Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

DISCURSO DE POSSE

Olá meus amigos, bom dia de domingo a todos! 

Como vocês sabem, nos domingos eu tento, no mais das vezes, trazer algo leve aqui para vocês. Sem conteúdo jurídico.  O objetivo das postagens de domingo é incentiva-los. 

Já postei no IG, então muitos de vocês já devem ter lido, mas ainda não postei aqui meu discurso de posse no cargo de Procurador da República. Trago a vocês visando a incentiva-los e para que vocês pensem nos discursos de cada um de vocês. Cada discurso traz em si uma história, e eu quero que pensem na história de vocês para dar um gás ainda maior nos estudos. 

Eis a minha história (parte dela), ou melhor meu discurso:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR RODRIGO JANOT MONTEIRO DE BARROS, DIGNO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, PESSOA EM NOME DA QUAL CUMPRIMENTO AS AUTORIDADES DESSA CASA SE FAZEM PRESENTES,

FAMILIARES E AMIGOS,

BOA TARDE,

É COM IMENSA ALEGRIA QUE HOJE SOU AGRACIADO COM A REALIZAÇÃO DESSE GRANDE SONHO, TORNAR-ME PROCURADOR DA REPÚBLICA.

A CAMINHADA ATÉ ESSE TÃO ESPERADO 20 JUNHO NÃO FOI FÁCIL, FORAM ANOS DE RENÚNCIAS, NOITES MAL DORMIDAS, HORAS E HORAS DE MUITO ESTUDO E DEDICAÇÃO EM BUSCA DE UMA APROVAÇÃO QUE PARECIA DISTANTE.

UMA CAMINHADA QUE, MUITAS VEZES, SE MOSTRAVA SOLITÁRIA, MAS NÃO ERA.

MINHA DORES ERAM AS MESMAS DE MEUS PAIS.

MINHAS RENÚNCIAS ERAM EXTAMENTE AS MESMAS DE MINHA NOIVA.

O SOFRIMENTO NÃO FOI SOLITÁRIO, ENTÃO A CONQUISTA TAMBÉM NÃO O É.

HOJE, MINHA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL TAMBÉM É DE VOCÊS, E POR ISSO AGRADEÇO AO APOIO INCONDICIONAL QUE TIVE NESSA JORNADA.

SEM VOCÊS ESSE MOMENTO NÃO SERIA ESPECIAL.

OBRIGADO POR TUDO.



POR OUTRO LADO, O SONHO QUE ME TROUXE ATÉ AQUI, AGORA ME GUIARÁ CONCRETAMENTE NO EXERCÍCIO DO CARGO DE PROCURADOR DA REPÚBLICA

É O SONHO POR UM PAÍS MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO PARA TODOS.

É A VONTADE DE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAS COMUNIDADES QUE PASSAREI A SERVIR, SEJA NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE QUEM NECESSITE, SEJA NA LUTA CONTRA TODA E QUALQUER FORMAL DE MALFEITO.

HOJE ASSUMO O COMPROMISSO DE DEFENDER DE FORMA INTRANSIGENTE E INCANSÁVEL A SOCIEDADE BRASILEIRA, DE BUSCAR O BEM COMUM INDEPENDENTEMENTE DOS INTERESSES QUE SERÃO ATINGIDOS COM O MEU AGIR.

SOB OS MEUS OLHOS, AS DESIGUALDADES, A LEI E A CONSTITUIÇÃO JAMAIS SERÃO MEROS DETALHES.

A PARTIR DESSE MOMENTO, TENHO A OBRIGAÇÃO DE HONRAR O CARGO QUE PASSO A OCUPAR, OS PROCURADORES QUE ME PRECEDERAM, A INSTITUIÇÃO TÃO RESPEITADA QUE CONSTRUIRAM, E QUIÇA SERVIR DE EXEMPLO AOS QUE ME SUCEDERÃO.

HOJE POSSO DIZER QUE, PARA ALÉM DE UM SONHO, A REALIDADE ME ESPERA. O DESAFIO É GRANDE, AS DIFICULDADES TAMBÉM, MAS NUNCA FRAQUEJAREI DIANTE DE QUALQUER OBSTÁCULO.

OBRIGADO A TODOS.

BRASÍLIA, 20 DE JUNHO DE 2016.


Enfim meus amigos, um discurso bem simples, mas que retrata a minha história: 7 anos de estudos para concursos (desde a faculdade), apoio de meus familiares e o sonho de chegar ao cargo de Procurador da República (sempre acreditei que conseguiria - no meu último dia de estágio fui até o gabinete do Procurador e disse: um dia eu vou voltar). 

Então, acreditem, confiem, sonhem, mas estudem arduamente todos os dias. 

Como diz a Nath aponta para frente e rema! Seu sonho é (e tem que ser) maior que qualquer obstáculo.

Bons estudos a todos.

Eduardo, em 18/09/2016

5 comentários:

  1. Seu discurso mostrou quem você é: uma pessoa simples, mas engajada nos seus ideais. PARABÉNS Eduardo. Você tem um futuro brilhante no Mpf e servirá muito a sociedade na luta do bem comum.
    Odisa

    ResponderExcluir
  2. Edu, você é um exemplo! Obrigado por isso. Como diz o filósofo: "é na subida que a canela engrossa!".
    Um dia chegarei lá também! (Fernando Marinho).
    p.s.: eu assistia ao discurso do Pedro (1º colocado no TRF 1) e do Lordelo. O seu entrou para o rol.

    ResponderExcluir
  3. " Só se alcança um progresso imponente mediante esforços incessantes, sem um instante de descuido, hesitação ou estagnação." Dr. Daisaku Ikeda - Presidente da SGI.
    Parabéns Dr. Eduardo Gonçalves!
    Sua benevolência e generosidade em contribuir são verdadeiras fontes de inspiração.
    Att. Janehelly Nascimento - Pará

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo discurso e incentivo. Certamente já és um exemplo de vencedor e cidadão para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. obrigada, estou a algum tempo (05 anos) nessa caminhada. Altos e baixos. Erros e acertos. Muitas reprovações outras poucas aprovações, no entanto, não pude assumir o cargo por motivos que fogem ao meu alcance. Continuo perseverando e tendo a certeza de que um dia conseguirei. Me concede certo conforto quando vejo que pessoas normais, como eu também conseguiram e sentiram as mesmas angústias que sinto. Obrigada por compartilhar sua experiência, fique com Deus e bom domingo.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!