. Não recomendo a leitura completa não. Vamos resumir em conjunto e ler os principais tópicos OK. 

Enfim, o que quero dizer a vocês é que a nota de corte será baixíssima. Ficará em torno de 60/64 a depender da quantidade de anulações. Não esperem mais que isso...

Assim, a quem acertou menos de 57- suas chances são mínimas. Hora de recomeçar. Não deixe essa prova lhe abalar, pois ela, em muitas matérias, não mediu conhecimento. Foi realmente um ponto fora da curva e não demonstra nem de perto o que o MPPR cobrou em suas provas anteriores e muito menos o que os demais MPs estão cobrando. A prova do MPPR foi excepcional e, sinceramente, acho que se empolgaram com o quantitativo de inscritos e pelo fato de irem mais pessoas para a segunda fase. Erraram na mão e possivelmente perderam bons candidatos... 

Para quem acertou 58/59- vocês tem chances. Caprichem nos recursos e anulem várias para lhes ajudar. 

Para quem acertou mais de 60/62- chances reais de segunda fase. Possivelmente vocês estarão lá, salvo se derem azar nas anulações. 75% de chances de segunda fase, mais ou menos.

Mais de 62/64- 90% de chances de estar na segunda fase. 

65 ou mais- vocês estão na segunda fase, independente das anulações. 

E para quem está na segunda fase, a hora é de iniciar os estudos. Treinar questões e peças, e o primeiro passo é analisar as provas anteriores, que podem ser obtidas AQUI

Assim, parabéns aos aprovados (ou aos que tem boas chances) e aos que não foram tão bem, lembrem-se: essa prova não representa o estilo dos MPs do Brasil (nem do próprio MPPR). A prova foi excepcional e não diz praticamente nada sobre a sua preparação. Não se abale com uma prova dessas. Amanhã é um novo dia.

Eduardo, em 15/11/2016

13 comentários:

  1. Lucidez e bom senso. Grata pelas excelentes observações.

    ResponderExcluir
  2. Fiz 57. Acho q é hora de partir para outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entraria com recursos ou, ainda que não, esperaria o resultado deles

      Excluir
  3. Paulo César Busato não seria uma boa pedida pra parte geral na segunda fase?

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, poderia por gentileza fazer um post sobre a metodologia de estudos que você usou, ou que considere adequada, para a preparação para essa 2ª fase? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Fiz 52, estou há quatro meses estudando. É um desempenho muito ruim? Achei bem desanimador =(

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, que texto maravilhoso. Digo isso, porque fiquei muito decepcionada com meu fraco desempenho. Mas as suas palavras me encorajam a persistir. Uma prova fora da curva não pode me definir. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, além da questão sobre "erro de tipo psiquicamente condicionado", você observa outras retiradas de Zaffaroni?

    Agradeço pelas postagens e por eventuais dicas para a segunda fase...

    ResponderExcluir
  8. De onde o examinador retirou as questões de Constitucional, alguém saberia dizer?

    Gostaria de me aprofundar em Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais, que livro me recomendam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso de Direito Constitucional, Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco. Depois disso, o céu é o limite. As provas de constitucional vão virar seu ponto forte, inclusive essa do MPPR. Vai com fé!

      Excluir
    2. Para aprofundar em Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais -> Curso de Direito Constitucional, de Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco. Tem servido para todas as provas de Constitucional, seja objetiva ou discursiva, inclusive esta última do MPPR. Especificamente sobre as questões do MPPR da última prova, a dissertação de mestrado do membro da banca: http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp152317.pdf

      Excluir
  9. Qual livro você recomenda para direito penal na segunda fase? As questões da prova objetiva trouxeram teorias sobre as quais nunca ouvi falar...

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, poderias dar algumas dicas acerca do que focar na segunda fase do MPPR! Ajudaria muito, especialmente depois dessa fatídica prova objetiva!!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!