26
|
E, pois o aspecto formal deve ser
analisado à luz da CF em que o preceito foi editado.
|
27
|
C
|
28
|
E, pois pelo fato de serem abertas as
normas permitem interpretações amplas, o que é uma das vertentes, por
exemplo, do ativismo judicial.
|
29
|
C
|
30
|
C
|
31
|
E, a interpretação conforme não se
submete a reserva de plenário, pois não houve declaração de inconstitucionalidade.
|
32
|
E. Súmula vinculante nº 37: “Não cabe ao poder
Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de
servidores públicos sob o fundamento de isonomia.
|
33
|
E,
pois telecomunicações é de competência da União.
|
34
|
C
|
35
|
E,
item diametralmente oposto a Súmula 637 do STF.
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36
|
C
|
37
|
C
|
38
|
E,
pois não há iniciativa reservada em matéria tributária.
|
39
|
C,
ocorre quando LC invade competência de LO.
|
40
|
C
|
41
|
E,
pois o TCU pode desconsiderar incidentalmente a personalidade jurídica.
|
42
|
E,
pois as ações ordinárias serão propostas contra a União, e em primeiro grau.
Julgado recente.
|
43
|
E,
pois cabe ao TRF, respeitando a competência em razão da matéria e da pessoa.
|
44
|
E,
pois os Ministros de Estado não possuem imunidade penal relativa.
|
45
|
C
|
46
|
C
|
47
|
E,
CPI também pode quebrar sigilo bancário.
|
48
|
E,
a tese é admitida. É alterar as consequências jurídicas de atos passados. Foi
aceita no julgamento do que se conhece por ficha limpa.
|
49
|
C
|
50
|
E,
pois a decisão não é normativa, embora deva servir de parâmetro não absoluto
para futuras demarcações.
|
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MAIS SIMULADO - VAMOS TREINAR AGORA
Olá queridos bom dia de sábado,
Vim visitar a capital federal, mas deixei essa postagem pronta para vocês. Vamos treinar meus amigos/alunos/leitores.
Hoje falaremos de direito constitucional. Às questões são essas:
DIREITO CONSTITUCIONAL
Em se tratando de recepção de normas
e interpretação constitucional, julgue
os itens que seguem:
26- Em se tratando de recepção de
normas jurídicas, analisar-se-á apenas o
aspecto material da norma.
27- A cláusula de reserva de plenário é
inaplicável quando da análise da
recepção de normas jurídicas. De igual
modo, predita cláusula não se aplica as
turmas recursais dos juizados especiais
quando concluem pela
inconstitucionalidade da norma editada
após a Constituição Federal de 1988.
28- (CESPE- Adaptada) Em que pese o
caráter aberto e indeterminado das
normas constitucionais, não há que se
admitir o fenômeno da construção
jurídica, pois se assim não fosse estar-se-
ia diante de usurpação de poder
constituinte.
31- Como técnicas de decisão, pode-se
arrolar a declaração de
inconstitucionalidade sem redução de
texto e a interpretação conforme a
constituição, ambas, por afastarem a
incidência parcial de normas
presumidamente constitucionais, se
submetem a clausula de reserva de
plenário.
32- Em se tratando de Ação Direta de
Inconstitucionalidade por omissão
poderá o poder judiciário, sob
fundamento isonômico, estender
vantagens remuneratórias a categorias de
servidores não abrangidas pela lei.
Quanto a organização do Estado,
julgue os itens que seguem:
33- O federalismo brasileiro se formou
por desagregação, o que traz
consequências diretas no rol de
competências dos entes políticos, como
por exemplo, a atribuição do Estados-
Membros para legislarem sobre
telecomunicações.
34- As terras devolutas, em regra,
pertencem aos Estados, e
excepcionalmente a União, sendo
legítimo, contudo, dispositivo da
Constituição Estadual que transfira as
terras dos Estados para os Municípios em
que se situarem.
35- Cabe recurso extraordinário, para
apreciar a constitucionalidade da medida
de urgência, contra acórdão de Tribunal
de Justiça que defere a intervenção
Estadual em Município.
Em se tratando de Poder Legislativo e
processo legislativo, julgue os itens
que seguem:
36- Os parlamentares federais têm
imunidade absoluta para atos
relacionados a opinião, palavra e voto
praticados na dependência do Congresso
Nacional. Nesse caso há presunção
absoluta e irrefutável de que eventual
ofensa fora praticado no exercício
funcional, o que inviabilizará a
responsabilização do Parlamentar.
37- Os territórios federais serão
representados no Congresso Nacional
por 4 Deputados, e nenhum senador, já
que esses representam os Estados-
Federados. Pode-se dizer, ainda, que a
representação no Senado prestigia a
igualdade entre os Estados em
detrimento da representação popular, a
quem cabe a verdadeira titularidade do
poder constituinte.
38- A sanção presidencial não sana o
vício formal de iniciativa, razão pela
qual é inconstitucional lei ordinária, de
iniciativa parlamentar, que disponha
sobre a criação de novos tributos.
39- Lei complementar pode, em certos
caso, revogar lei ordinária, sendo a
recíproca também verdadeira.
40- (TRF2- Juiz Federal 2014)- As
medidas provisórias que estavam
pendentes de apreciação pelo Congresso
Nacional na data de edição da EC
32/2001 tiveram sua vigência prorrogada
de forma indeterminada, até que medida
provisória posterior as revogue
explicitamente ou até que haja
deliberação definitiva do Congresso
Nacional.
Sobre Tribunal de Constas da União e
CNJ, responda:
41- Ao TCU é dado realizar o controle
difuso de constitucionalidade, mas não a
desconsiderar a personalidade jurídica, o
que dependerá de provimento judicial.
42- As ações constitucionais e ordinárias
contra o CNJ serão processadas e
julgadas no STF, dada a envergadura
constitucional do órgão, que é presidido
pelo Ministro do STF.
Em se tratando de Poder Executivo,
julgue os itens que seguem:
43- Competente ao Tribunal de Justiça
Estadual julgar prefeito acusado de
crime federal, já que possui foro por
prerrogativa de função.
44- Aos governadores não é extensível a
imunidade penal relativa, restrita ao
Presidente da República e Ministros de
Estado, durante o exercício funcional.
Sobre as funções essenciais à Justiça,
responda:
45- O Ministério Público do Trabalho,
diferentemente do Ministério Público
Estadual, não possui legitimidade para
apresentar reclamação diretamente junto
ao Supremo Tribunal Federal.
Em atenção aos direitos fundamentais,
julgue os seguintes itens:
46- É constitucional movimento
conhecido como ‘Marcha da Maconha”,
encontrando respaldo nos direitos
fundamentais de livre manifestação de
pensamento e de reunião, o que
materializa, inclusive, direito de
minorias. Importante destacar que, o
termo minoria, não deve ser interpretado sob o aspecto quantitativo, podendo
haver minorias que, em termos
numéricos, são verdadeiras maiorias.
47- O sigilo de correspondência não é
garantia constitucional absoluta,
podendo ser afastado, inclusive, sem
ordem judicial, respeitado, contudo, o
princípio da proporcionalidade. O
mesmo não se pode dizer quanto ao
sigilo bancário que só poderá ser
quebrado mediante decretação do juiz
competente.
48- O Supremo Tribunal não admite a
tese da retrospectividade, já que estaria a
afrontar indiretamente a vedação a
retroatividade da lei.
Sobre o direito das Comunidades
Indígenas, julguem os seguintes itens:
49- O marco temporal para aferição da
tradicionalidade da ocupação indígena é
o advento da Constituição de 1988, de
modo que, em não havendo ocupação
indígena na área nessa data, será
ilegítima considerá-la como de
propriedade da União. Ficando
comprovado, entretanto, que os
indígenas somente não ocupavam o local
por violência contínua cometida por
outros grupos populacionais, a terra será
considerada tradicional indígena.
50- As condicionantes fixadas pelo
Supremo Tribunal Federal no
julgamento conhecido como ‘Raposa
Serra do Sol’ possuem caráter
normativo, o que demonstra atuação da
Corte em verdadeiro ativismo judicial.
O que acharam do nível das questões? Espero que tenham gostado.
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ÓTIMO!!! AJUDA MUITO!!!
ResponderExcluirExcelentes questões. Vocês poderiam, por favor, acrescentar as questões 29 e 30. Obrigada!
ResponderExcluirExcelente simulado. Faltaram, contudo, as perguntas 29 e 30. Abs
ResponderExcluirDiscordo apenas da assertiva 26 (Em se tratando de recepção de normas jurídicas, analisar-se-á apenas o aspecto material da norma), tida como incorreta, sob o argumento de que o aspecto formal deve ser analisado à luz da CF em que o preceito foi editado.
ResponderExcluirOcorre que o plano formal é irrelevante para a recepção da norma. Assim, não importa se determinada norma era ordinária e, hoje, a nova norma exige uma LC para disciplinar a matéria. É o caso, por exemplo, do CTN, que é uma LO, mas possui status de LC.
A propósito, eventual futura modificação dessa norma recepcionada deve obedecer ao quórum e forma exigidos na nova ordem, ou seja, para modificar o CTN, que é LO, mas possui status de LC, exige-se o quórum de maioria absoluta (não simples), típico de LC, consoante prescreve o art. 69 da CF.
Tem-se, assim, que a recepção de normas deve observar apenas o aspecto material, não podendo a norma anterior contrastar em nada o novo texto constitucional, sob pena de não operar a recepção, mas a revogação.
Falei alguma bobagem? Pf colegas, corrijam-me, caso eu esteja equivocado.
Ainda, a jurisprudência, contudo, elenca uma exceção, na qual a incompatibilidade formal irá impedir a recepção: quando a competência para tratar da matéria for transferida de um ente menor para um ente maior. Ex. a CF anterior entendia que a matéria X poderia ser tratada pelos Municípios (ente menor), existindo, assim, centenas de leis sobre esse tema. A nova CF, por seu turno, transferiu a competência para dispor sobre a matéria X para a União (ente maior). Nesse caso, a incompatibilidade é formal, todavia as leis editadas pelos municípios não serão recepcionadas (menor maior). Ressalte-se, entretanto, que o inverso pode ser recepcionado. Ex. se a competência era da União (maior) e a nova CF a transferiu para os Estados (menor), a recepção pode ocorrer, desde que compatível.
ResponderExcluirProfessor, faltam os quesitos 29 e 30
ResponderExcluirA 36 errada. Nao tem que esta relationada com o exercicio da funcao fora do Congresso
ResponderExcluirmuito bom!!
ResponderExcluirMuito bom! Boas pegadinhas. Faltaram as questoes 29 e 30
ResponderExcluir