Dicas diárias de aprovados.

QUAL O MELHOR VADE MECUM?

Queridos, boa tarde/noite de domingo. 

Hoje falarei de legislação de apoio, e aqui insisto em uma coisa: estudem com Vade Mecum do lado (nada de consultar ao site do planalto e dar um Ctrl+F para achar  arquivo desejado). Lembre-se: em segunda fase seu material de consulta será físico e não eletrônico (sem contar que o computador retira, e muito, a concentração dos estudos). 

Do mesmo modo, reitero: usem a mesma marca de Vade Mecum sempre, ou seja, não fiquem trocando todo ano. Usem  uma marca, entendam como o VADE está organizado e domine o seu código. Quanto mais você trocar, menos você dominará seu código e mais tempo perderá em segunda fase. 

Agora a indicação: particularmente eu sempre usei o da SARAIVA e gosto muito. Para mim é possível com esse código + legislações específicas (de Penal e internacional, especialmente) fazer qualquer prova. 

Para concursos federais, entretanto, indico o da RIDEEL (excelente) por ser mais completo em termos de legislação previdenciária e internacional. Ou seja, o da RIDEEL possui mais leis do que o da SARAIVA, sendo, portanto mais completo. 

Em que pese o da RIDEEL seja mais completo, acho um pouquinho mais desorganizado, o que não te prejudicará caso você comece a usá-lo o mais breve possível e tenha uma familiaridade com ele na data da sua prova. 

ATENÇÃO- ainda que vocês comprem o da RIDEEL, eu não dispensaria legislações específicas para a segunda fase. Acho muito arriscado comparecer em uma segunda fase só com o VADE MECUM. Eu mesmo levei todas as legislações que pude (uma específica por matéria - usava, entretanto, basicamente a de ambiental, internacional e penal; as demais ficavam inutilizadas, mas estavam lá). 


Por fim, destaco que o VADE MECUM DA RIDEEL É O PREFERIDO DE MAIS DE 50% DE NOSSOS LEITORES, o que ratifica seu caráter de maior completude. 

Feita a indicação, desejo a todos bons estudos. 

Bons estudos a todos.

Eduardo, em 14/02/2016 - atualizado em 01/03/2017

No Instagram: @eduardorgoncalves

35 comentários:

  1. Eu também sempre usei o da Saraiva após a faculdade, durante a faculdade usava os minicodigos da RT, acho até que nao tem mais. Enfim, troquei pelo método que - tem as carinhas dos professores, nao me adaptei com o tamanho e acabei cortando as matérias para usar separado, este ano volto para o Saraiva!

    ResponderExcluir
  2. Também utilizo o da Rideel e, particularmente, gosto bastante. De qualquer modo, saber usar o nosso - seja ele qual for - é imprescindível. Obrigado pelo post, Eduardo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Eduardo, estava precisando desse post de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro o da Saraiva pelo tamanho da letra. Acho que isso faz diferença. Porém o da Rideel é mais completo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha o da Saraiva, mas ele tá muito estragado, por isso vou trocar esse ano para o da Rideel, só que eu n gosto muito dele por causa do tamanho, ele deve ser pesado para carregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso ano passado e me arrependi. 2016 voltei para o da SARAIVA.

      Excluir
    2. foi o que eu fiz ano passado,me arrependi e EM 2016 voltei para o da SARAIVA.

      Excluir
  6. Vocês sabem dizer se o Sá Saraiva vem com Previdenciário e Eleitoral? Porque muitos dizem que dá Rideel vem mais completo?

    ResponderExcluir
  7. Vocês sabem dizer se o Sá Saraiva vem com Previdenciário e Eleitoral? Porque muitos dizem que dá Rideel vem mais completo?

    ResponderExcluir
  8. A dúvida por qual VADE MECUM comprar que cheguei até este comentário...muito bom!sei não,mas acho que vou de RIDEEL mesmo,aja coluna rsrs....

    ResponderExcluir
  9. A dúvida por qual VADE MECUM comprar que cheguei até este comentário...muito bom!sei não,mas acho que vou de RIDEEL mesmo,aja coluna rsrs....

    ResponderExcluir
  10. E o da JusPodivm? Alguém já testou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou pensando em adquirir este, portanto, ratifico a pergunta do colega.

      Excluir
    2. Eu comprei e não me adaptei à organização do código da Juspodivm. Também há diversos erros. Gosto de todas as publicações dessa editora, mas não gostei tanto assim do VadeMecum. Durante a faculdade sempre usei o Saraiva e gostava bastante. Provavelmente eu volte a usar este.

      Excluir
    3. Tem alguns erros.. não compra, comprei e vou mudar!

      Excluir
    4. Nossa, também comprei e estou absolutamente arrependida. Muuuuitos erros e faltam leis bem básicas.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Eu comecei a faculdade utilizando o da Saraiva, até conhecer o da RT, o qual adotei até então, pois achava mais organizado e a folha melhor para destacar. Mas agora, para estudar para concursos, não sei se seria o ideal. Vejo colegas indicam muito o da Rideel, mas outros que gostam da Método. Entre estes dois, qual seria o mais indicado para Magistratura Estadual?

      Excluir
  12. Eduardo, você poderia esclarecer sobre o que é permitido e o que não é permitido anotar nas legislações? Tipo, é possível o candidato realizar remissões complementares aos aos dispositivos da lei? Os editais nunca são muito claros sobre esse assunto. Agradeço!

    ResponderExcluir
  13. Chegou o da juspodivm, bem completo, no entanto já consta uma errata o que complica.
    Mais esta bem agradável de usar.

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou no segundo período de Direito, e já quero começar a estudar para concursos de Delegada da PF, que é meu sonho. Gostaria de saber qual vade mecum o senhor me recomendaria para esse tipo de de concurso?
    E se tem algum especifico para esses concursos ?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  15. Adoro o verbo jurídico, acho um dos melhores

    ResponderExcluir
  16. Também gostaria de saber sobre o da editora método e da juspodium..

    ResponderExcluir
  17. Preciso saber da método tb por favor....

    ResponderExcluir
  18. Para com isso pessoal! Qual vade é melhor? poxa é só ir a uma livraria e ver cada um, o que achar melhor ....compre.
    Agora, se você não sabe a distinção entre um bom e outro excelente daí fica dificil, qualquer um te serve!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. E o da IMPETUS? É bom para concurseiro iniciante?

    ResponderExcluir
  20. Quero seguir carreira na advocacia. Não estou estudando para concursos. Creio eu que o da SARAIVA me auxiliará melhor.

    ResponderExcluir
  21. tô pensando em comprar o da editora JusPodivm.. ms queria saber se alguém gostou.

    ResponderExcluir
  22. Arrependi de comprar o da Método. Muito grande, péssimo para transportar. Indice Remissivo péssimo. Mal organizado

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde colegas, eu me formei e me pós graduei usando livros da SARAIVA, uso Vade Mecum Saraiva e como qualquer outro livro, pode apresentar defeitos da gráfica, mas a Saraiva fornece outro corrigido. Não tive sorte quando aconteceu comigo, mas já levei vantagens em descontos de 30% etc. O Vade Mecum Saraiva vem com o Código previdenciário e eleitoral sim. Iniciei meus estudos com Mini códigos por institutos para economizar dinheiro e carregar menos peso.

    Sds Paulo Cesar.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!