Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

DICAS DE PORTUGUÊS - REGÊNCIA DE ALGUNS VERBOS (IMPORTANTE PARA SEGUNDA FASE)

Olá meus amigos, 

Já escrevi aqui no site sobre a importância de escrever bem (ou seja, articular as ideias de forma coerente e não ter muitos erros graves na escrita). 

Já postei aqui que errar ortografia em 2 fase é normal, pois temos, em regra, 5 horas de prova para escrever no mínimo 10 laudas. Então errar é normal, o que não se admite é errar muito ou de forma grosseira (menas, meia cansada, seje etc). 

O Cespe desconta 0,1 por erro, o que é pouco. O MPF não tem regra de desconto, mas há examinadores rigorosos nesse sentido. Os TRFs não corrigem especificamente LP, mas certamente o examinador leva isso em conta. 

Assim, não podemos ter muitos erros (ex: mais de 05 por página, nem ter erros graves, grosseiros). 

Hoje, então vou trazer a regência de alguns verbos importantes, ou seja, qual preposição é exigida pelo verbo. 

O erro mais comum na seara jurídica é o verbo VISAR. Visar, no sentido de objetivar, exige a preposição a, então o correto é, por exemplo, o candidato visa AO cargo de Procurador. Mévio, ao furtar Carlos, visava A viajar para os Estados Unidos. 

Entenderam? 

Outro verbo importante é o constar, que no sentido de estar nos autos, exige a preposição de ou em, ou seja é correto dizer consta dos autos ou consta nos autos. 

Já o verbo obedecer, exige a preposição A, ou seja, obedecer À lei (a artigo + a preposição). 

Para o verbo preferir, ele não exige preposição para a primeira coisa, mas exige para a segunda. Assim eu prefiro estudar A sair pela noite. Ou eu prefiro meu livro, AO seu.

Verbo pedir ou requerer. Quem pede pede algo A alguém. Ou seja, o que eu peço não exige preposição. A quem eu peço exige. Ex: O advogado pediu a tutela antecipada ao juiz, ou o Procurador requereu a (esse a é um artigo e não uma preposição) prisão do réu ao magistrado. 

Para outros verbos, meus amigos, sugiro esse LINK (tirem meia hora para estudar o tema). Veja também essa postagem. VALE A PENA

Lembram-se do livro que indicamos para gramática? ERNANI TERRA é o nome do autor. Gramática excelente. 

Dica de hoje dada. Bons estudos. 

Eduardo, em 19/09/2016




1 comentários:

  1. Bem lembrado, Eduardo. Aliás, na prova no MPRS cairão 30 questões só de português!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!